Notícias / Cidade

23/11/2020 - 08:40 | Atualizado em 23/11/2020 - 08:52

Confira as 11 melhores cidades para se envelhecer em MT

Por Thalyta Amaral

Otmar de Oliveira

 (Crédito: Otmar de Oliveira)
O que faz uma cidade ser boa para se envelhecer? Segundo o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon/FGV é preciso ter acesso à saúde, cultura, habitação e até geração de renda. Em Mato Grosso, 11 cidades entraram no ranking dos 500 municípios de pequeno porte com mais estrutura para se envelhecer.
 
Em Mato Grosso, mais de 10% da população tem mais de 60 anos e com o aumento da expectativa de vida, nada melhor que procurar locais que ofereçam condições para se viver na terceira idade.
 
Em primeiro lugar no estado está Cuiabá. No entanto, apesar de ser destaque em Mato Grosso, na comparação com outras cidades pequenas, a Capital mato-grossense fica em 100º lugar.
  
Em seguida vem Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), que é 189º no ranking geral. O terceiro melhor município para se envelhecer é Várzea Grande (209º no geral), seguido por Sinop (500 km ao norte), que ficou na 230º colocação.
 
Foram analisados itens como presença de profissionais de saúde, percentual de idosos com plano de saúde, rendimento médio da população, serviços residenciais específicos para idosos, quantidade de cinemas, índice de desenvolvimento humano (IDHM), entre outros.
 
Confira as 11 melhores colocadas de MT

1º Cuiabá - 100º no ranking geral
2º Rondonópolis - 189º lugar no ranking nacional
3º Várzea Grande - 209º no geral
4º Sinop - 230º no geral
5º Primavera do Leste - 252º
6º Alta Floresta - 269º no país
7º Pontes e Lacerda - 349º no geral
8º Nova Mutum - 355º no nacional
9º Campo Novo do Parecis - 369º
10º Guarantã do Norte - 383º
11º Peixoto de Azevedo - 482º

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Leonardo Silva, em 25.11.2020 às 15:12

    Essa comentarista Ruth deve ser uma tremenda da puxasaco. Vc é tapada? Uma cidade sem estrutura em saneamento, esgoto a céu aberto pra tudo quanto é lado, ruas esburacadas, nossa cidade está largada às trassas e vc vem falar que está tido bem? Cria vergonha na cara

  • por Prof. Humberto, em 24.11.2020 às 07:03

    Envelhecer com dignidade no Brasil? Previdência caótica salários congelados. Quantos têm acesso a planos de saúde? 1 salário mínimo R$1.050,00 1 consulta médica R$350,00/400,00. A velhice é cruel, se há deficiências para os jovens imagina para os velhos. Esse país tornou-se o paraíso das "fake news".

  • por Pedro, em 24.11.2020 às 05:02

    Essa Ruth viajando na paçoquinha! Que gestão Francis nada, esse graças a Deus já foi, vaza!!!So fachada vai deixar um monte de carro para manutenção e conta pra pagar, todo lado da cidade vc encontra carro da prefeitura rodando e gastando combustível, Eliene vai ficar com o pátio cheio de carros para consertar enquanto o beleza só comprou!

  • por Roberto Alves, em 23.11.2020 às 15:04

    Procure saber com os idosos em oque a prefeitura fez com eles,se vocês não sabem, eles tiveram o ano todo, bailes que eles adoram dançar, passearam em várias pousadas lindas como hotel três Rios, carnaval com bandas,miss e mister de idoso com ajuda das lojas para eles desfilarem com roupas de festa, vários cabeleireiro vão no local aonde eles vão desfilaram arrumarem os cabelos deles um público de quase 800 pessoas aplaudindo com direito a jantares tudo gratuito, olimpíadas para os 650 idosos, com direito a café da manhã tudo e almoço com bife isso pela prefeitura de Caceres, Natal para idosos com sacolões recheados de tudo. Coisa que tenho certeza qúe nem Cuiabá e cidade nenhuma do MT nunca fizeram tudo isso, mas se vocês quiseram copiar para divertir os idosos de vocês, fale com a prefeitura de Cáceres.

  • por Ruth, em 23.11.2020 às 11:37

    Muito estranho esse ranking não colocar Cáceres entre as primeiras cidades. Vimos todo o investimento que a gestão Francis-Eliene fez em relação à terceira idade. Os projetos de atendimento pelo PSFs nos bairros. O acompanhamento pelos profissionais da saúde nas casas. A entrega dos remédios em domicílio. Os programas de prevenção e tratamento da pressão alta. As espetaculares academias nas praças. É um orgulho passar nas praças e ver nossa terceira idade se exercitando com os profissionais de educação física da Prefeitura e da UNEMAT. Para não falar das calçadas adaptadas. Esses pesquisadores não devem ter analisado Cáceres, ou desconhecem tudo que é feito aqui pela terceira idade. Só ficou faltando mesmo a Prefeitura construir piscinas públicas.

  • por Flavio, em 23.11.2020 às 11:03

    Faltou cachaceres, a melhor cidade do mundo.

  • por Lucas, em 23.11.2020 às 10:51

    Mas como assim Cuiabá melhor para os idosos, deve ser um caos morar la imagine os idosos, se bem que os iten analisados para tal avaliação enfatizam que a cidade é mais estruturada em relação aos serviços que prestam, somente por isso, nada melhor que morar no interior, paz, tranquilidade, se bem que tais serviços são precários nessas regiões...

 
Sitevip Internet