Notícias / Economia

26/10/2020 - 08:40 | Atualizado em 26/10/2020 - 08:45

Região oeste de Mato Grosso está consolidando a agricultura como a nova matriz econômica

Por TV Centro Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A região oeste de Mato Grosso está consolidando a agricultura como a nova matriz econômica, junto com a pecuária de corte e de leite e também a mineração.

A quantidade de área plantada vem crescendo a cada safra e atraindo novos agricultores para investirem na região. A safra 19/20 teve plantio de 308 mil há de soja e milho.

A informação é oficial, fornecida pelo INDEA à Associação Comercial e Empresarial de Pontes e Lacerda.

Região altamente produtora

Pontes e Lacerda, Comodoro, Conquista d’Oeste, Nova Lacerda, Vila Bela da SS Trindade, Porto Esperidião, Cáceres, Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, compõem os nove municípios produtores.

Individualmente, Comodoro continua sendo o município com o maior número de área plantada onde o plantio de algodão aumenta a cada safra.

Pecuária x agricultura

A região continua forte na pecuária, mesmo com a destinação de áreas originalmente de pastagens para serem utilizadas na plantação de soja, milho e algodão.

Sem perder a produtividade dos pastos e a condição de pecuarista, o produtor rural migra para a agricultura na forma de intercalação de culturas, visando tornar a terra mais rentável, recuperar a fertilidade do solo. Com isso ele consegue aumentar o número de cabeça de gado por hectare, sem necessitar aumentar a área de apascentamento.

Área plantada de soja, milho e algodão em hectare (safra 19/20)

Comodoro – 123.036
Vila Bela SS Trindade – 54.681
Pontes e Lacerda – 39.977
Nova Lacerda – 43.185
Cáceres – 21.441
Conquista D’Oeste, Porto Espiridião, Mirassol d’Oeste, Quatro Marcos – 25.438

Bolsa de Arrendamento

Muito do resultado tem a ver com a implantação da Bolsa de Arrendamento do Vale do Guaporé, uma parceria entre Sindicato Rural e Associação Comercial, que realizou várias palestras em municípios altamente produtores de grãos, sob a liderança e apresentadas pelo vereador e diretor da Acepl Ivanildo Amaral, falecido este ano.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet