Notícias / Politica

15/10/2020 - 07:08

Gefron garante resultados com a integração das forças de segurança

Por Samantha dos Anjos – Assessoria de Imprensa

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O tenente-coronel Luiz Marcelo da Silva que é coordenador operacional do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) realizou uma apresentação das ações e dos trabalhos desenvolvidos pela instituição, na última sexta-feira (9), em Porto Esperidião (MT), para o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL). Ele representou o comandante e tenente-coronel Fábio de Araújo que não pôde comparecer ao encontro.
 
O parlamentar que preside a Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) avaliou a importância de compreender a dinâmica da atuação dos policiais da instituição. "Realmente, é impressionante ver que todos os profissionais que fazem parte do Gefron atuam com dedicação e disciplina. Sem contar que são capacitados e, acima de tudo, honestos", comenta Claudinei.
 
De acordo com Marcelo, o Gefron é conhecido pela qualidade dos profissionais que são altamente técnicos, treinados e honestos. "Desde 2013, quando cheguei aqui, não lembro de ter ocorrências de corrupção. Aqui tem uma base doutrinaria muito forte que norteia nossas ações, toda a nossa forma de trabalhar, temos uma oração que é feito em todas as reuniões. O trabalho que é feito aqui, ecoa em todo país", destaca.
 
Efetivo
 
A unidade conta com 140 profissionais que envolvem 70 policiais militares, 50 policiais civis e 20 bombeiros militares, todos cedidos pelas respectivas instituições e subordinadas diretamente ao coordenador do Gefron. Para fazer parte do quadro de pessoal, o tenente-coronel esclarece que existe uma portaria a ser seguida, em que o interessado primeiramente tem que ser voluntário.
 
"Vai ser levantado toda a ficha funcional, para ver como se comportou durante toda a profissão. Chegando aqui, vai passar dois meses de estágio, com o fardamento de que ele veio da unidade. Depois todo o grupo vai reunir para ver se ele tem potencial para multiplicar com os outros integrantes", explica Marcelo.
 
Integração
 
A principal missão do Grupo é realizar o policiamento preventivo e repreensivo na faixa de fronteira Brasil e Bolívia nos limites da unidade federativa do estado de Mato Grosso. O Grupo atua integrado com todas as forças de segurança pertencentes à Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) e a Polícia Federal (PF).
 
Também, há o envolvimento da Receita Federal, Poder Judiciário e Ministério Público a nível federal e estadual. "O resultado grosso é obtido com fruto da nossa integração. A palavra-chave aqui é a integração. Essa confiança foi conquistada aos poucos e, aí, a gente começou a entender", diz o tenente-coronel.
 
Operações
 
As principais operações realizadas pelos integrantes do Gefron são no combate ao tráfico internacional de drogas e apreensão de veículos roubados. Luiz Marcelo aponta que um dos maiores problemas que eles enfrentam são as mulas humanas. "Se um fazendeiro procurar um bração, ele não vai achar. É difícil, porque os adolescentes são facilmente comprados pelo tráfico. Eles têm capacidade de trazer de 25 a 30 kg nas costas. Em uma viagem, eles podem ganhar de R$ 3 mil a R$ 5 mil reais. Eles andam 70 a 80 km", explica.
 
O tenente-coronel mostrou vídeos e fotos de mulas humanas durante a travessia na fronteira ao deputado Claudinei para ter percepção da realidade enfrentada na região. "Tive a oportunidade de andar praticamente em todas as comunidades na linha de fronteira, tem jovens que não tem referência. Eles carregam sacos nas costas e na cabeça. O modo operante, caminham a noite e descansam durante o dia. Os nativos não precisam de GPS, eles conhecem a região. Isso, influencia até na nossa formação e treinamento", esclarece.
 
Canilfron
 
Logo após a reunião no Gefron, Claudinei foi até o Canil Integrado de Fronteira (Canilfron) para conhecer o trabalho realizado pela unidade. O cabo Thalisson Rodrigues explicou toda a metodologia aplicada para o adestramento dos cachorros, como, também, as características de cada um que atende as forças de segurança de Cáceres e região.
 
O Gefron abrange na linha de fronteira, 28 municípios com cerca de 983 km de território e, deste total, uma média de 233 km é ocupada por áreas alagadas. Além do Canilfron, a unidade também conta com outros postos e subunidades, sendo o Posto Avião Caído e Posto do Limão que ficam em Cáceres, Base Operacional e Posto de Vila Cardoso localizados no Porto Esperidião e o Posto Matão situado na cidade de Pontes e Lacerda.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet