Notícias / Direto da Fonte

30/11/2020 - 13:59

Mesa

Por Da Redação

Dois nomes estão sendo mencionados para presidir a Câmara de Vereadores de Cáceres nos dois próximos anos. Ambos são da coalizão que elegeu a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Luiz Landim (PV) e Cézare Pastorello (SD). Um dos defensores do nome de Landim é o vereador campeão de votos Marcos Ribeiro (PSDB). A eleição acontecerá no dia primeiro de janeiro. Os outros três vereadores que se reelegeram colocaram seus nomes, mas a recepção não foi positiva. Nos oitos anos que governou, o prefeito Francis Maris (PSDB), aprovou o que quis na Câmara de Vereadores porque sempre atuou para eleger seus aliados. O executivo não pode ficar de fora da articulação da futura Mesa Diretora.
 
Qualificados
 
Outro dia respondi a um interlocutor que o nível da futura Câmara de Vereadores de Cáceres melhorou. Para minha satisfação tive na semana passada uma prova real disso. Encontrei Luiz Landim (PV), vendo e sugerindo mudanças no orçamento para a saúde do município no ano que vem. Há cinco professores eleitos, que o exemplo de Landim seja seguido em relação ao orçamento para a Educação. Digo isso porque a Lei será votada pela atual legislatura e uma vez aprovada e sancionada não poderá ser alterada.
 
Comprovação
 
Cada eleição tem um resultado diferente. Na eleição para deputado estadual em 2018 Valdeníria Dutra Ferreira (PSC), teve 7.909 votos e este ano quase não se reelegeu vereadora porque disputou em uma chapa fraca. Teve 676 votos conquistados com muita dificuldade.
 
PRTB
 
Se o Lacerda do Aki (PRTB) cumprir o que prometeu a Valdeir do Caramujo e Bira Som, ambos vão se tornar vereador em um sistema de rodizio que o partido diz que irá promover. O acordo é que cada suplente diplomado fique por seis meses na Câmara. Eu sempre fui a favor do rodizio. Ninguém se elege vereador sozinho.
 
Tristes
 
Perder uma eleição por poucos votos deixa qualquer candidato com a sensação de ter deixado escapar uma chance real, agora imagina como ficaram o vereador Jerônimo Gonçalves (PSB) e o ex-vereador cabo Pinheiro (Cidadania), que perderam por quatro votos. Jerônimo teve 512 enquanto que o reeleito Domingo dos Santos (PSB), fez 516. Já Pinheiro, teve 457 contra 461 de pastor Júnior (Cidadania). Aos derrotados, vai um conselho de um cristão, não era a vez de vocês. Aceitem e trabalhem mais para a próxima.
 
Erros
 
Por mais que a gente se ache esperto e inteligente, por vezes os movimentos feitos contra sua vontade podem te levar ao fracasso. Na eleição deste ano tivemos dois casos emblemáticos envolvendo ex-vereadores e veteranos da politica. Odenir Nery e Café no Bule, ambos do DEM, sofreram mais uma derrota ‘por jogarem errado’. Nas eleições anteriores, os dois erraram ao se aliarem ao deputado federal doutor Leonardo (SD) e desta feita foram mortos ao abraçarem o prefeito Francis Maris (PSDB) e seu candidato de última hora Paulo Donizete.
 
Suspeita
 
Não vou me espantar se o Ministério Público Eleitoral (MPE) descobrir que na eleição municipal deste ano, o brasileiro encontrou um novo jeito de burlar a Lei Eleitoral. Com o fim das coligações, os partidos espernearam para montar chapas e nessa tiveram que completar o quadro pegando candidatos a laço. O resultado disso pode ser visto nas urnas. Teve muito candidato com menos de dez votos. Criaram o ‘candidato a vereador laranja’.
 
Aliados
 
Em entrevista ao RDNEWS na semana passada a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), afirmou que os treze partidos que a ajudaram na conquista terão espaço na sua gestão, mas alertou que não aceitará incompetentes. Durante a campanha a prefeita revelou em várias ocasiões que os médicos doutor Leonardo (SD), Sérgio Arruda (Podemos) e Odenilson José da Silva (Republicanos) é que vão ajudar na montagem da equipe da Secretaria de Saúde. A atitude já mostra que ela porá fim a pratica de importar secretários de outras cidades utilizada pelo prefeito Francis Maris (PSDB). Por falar em montagem de equipe, esta semana deve sair o decreto nomeando os membros da equipe de transição.
 
2022
 
A votação de ontem, 29, consolidou a eleição da maioria dos prefeitos do País pelo PSDB, MDB e DEM, e abriu a corrida eleitoral de 2022. O chamado centrão já tem dois pré-candidatos a presidente. Rodrigo Maia (DEM) e João Dória (PSDB). A ala de centro esquerda deverá ter Ciro Gomes do PDT como cabeça de chapa. Nesse jogo, corre solto o ex-juiz Sérgio Moro (sem partido). Em Mato Grosso o tabuleiro já mexeu. Emanoel Pinheiro (MDB), que derrotou o bolsonarista Abílio Brunini (Podemos) em Cuiabá, já anunciou sua pré-candidatura ao governo do Estado em oposição ao governador Mauro Mendes (DEM). Em Cáceres, o PDT deliberou pelo lançamento de um candidato a deputado estadual em 2022.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Caio, em 03.12.2020 às 19:17

    Juju e Marcelão estão rindo de bolso cheio kkkkkkkkkkk

  • por tico, em 03.12.2020 às 10:11

    Com relação a rodízio de suplentes, gostaria de deixar bem claro que nao elegemos o suplente e sim o titular e que o suplente pode realmente assumir mas em caso de excessão e nao fazendo rodizio, pois rodízio so em churrascaria e a camara nao é uma. Assim gostaria de deixar minha indignação com relação a se fazer rodizio de vereador, e avisar que nao elegemos o suplente e sim o titular.

  • por Balmenargues, em 03.12.2020 às 00:22

    Cáceres perde um verdadeiro baluarte, um personagem bastante conhecido no bairro cavalhada/centro. Faleceu o seu Fabinho que concertava rádios e aparelhos eletrônicos. Definitivamente um grande personagem.

  • por Tibúrcio pantanal, em 02.12.2020 às 18:07

    O Deputado Federal de Cáceres-MT está em seu primeiro e último mandato como Federal, até agora não fez nem 1% do que o ex deputado federal Pedro Henry fez po Cáceres, assim não terá mais votos na sua base eleitoral (Cáceres), agora nosso futuro Deputado Federal é o vereador Leandro Santos, este nome também será o futuro prefeito de Cáceres-MT para alavancar o desenvolvimento de nossa cidade em geração de empregos e renda.

  • por cacerense em busca de progresso, em 30.11.2020 às 21:56

    muito cacique da politica vai querer espaço

  • por Carina Souza, em 30.11.2020 às 18:37

    aposto com quem quiser que Eliene não fará o presidente da Câmara! Tem muita coisa oculta acontecendo que vai surpreender a cidade!

  • por Marcão do DNER, em 30.11.2020 às 18:36

    DEPUTADO LEONARDO MAIS UMA VEZ NÃO FEZ NENHUM VEREADOR. INVESTIU PESADO NO JONAS. TODO GRUPO DE ASSESSORES E DIM DIM NÃO SERVIU PARA NADA E NÃO LEVOU. EM VEZ DE PEDIR VOTOS E MOSTRAR PROPOSTAS, FICARAM FALANDO MAL DO CEZARE. AFINAL, SÓ SABEM DENEGRIR OS OUTROS.

 
Sitevip Internet