Notícias / Politica

28/10/2020 - 07:42 | Atualizado em 28/10/2020 - 08:17

​Eliene quer resgatar economicamente o Festival de Pesca de Cáceres e fazer turismo funcionar o ano todo

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (Fipe), foi criado há 40 anos. Em dez, se transformou no maior evento do Turismo de Mato Grosso, movimentando a economia do município e do Estado.
 
Cresceu tanto que na década de 90 se internacionalizou ao receber turistas estrangeiros.
 
Neste mesmo período, o recorde de participantes no torneio de pesca embarcada, levou o evento a ser inserido no livro dos recordes como maior festival de pesca em água doce do mundo.
 
Porém, o modelo sucumbiu com ingerências políticas e falta de profissionalismo.
 
A partir de 2000 o evento entrou em decadência e deixou de gerar renda.
 
Grandes expositores e investidores da área abandoaram o FIPe que erroneamente passou a focar na oferta de grandes shows nacionais mais com víeis político do que econômico.
 
Nos últimos vinte anos, os torneios de pesca melhoraram, porém decaiu na parte econômica e cultural.
 
Na gestão da prefeita Eliene, a proposta é resgatar culturalmente e economicamente o Festival de Pesca e fazer o turismo funcionar o ano todo. 
 
‘A cultural local irá se sobressair, porque o turista não vem à Cáceres para ver shows e sim para participar e assistir os torneios de pesca’, diz a candidata.
 
A principal proposta para resgatar o Fipe, segundo ela, será a profissionalização da gestão do evento.
 
‘O Fipe precisa ser tratado como um negócio que gere emprego e renda. Temos um produto único que é o Pantanal, precisamos explorá-lo de maneira sustentável’, explicou, acrescentando que o município continuará atuando no evento, organizando os torneios de pesca e as atividades educacionais e culturais.
 
‘Os artistas locais serão novamente valorizados. A agricultura familiar e o artesanato voltarão a ter atenção especial’, completou.
 
Outra demanda prioritária da gestão da prefeita Eliene será se reunir com o setor de turismo para diagnosticar as demandas pós-pandemia.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cacerense, em 28.10.2020 às 14:54

    O problema aqui são os preços dessas pousadas, barcos etc... Coisas de lazer. Um absurdo uma diária em lugar desses, por isso matogrossenses vão para o nordeste, mesmo pagando passagem de avião ainda fica mais em conta. Porque aqui não dá!

  • por ademilson, em 28.10.2020 às 13:02

    o festival e muito importante para caceres fomentar todos os comércio da nossa cidade mas o que precisa ser feito e a orla do rio e falar com a polícia civil ou ambiental pra fiscalizar as margens do rio pois tem muitos lixo sendo jogado de maneira predatória

  • por Jose Carlos Teixeira, em 28.10.2020 às 11:44

    “Fazer o turismo funcionar o ano todo”, parabéns pela sensibilidade para entender nosso potencial, espero que realmente sejas vitoriosa e que possamos estartar esse movimento brevemente.

  • por Marcelo, em 28.10.2020 às 09:08

    Depois que Francis prometeu não gastar dinheiro público em festa e fez igualzinho todos os outros, vamos continuar vendo o dinheiro público sendo usado pra pagar cantor.

 
Sitevip Internet