Notícias / Cidade

19/11/2020 - 08:33

Bolivianos estão impedidos de entrar no Brasil por Cáceres

Por ReporterMT

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A restrição da entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade por fronteiras terrestres no Brasil foi prorrogada por mais 30 dias, por causa da pandemia de covid-19. E, apesar de a medida do Governo Federal excluir as cidades gêmeas, como Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) e San Matias, na Bolívia, a Polícia Federal não está permitindo que bolivianos dessa cidade estrangeira entrem em Mato Grosso por causa do princípio da reciprocidade.

“Desde o começo da pandemia o governo boliviano não permite a entrada de brasileiros mesmo que residam em Cáceres. Então, a Polícia Federal está proibindo a entrada de bolivianos residentes em San Matias”, explicou o delegado André Luiz Barbieri, da Delegacia da PF em Cáceres.

“Se o governo brasileiro concede um benefício a um país, esse país também teria que conceder o mesmo benefício, conforme o direito internacional”.

Barbieri disse também que a PF monitora constantemente o Consulado da Bolívia a fim de saber se há alterações nas restrições à entrada de brasileiros, já que essa situação pode mudar a qualquer momento.

A portaria que prorroga a restrição à entrada de estrangeiros por meio terrestre no Brasil é do dia 12 de novembro e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Conforme Barbieiri, não houve mudanças significativas na prática em relação aos trabalhos da PF, já que o governo federal somente estendeu regras que já estavam em vigor.

As restrições não se aplicam a brasileiro, nato ou naturalizado; imigrante com residência definitiva no Brasil; estrangeiros em missão para organismos internacionais; funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro; estrangeiro que tenha pais, filhos ou cônjuge brasileiros e que tenha entrada autorizada pelo governo brasileiro; e pessoas que tenham Registro Nacional Migratório.

A medida do governo não se aplica ainda ao transporte rodoviário de cargas.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marcos, em 21.11.2020 às 13:33

    Parabéns ao delegado

  • por Sérgio de Oliveira, em 19.11.2020 às 17:57

    Quero ver o mesmo princípio de reciprocidade valer para os Estados Unidos.

  • por imazapir, em 19.11.2020 às 15:25

    Passou da hora isso. Está passando de tudo nessa porcaria de fronteira desde o fechamento das barreiras sanitárias do INDEA.

  • por Observadora, em 19.11.2020 às 14:49

    Está certa a PF, cacerense não aguenta mais entrar na bolivia e ser tratado como lixo ou bandido, e no final ainda ter que pagar propina pro exercito de lá pra poder ir embora em paz, agora os boliviano entra aqui hora que quer, faz o que quer, jogam lixo nas vias públicas, andam de carro na cidade como se fosse na Bolívia, não são capaz de usar uma seta, parece que é c.... fica com medo de dar. De parabéns a PF brasileira, direitos iguais pra todos!

  • por ademilson, em 19.11.2020 às 14:23

    A origem da vida si deu atraves de fungos e bactrias do epcentro da terra em contato com os elementos ar fogo agua deu origem a tudo ai nos dias atuais fungo e bacteria alimentando de proteina animal e vegetal com veneno desenvolve organismos de defesa medonhos ai o bicho pega nada aparece do acaso sem contar com o castigo divino pois tudo foi criado por deus

  • por ademilson, em 19.11.2020 às 13:55

    O direito de ir i vir nao pode ser cerciado mas neste caso de gerra biologica esta correto si bem tem explicacao a pandemia o tal virus nao e dificil achar culpado mas as vezes o poderio financeiro complica mas vale a dica pesticida herbcida deveria ser banido das culturas mudar o jeito de cultivares da proteina animal e vegetal ecossistema equilibrado nao propaga nenhuma doenca e controle de pragas com produto natural tem um ganho imensuravel pra saude mundial

  • por ademilson, em 19.11.2020 às 11:51

    Direitos iguais

  • por Rui, em 19.11.2020 às 09:27

    Cidades gêmeas! O PIB de Cáceres já quintuplicou graças ao reconhecimento da gemelaridade com San Mathias. Realmente isso foi o impulso que Faltava para Cáceres se transformar no grande polo comercial do Centro Oeste. Sem contar a ZPE, que já é uma realidade e trouxe tantas indústrias para a cidade que foi preciso importar trabalhadores.

 
Sitevip Internet