Notícias / Direto da Fonte

23/11/2020 - 12:45

Não

Por Da Redação

Perguntaram-me o que eu penso da articulação dos vereadores reeleitos Rubens Macedo (PTB) e Domingos dos Santos (PSB), para a presidência da futura Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cáceres. Respondi que os dois já estiveram no cargo e já mostraram as suas capacidades para conduzir o legislativo. A Câmara precisa resgatar seu prestigio e respeito e isso requer alguém sério, experiente, conciliador, respeitoso, bom gestor e sem ambição pelo poder. Hoje há dois nomes entres os eleitos com esse perfil. A Câmara de Cáceres precisa ser dirigida por alguém que vai impedir que o legislativo continue sendo um puxadinho da prefeitura.
 
Será?
 
Gostei da formação do chamado bloco cristão na Câmara de vereadores de Cáceres, mas tenho minha duvidas se a questão religiosa superara os interesses políticos. Marcos Ribeiros (PSDB), Celso Silva (Republicanos), Luiz Landim (PV), são católicos praticantes e membros ativos da Renovação Carismática Católica. Lacerda (PRTB) e Isaias Bezerra são evangélicos. Deus queira que a ideia prospere e não tenha relação apenas com a eleição da Mesa Diretora.
 
Mudança
 
O coordenador geral da campanha da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) vereador Claudio Henrique (PSDB) revelou a Coluna que nos próximos dias a prefeita deve monta a equipe de transição que vai preparar a troca de governo. Serão verificadas principalmente as questões financeiras, estruturais e jurídicas. A ideia é saber o que tem em caixa, dividas problemas jurídicos e a estrutura para trabalhar. Questionei se como vice Eliene não teria estas informações. Claudio Henrique evitou polemizar, mas deixou nas entre linhas que o regime de governo nos últimos oito anos foi ditatorial.
 
 Especulações

Os nomes dos vereadores Jerônimo Gonçalves (PSB) e Claudio Henrique (PSDB) são cotados para fazerem parte da gestão da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Jerônimo por ser presidente do partido da prefeita e Claudio por ter sido o coordenador geral da campanha. Eles devem ocupar dois dos três cargos chamados de intocáveis e que são da cota pessoal da prefeita. Governo, Assessoria Especial e Águas do Pantanal. O PDT indicou o advogado Alexandre Quida para ocupar os cargos da cota da prefeita que inclui a Procuradoria Geral. Alexandre é vice-presidente do PDT e participou ativamente da campanha auxiliando a assessoria jurídica.
 
Peso
 
Uns dos critérios que todos esperam que a futura prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), utilize para montar a sua equipe de governo seja a contribuição de cada partido aliado na sua vitória. A Coluna fez um levantamento e mostra a seguir quantos votos teve cada partido na eleição municipal de Cáceres: PSB (4.488 votos), Cidadania (3.853 votos), Republicanos (3.054 votos), Solidariedade (2.349 votos), PROS (2.255 votos). Juntos deram 15.969 votos a Eliene. O restante veio dos demais partidos aliados. Já na aliança que apoiou Paulo Donizete (PSDB), o maior peso foi dando pelo DEM da vice Anelise Silva. Foram 4.742, a maior votação entre todos os partidos da cidade. Um legado de Adriano Silva. O partido do prefeito Francis Maris, o PSDB, contribui com apenas 3.106 votos, uma vergonha. Outro vexame foi protagonizado pelo PTB que com seis vereadores fez apenas 2.530 votos e só reelegeu um. O curioso nos números foi ver que o partido no fenômeno Takao Nakamoto, o PRTB, só fez 1.941 votos para vereador. Isso confirma a minha tese da Coluna anterior. A maioria dos votos dele foi de protesto contra a classe política. O PT com James Cabral saiu vencedor na eleição ao fazer 2.295 votos para vereador e eleger um parlamentar. O PT além de superar o PRTB de Takao Nakamoto também bateu o PSC do candidato a prefeito Zé Eduardo Torres que fez apenas 2.078 votos para vereador e conquistou uma cadeira na Câmara.
 
Trump

Uma das grandes virtudes humanas é saber reconhecer uma derrota. Assim que terminou a apuração da eleição municipal em Cáceres, os derrotados, Paulo Donizete (PSDB), James Cabral (PT) e Zé Eduardo Torres (PSC), ligaram e mandaram mensagem cumprimentando Eliene pela vitória e se colocando a disposição para ajudar na gestão. Turrão, o prefeito Francis Maris (PSDB), levou quase uma semana para digerir a derrota e ligou para Eliene para cumprimenta-la e oferecer ajuda. O único que não reconheceu a derrota foi o bolsonarista Takao Nakamoto (PRTB). Trump fazendo escola no Brasil.
 
Sina
 
Como eu e muitos, Nilson Magalhães, presidente do Cidadania, tem defeitos, mas também qualidades. É preciso reconhecer que ele sabe como ninguém como montar chapa e eleger vereadores em Cáceres. A única coisa que precisa aprender é ser protagonista. Fracassou em tentar se eleger e também não teve sorte com a esposa na última eleição. Já elegeu cinco vereadores nos últimos anos e foi traído por todos. Esperamos que desta vez os evangélicos Isaias Bezerra e Pastor Júnior não sejam os judas da vez.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Contra a velha política, em 24.11.2020 às 11:59

    Pode escrever: como muitos dos novos eleitos são inúteis, a prefeita vai convocar alguns para serem secretários. Daí o suplemente assume e vira voto de cabresto da prefeita. Abram o olho. O povo votou nos vereadores para serem vereadores. Se convocar para secretaria, é a velha política em ação!

  • por Kika, em 24.11.2020 às 08:03

    Fiquei horrorizada com a maneira que o genro do Paulo Donizete agiu em relação ao Nilson da Ucam. Ele gravou um vídeo e espalhou dizendo que foi pego com batom na cueca. Acusou totalmente o cara e prejudicando a candidatura da esposa dele. Como pode o cara viver dando uma de santo, fazendo palestras em centro espírita e agir de forma suja no dia dia da sua vida???

  • por joao, em 24.11.2020 às 07:21

    Como teve a maioria dos Partidos apoiando a Prefeita Eleita agora precisa pagar os Favores! Vai encher a prefeitura / Aguas do pantanal / Previ.... de pessoas que nem devem saber como funciona e nem tem competência para os cargos que serão dados. Masss é a Politica! Na aguas do pantanal a filha do Veloso diz que já terá cargo de Coordenadora Ano que vem! Não é pelo trabalho mais sim, por quem Indica! !

  • por Eberton Antonio de Souza, em 23.11.2020 às 14:14

    Felizmente esse bolsominion filhote da ditadura (como diria Brizola) n foi eleito. Nossa democracia já fragilizada agradece!! Pessoas como esse Nakamoto, assim como Bolsonaro, (e o Abílio em Cuiabá) são o pior q a política pode oferecer, são corruptos, corruptíveis e usam do poder e da influencia para se safarem, se alimentam na e da Demagogia. E ainda por cima, n possuem preparo nenhum para serem do poder executivo

  • por Alberto, em 23.11.2020 às 13:14

    Esses bolsominios não tem jeito, são extremistas conservadores. Acho mais urgente a busca da vacina contra o bolsonarismo do que para covid.

 
Sitevip Internet