Notícias / Cidade

23/11/2020 - 08:05

TJ mantém bloqueio de R$ 38 mi de ex-ministro de Dilma por desmate em Vila Bela

Por Mikhail Favalessa

Antônio Cruz/Agência Brasil

 (Crédito: Antônio Cruz/Agência Brasil)
2ª Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça manteve o bloqueio de R$ 38,2 milhões das contas do ex-ministro Eliseu Padilha, que fez parte dos governos dos ex-presidentes Michel Temer e Dilma Rousseff. Padilha teve os valores bloqueados em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) por desmatamento feito dentro do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

A fazenda Cachoeira é do ex-ministro em parceria com a esposa, Maria Eliane Aymone Padilha, o empresário Marcos Antonio Assi Tozzatti e as empresas Jasmim Agropecuaria e Florestamento Ltda e Rubi - Assessoria e Participações Ltda. Na propriedade, o grupo cria gado, supostamente dentro da área de preservação. Todos foram acionados pelo MPE.
 
“Constatado o dano ambiental consistente no desmatamento ilegal do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, a indisponibilidade de bens é medida necessária para garantir o resultado útil da demanda, com a finalidade de se proporcionar os meios necessários à reparação e proteção efetiva, não meramente simbólica, do meio ambiente. Ademais, a gravidade da medida imposta é diretamente proporcional à magnitude dos danos causados ao meio ambiente”, diz o acórdão que negou o desbloqueio dos valores.

No recurso, Padilha e os demais, com exceção da Rubi, argumentavam que o bloqueio prejudica a atividade econômica do grupo e “de todas as pessoas que deles dependem, como família, empregados e fornecedores, se apresentam nefastas e com evidente efeitos deletérios”. Com a continuidade do bloqueio, determinado em 2016, “não tardará para impor-lhes a insolvência civil, que, por estarem impedidos de usarem suas economias, não conseguirão honrar seus compromissos nos modos e tempos devidos”.

O argumento principal é que o parque estadual foi criado em 1997, mas nunca houve a efetiva demarcação ou outras providências para orientar quem estivesse na região antes de sua criação. O MPE chegou a fechar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Governo do Estado, sob Pedro Taques e com Carlos Fávaro no Meio Ambiente, para levantar a situação de quem estava antes da criação do parque e quem entrou depois.

O grupo de Padilha ainda nega que tenha desmatado os mais de 700 hectares citados no auto de infração registrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente em 2016 e cita que a multa administrativa prescreveu e acabou sendo anulada.

“É necessário ressaltar que, a alegação de que o Parque Serra de Ricardo Franco é algo que nasceu e morreu no papel, está a se constituir em uma espécie de mantra sagrado recitado por pessoas naturais e jurídicas como justificativa ou dirimente da responsabilidade pela destruição do meio ambiente. Porém, a negligência estatal, pelo contrário, torna ainda mais premente à adoção de medida eficaz para evitar a persistência da degradação, bem como para se iniciar, sem perda de tempo, a recuperação ambiental”, escreveu o desembargador Luiz Carlos da Costa em um dos recursos contra o bloqueio do MPE.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ademilson, em 23.11.2020 às 14:24

    tem que atuar de maneira severa pois nao importa cor raca e crenca e muito menos cargo srea de preservacao e protegido por lei si nao todos nos vamos evaporar de solido pra gasoso pois a temperatura no mundo muda drasticamente muda a conciencia preservar e obrigacao

  • por Robson José, em 23.11.2020 às 10:53

    Foi ministro do Temer e do Fernando Henrique também. Infelizmente essa é a imprensa que serve a ditadura que vivemos atualmente no Brasil. Apanhando da ditadura Bolsonaro e lambendo suas botas.

  • por orlandir cavalcante, em 23.11.2020 às 08:23

    Destacam o nome da Dilma e escondem o Eliseu Padilha .. eita imprensa !

 
Sitevip Internet