07/12/2009 - 00:00
CDL prevê crescimento de 15%
nas vendas no final do ano
Por Jornal Oeste
Jornal Expressão
Sinézio Alcântara
Após a turbulência provocada pela crise internacional, o comércio de Cáceres prevê um fechamento de ano positivo. A perspectiva é de que haja um aquecimento considerável nas vendas no Natal e Ano Novo.
A previsão, conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de um crescimento variando entre 10% e 15% em relação ao ano anterior.
O incremento viria, principalmente, do recebimento do 13% salário.
“É grande a procura de clientes que procura a CDL para limpar o nome e fazer novas compras no final do ano”, assinala o presidente da CDL empresário Faustino Natal.
O otimismo do lojista se justifica pelos números apresentados pela câmara.
Em outubro de 2008 foram realizadas 1.225 inclusões e 790 exclusões de clientes no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC); contra 1.107 inclusões e 663 exclusões em outubro de 2009.
Em novembro de 2008 foram 814 inclusões e 622 exclusões, contra 971 inclusões e 846 exclusões em 2009.
“Se for comparar, principalmente, o mês de novembro, se comprova, facilmente, que os números de clientes que procuraram o CDL para quitar os débitos são maiores em relação a 2008”, argumenta Natal.
Explica que, apesar do “paradeiro” dos últimos meses, o que é comum em meados do ano, segundo ele, a tendência das vendas é aquecer, principalmente, entre os meses de novembro e dezembro.
“Quem vive do comércio sabe que é comum o paradeiro em meados do ano. Mas também sabe que as vendas reaquecem no período do Natal e Ano Novo, como já está acontecendo”. E, recorre aos números para comprovar:
“Não sou eu quem está dizendo: o cenário e os números da estatística espelham essa realidade. O que comprova que, embora não seja a evolução que queremos, vamos fechar o ano em azul” assegura.
Ele observa que a crise internacional não chegou a afetar tanto o comércio no município como chegou a ser propagado.
“A crise existiu e ainda reflete em vários países. Mas, em Cáceres, não chegou a afetar tanto porque o nosso comércio é de varejista. Muitos comerciantes choram porque é normal, mas todos venderam e estão vendendo. Mesmo que em menor volume”.
Promoções e campanhas realizadas pelos comerciantes filiados ao CDL foram fatores que, segundo Faustino, contribuiu e continuam contribuindo para o incremento das vendas.
“O nosso comerciante é inteligente e criativo. A crise foi combatida com promoções dos mais variados tipos. A CDL, mesmo, realizou durante o ano, um amplo festival de prêmios que, apesar das dificuldades atraiu o cliente” garante.
O Festival de Prêmios encerra-se no dia 10 de janeiro de 2010 com o sorteio de um carro zero quilômetro para o cliente que fizer a compra em uma das lojas filiadas do CDL. Faustino explica que, ao todo são 235 lojas filiadas ao CDL. Porém, apenas 62 aderiram à campanha.