Notícias / Polícia

13/11/2020 - 11:11

MPF investiga policiais que mataram 4 Chiquitanos na fronteira com a BolíviaMikhail Favalessa

Por Mikhail Favalessa/RDNEWS

RDNEWS

 (Crédito: RDNEWS)
O MPF abriu a investigação na Procuradoria da República em Cáceres a partir de reportagens na imprensa local e nacional, que relataram que os policiais estariam em território boliviano, na cidade de San Mathias.

O procurador responsável entendeu que a competência para investigar os militares envolvidos na ação seria do Ministério Público Estadual (MPE). Para ele, “apesar de o caso em tela trazer condutas aparentemente tipificadas criminalmente, não foram elas cometidas no bojo de uma disputa por direitos indígenas, mas sim no contexto de uma ação policial supostamente destinada a coibir o tráfico de drogas”. Destacou também que os envolvidos são vinculados à Polícia Militar e que os possíveis crimes não provocaram “ofensa a bens, serviços ou interesses da União”.
 
Na Câmara, o relator, procurador Paulo Eduardo Bueno, acatou o declínio de competência para o MPE. Contudo, ele foi voto vencido. A procuradora da República Luiza Cristina Fonseca Frischeisen entendeu que “mostra-se prematuro” entregar a investigação ao MPE.

“Isso porque, para definição da atribuição para investigar e propor eventual ação penal quanto aos crimes noticiados, a análise não deve ficar restrita à hipótese de possível disputa sobre direitos indígenas, tendo em vista que as circunstâncias do crime ainda não se encontram absolutamente claras, não se mostrando possível afirmar, com mínima segurança, que os crimes não guardam relação com disputa sobre direitos indígenas”, disse no voto acompanhado pelo procurador Carlos Frederico Santos.

Frischeisen citou que é competência do MPF para apurar crime praticado por brasileiro no exterior e que, nesses casos, não há possibilidade de extradição para a Bolívia. Por isso, eventual processo na Justiça Federal seria equiparável a um pedido de cooperação entre os países para julgar os possíveis crimes cometidos.

A procuradora reiterou que os assassinatos “noticiados ultrapassaram as fronteiras do Estado brasileiro, o que, por si só, faz nascer o interesse da União na elucidação das infrações penais, levando em conta que o interesse federal está presente sempre que se identifica na Constituição o elemento de internacionalidade da conduta delituosa”.IMIR
 

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pantaneiro, em 13.11.2020 às 13:42

    Se o crime foi cometido por autoridade brasileira em território boliviano e contra bolivianos em seu país que foram mortos em território!!!, deve sim a justiça brasileira investigar para que se faça justiça.

 
Sitevip Internet