Notícias / Politica

16/10/2020 - 17:39

James Cabral reafirma defesa da agroecologia e agricultura familiar em Cáceres

Por Assessoria

Flávio André

 (Crédito: Flávio André)
Reafirmando o compromisso com a segurança alimentar da população cacerense, o candidato a prefeito James Cabral (PT) assinou, na manhã desta sexta-feira (16), uma carta-compromisso com propostas para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à agricultura familiar e agroecologia.

O ato, realizado em diversas cidades brasileiras, aconteceu na Federação de Assistência Social e Educacional (FASE). Na data que marca o Dia Mundial da Alimentação, James Cabral, que é engenheiro agrônomo, destacou a importância de debater a transição para uma agricultura mais sustentável.  

"Foi uma importante reflexão sobre a questão alimentar, trazendo para candidatos a prefeitos e vereadores, que defendem a agroecologia, o compromisso de ampliar os equipamentos públicos, como restaurantes comunitários e feiras livres, e de trabalhar pela diminuição de agrotóxicos nas plantações", cita o candidato.

O documento apresenta 36 propostas, organizadas em 13 campos temáticos, que integram melhorias em saúde, educação e infraestrutura, adaptadas às realidades de cada município. São boas ideias já colocadas em prática no país, que evidenciam diversas possibilidades de intervenção do poder público municipal.

A iniciativa é resultado da campanha nacional 'Agroecologia nas Eleições', lançada por uma rede de entidades coordenadas pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

"A produção sustentável de alimentos acontece nos municípios, onde estão também os consumidores. Em muitos casos, a própria prefeitura é um dos compradores desses alimentos, a exemplo das compras feitas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE", explica Flavia Londres, engenheira agrônoma e membro da ANA.

James Cabral é especialista em Agricultura Familiar e Educação do Campo, mestre em Genética e Melhoramento de Plantas, doutorando em Biotecnologia e Biodiversidade e vem trabalhando com famílias de assentamentos na região de Cáceres.

Em visitas a alguns deles, o candidato também tem destacado a importância de melhoria nas condições de estradas, escolas e postos de saúde no campo, além de apoio à produção e comércio de alimentos.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por João Ivo Puhl, em 16.10.2020 às 22:11

    Vamos eleger James Cabral prefeito 13 .não precisamos copiar programos porque já temos experiências locais para desenvolver a agricultura familiar agroecologica saudável e abundante

  • por Idezia de Cândio, em 16.10.2020 às 19:40

    Uma maneira segura de continuar a vida! Parabéns a candidatura Caceres da Esperança-.... vote James Cabral...13

  • por Camila Pazzetto, em 16.10.2020 às 19:34

    Cáceres merece um prefeito que nos ajude a ter voz, pois somos agricultores e também temos demanda, meu voto com certeza é 13

  • por Alvanir Pereira Caixeta Veiga, em 16.10.2020 às 19:00

    É hora de repensar os rumos do nosso país, Estado e município, pra mim o que vale mais é a VIDA, e se continuarmos na trajetória de destruição da natureza em função do lucro, o que nos restará é a morte. VOTE NA MUDANÇA, VOTE 13 J A M E S

 
Sitevip Internet