Notícias / Cultura

27/11/2020 - 08:06

Em live, escritora cacerense lança nesta segunda o livro Matogrossismo

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
 Na segunda-feira, (30), a escritora cacerense Olga Maria Castrillon Mendes lança sua mais nova obra intitulada Matogrossismo: questionamentos em percursos identitários". Devido a pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de lançamento será de forma virtual com início às 19 horas e transmitida pelos sites Editora Carlini & Caniato, do Programa de Pós-Graduação em Estudos literários e da Revista Pixé. 

De acordo com a autora, a publicação é símbolo de uma fase da vida concluída e da reinvenção de uma nova etapa. Após o percurso das experiências como professora de língua e literatura, em escolas pública e privada, e no ensino superior, o desejo da autora foi recolher os textos que discutissem um sentido para Mato Grosso, a partir da produção literária. Estão na linha dos questionamentos, o espaço sócio-cultural em que floresce a produção local, a germinação dos afetos e a necessidade de permear alguns caminhos de reflexão sobre identidades brasileiras a partir de um determinado locus de enunciação. Pensar e sentir Mato Grosso se resume em necessidade de expressão afetiva, daí o neologismo do título, uma parceria intelectual do escritor Eduardo Mahon, um entusiasta pensador e companheiro destas caminhadas.    

A obra resume, pensamentos/questionamentos sobre o papel de Mato Grosso na constituição da identidade brasileira. Essas reflexões têm início em textos sobre o período de formação da literatura, através das crônicas de viagem e do processo de formação da literatura brasileira, cujos protagonistas inscreveram as primeiras imagens de Mato Grosso.

Nessa perspectiva de composição o livro traz, na primeira parte, os textos publicados em jornais locais e da capital. São Fragmentos de pesquisas, indícios de experiências em sala de aula e do contato com colegas das escolas do município de Cáceres. Na segunda parte, Textos em contextos, estão selecionados aqueles textos frutos de prefácios, posfácios e apresentações que fizeram da autora co-partícipe de textos de escritores mato-grossenses. Por último, Estudos acadêmicos, resumo parte da produção considerada mais significativa para repensar as identidades mato-grossenses, os matogrossismos espaço-temporais e conceituais.  


A obra estabelece pontes conceituais entre as imagens do passado e do contemporâneo, ligações pouco percebidas por estudiosos que enxergam a literatura pela lente de microscópios. A autora vai em direção contrária. Parte da visão sistêmica, relacionando obras no tempo e no espaço para compor um quadro que permite ao leitor entender sua trajetória profissional como estudiosa da literatura e a perspectiva utilizadas para compor esse quebra-cabeças chamado Mato Grosso. (Com trechos extraído do livro)
 

 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lucas Marcacini, em 27.11.2020 às 17:04

    Parabéns

 
Sitevip Internet