Notícias / Politica

17/10/2020 - 10:06

​Lar das Servas de Maria recebeu este mês verba federal retida pela Prefeitura

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Há 48 anos, o Lar das Servas de Maria dedica-se exclusivamente ao atendimento dos idosos da região. Hoje em dia, vivem lá cerca de 35 pessoas – 20 senhores e 15 senhoras – que dependem, diariamente, de cuidados especiais. Sem fins lucrativos, a entidade mantém 16 funcionários e sobrevive às custas das aposentadorias dos próprios internos e das doações feitas por parte da sociedade. Muito pouco vem do dinheiro público e, quando o Lar recebe, é com bastante atraso.
 
O diretor voluntário da instituição, professor Nivaldo Teodoro, explica: “todo ano, recebemos um recurso federal na ordem de R$ 20,4 mil, porém, a Prefeitura nunca repassa na data em que esperamos”. Segundo ele, a verba, referente ao ano passado, foi recebida pela Prefeitura no prazo vigente. No entanto, somente em agosto deste ano, ocorreu a votação, na Câmara Legislativa, para reprogramação do saldo remanescente do valor recebido ainda em 2019. O repasse, de fato, aconteceu somente este mês, conforme conta o diretor do Lar.

“A verba deste ano nem sabemos quando poderemos receber e a do ano que vem, que deveria ser repassada no início de 2021, não temos nem informação”, comenta o diretor. Segundo ele, a entidade tem um gasto anual de R$ 860 mil. “Sempre fechamos no vermelho. Precisamos de ajuda do serviço público”, solicita professor Nivaldo.
 
Propostas do Zé Eduardo
 
Solidarizado com esta situação, o candidato a prefeito pelo PSC, José Eduardo Torres (Zé Eduardo), objetiva criar um fundo específico com repasse a todas as instituições sem fins lucrativos em Cáceres continuamente, por meio de um Projeto de Lei.
 
Com uma verba contínua, o Lar teria condições de receber mais idosos. “Hoje em dia, temos uma demanda reprimida enorme, mas, infelizmente, não podemos ajudar mais pessoas”, desabafa Nivaldo.
 
Além disso, a entidade precisa promover consultas e acompanhamentos destes idosos internos. “Hoje em dia, nós não temos condições de contratar profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais”, diz o diretor. O objetivo de Zé Eduardo, no governo, é firmar convênios com as faculdades de medicina da região para promover melhor qualidade de vida para estes pacientes. “Precisamos valorizar nossos cidadãos. Esta situação tem que acabar”, opina o candidato.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet