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07/12/2009 - 00:00

CDL prevê crescimento de 15% nas vendas no final do ano

Por Jornal Oeste

Jornal Expressão Sinézio Alcântara Após a turbulência provocada pela crise internacional, o comércio de Cáceres prevê um fechamento de ano positivo. A perspectiva é de que haja um aquecimento considerável nas vendas no Natal e Ano Novo. A previsão, conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de um crescimento variando entre 10% e 15% em relação ao ano anterior. O incremento viria, principalmente, do recebimento do 13% salário. “É grande a procura de clientes que procura a CDL para limpar o nome e fazer novas compras no final do ano”, assinala o presidente da CDL empresário Faustino Natal. O otimismo do lojista se justifica pelos números apresentados pela câmara. Em outubro de 2008 foram realizadas 1.225 inclusões e 790 exclusões de clientes no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC); contra 1.107 inclusões e 663 exclusões em outubro de 2009. Em novembro de 2008 foram 814 inclusões e 622 exclusões, contra 971 inclusões e 846 exclusões em 2009. “Se for comparar, principalmente, o mês de novembro, se comprova, facilmente, que os números de clientes que procuraram o CDL para quitar os débitos são maiores em relação a 2008”, argumenta Natal. Explica que, apesar do “paradeiro” dos últimos meses, o que é comum em meados do ano, segundo ele, a tendência das vendas é aquecer, principalmente, entre os meses de novembro e dezembro. “Quem vive do comércio sabe que é comum o paradeiro em meados do ano. Mas também sabe que as vendas reaquecem no período do Natal e Ano Novo, como já está acontecendo”. E, recorre aos números para comprovar: “Não sou eu quem está dizendo: o cenário e os números da estatística espelham essa realidade. O que comprova que, embora não seja a evolução que queremos, vamos fechar o ano em azul” assegura. Ele observa que a crise internacional não chegou a afetar tanto o comércio no município como chegou a ser propagado. “A crise existiu e ainda reflete em vários países. Mas, em Cáceres, não chegou a afetar tanto porque o nosso comércio é de varejista. Muitos comerciantes choram porque é normal, mas todos venderam e estão vendendo. Mesmo que em menor volume”. Promoções e campanhas realizadas pelos comerciantes filiados ao CDL foram fatores que, segundo Faustino, contribuiu e continuam contribuindo para o incremento das vendas. “O nosso comerciante é inteligente e criativo. A crise foi combatida com promoções dos mais variados tipos. A CDL, mesmo, realizou durante o ano, um amplo festival de prêmios que, apesar das dificuldades atraiu o cliente” garante. O Festival de Prêmios encerra-se no dia 10 de janeiro de 2010 com o sorteio de um carro zero quilômetro para o cliente que fizer a compra em uma das lojas filiadas do CDL. Faustino explica que, ao todo são 235 lojas filiadas ao CDL. Porém, apenas 62 aderiram à campanha.
 
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