Notícias / Cidade

23/11/2020 - 07:00

Polícia fecha garimpo ilegal em terra indígena e prende 33 pessoas em Pontes e Lacerda

Por Isabela Mercuri

Trinta e três pessoas foram presas em cinco dias de atuação da operação conjunta Caseus V, na Terra Indígena Sararé, localizada em Pontes e Lacerda (440 km de Cuiabá). No local, os suspeitos praticavam garimpo ilegal. A operação ocorreu entre os dias 16 e 20 de novembro, e os policiais ainda apreenderam veículos, barcos, gerador de energia, entre outros equipamentos.

Participaram da operação o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), a Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e das forças especializadas da Polícia Militar de Mato Grosso, como Polícia Ambiental e Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Além da identificação e prisão dos 33 suspeitos, as forças policiais destruíram acampamentos, ferramentas, canos, combustíveis, barcos, motores e diversos materiais utilizados para a prática de garimpagem ilegal.

Entre as apreensões realizadas estão cinco veículos, 12 barcos, 14 motores de popa, um motor estacionário e um gerador de energia. O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 5 milhões, entre multas aplicadas e materiais apreendidos.

Os suspeitos foram conduzidos para a Polícia Federal de Cáceres para as providências que o caso requer.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet