Notícias / Saúde

23/11/2020 - 08:08

Sem receber, médicos servidores do hospital São Luiz devem parar de trabalhar esta semana

Por Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Antes referência em saúde pública na região Oeste do Estado, hoje o Hospital São Luiz, em Cáceres, é o retrato fiel do abandono. Em plena pandemia, com centenas de infectados e mais de 100 mortes, o hospital fechou a ala de atendimento para tratamento pacientes de Covid-19.

Faltam equipamentos de trabalho para os profissionais de saúde e medicamentos básicos como Buscopan, Dipirona, Dramin, entre outros. Os salários dos médicos estão atrasados há mais de 6 meses e os dos funcionários há dois. Funcionários afirmam que não existem sequer copos descartáveis.

“Infelizmente foi instalado o caos em nosso hospital” lamenta uma antiga enfermeira que não se identifica, segundo ela, para evitar represália. “Se não houver uma interferência do governo estadual ou federal o hospital certamente terá que fechar” prevê um médico sob anonimato.

A insatisfação é geral. E, nesta segunda-feira, a partir das 10h os funcionários, juntamente, com os médicos, pretendem realizar uma mobilização em frente ao hospital. A proposta é chamar a atenção da população e as autoridades para o grave problema.
“É até vergonhoso dizer isso. Mas, é a realidade: infelizmente, temos colegas que estão passando necessidade. O salário está atrasado, o vale alimentação, que antes socorria, não está saindo há três meses. E, além disso, não existe sequer previsão do pagamento do13º salário” reclama um enfermeiro.

A direção do Hospital Regional confirma que os pacientes de coronavirus  estão recebendo tratamento na unidade porque o hospital São Luiz fechou a ala de Covid. A Secretaria Municipal de Saúde admite que constantemente faz empréstimo de medicamentos e até equipamentos para o São Luiz.

O prefeito Francis Maris Cruz, articula uma intervenção estadual ou federal para evitar o fechamento do hospital. Ainda hoje ele estará mantendo contatos com representantes dos governos estadual e federal, no sentido de viabilizar a proposta.

“Está claro que essa empresa não dá conta de manter o hospital. Essa situação de penúria já se arrasta há vários meses. E, no final quem paga o pato é a população. Se não houver uma intervenção estadual ou federal, certamente, o hospital baixará as portas”.
 
            A direção da empresa Pró-Saúde que administra o São Luiz atribui a situação caótica ao governo do Estado. Em Nota a empresa disse que: 
 
“O Hospital São Luiz informa que aguarda o recebimento de repasse para equacionar parte de seus débitos junto aos colaboradores, prestadores de serviço e fornecedores. A unidade informa que segue buscando junto aos seus credores soluções para superar esse período de dificuldade, agravado pelas consequências da pandemia do novo coronavírus”.

Por outro lado, em Nota a Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece que “os repasses para o Hospital São Luiz – unidade contratualizada pela gestão estadual – estão regulares até o mês de julho de 2020. O mês de agosto será pago na próxima semana. Os pagamentos relativos a setembro e outubro de 2020 dependem da documentação a ser enviada pela própria unidade hospitalar, que fundamenta a efetivação do repasse.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 24.11.2020 às 11:20

    Vc de alcunha ESTAMOS DE OLHO, deve estar super desiformado, procure saber mais a respeito disso HO BABACA, com a ACSC, este hospital tinha gestao. Faliu sim a PRO SAUDE.

  • por Come vento, em 24.11.2020 às 04:48

    A Secretaria de Saúde do Estado é enrolada mesmo, fica no jogo de empurra, para liquidarem uma conta demoram até 5 meses, os processos empacam numa tal coordenação de gestão hospitalar, eles pagam os servidores efetivos e os contratados enquanto as empresas terceirizadas se virem para honrar seus compromissos, com direito a nem poder reclamar pois caso reclamem torna-se pior. Secretaria de estado da saúde não é santa na história não!!!!

  • por estamos de olho, em 23.11.2020 às 17:06

    ACSC deixou o hospital sem pai e sem mãe, está jogado as traças

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 23.11.2020 às 12:53

    Como e sabido tods os Hospitai no Brasil, que gerenciados por esta Pro Saude, estao todos falidos

  • por BIANCA, em 23.11.2020 às 12:34

    QUE FALTA FAZ A ADMINISTRAÇÃO DAS IRMÃS AZUIS DE SANTA CATARINA...

  • por Lucas Marcacini, em 23.11.2020 às 11:21

    falta gestão.

  • por João Edson Fanaia, em 23.11.2020 às 10:51

    Apenas uma palavra: VERGONHA. Como pode chegar a este ponto? Com a palavra os responsáveis. Força aos funcionários e corpo médico. E a Câmara Municipal: onde está?

 
Sitevip Internet