Notícias / Politica

14/10/2020 - 10:02

Deputados debatem Hidrovia Paraguai-Paraná; Lúdio é contra e Avalone é favorável

Por Max Aguiar

Rogério Florentino/Olhar Direto

 (Crédito: Rogério Florentino/Olhar Direto)
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) alertou que o projeto de hidrovia do Rio Paraguai coloca em risco o Pantanal. A proposta da hidrovia prevê alterar o curso do rio, tornar o leito mais profundo e aumentar a velocidade de escoamento da água para permitir a navegação de grandes embarcações de carga, principalmente para transporte de soja.

Com isso, o ciclo das águas no Pantanal seria alterado, pois o Rio Paraguai é o principal rio que alimenta o bioma. 
 
“Temos que fazer escolhas. A prioridade é preservar o Pantanal ou vamos continuar reféns desse discurso? A população de Cáceres vem sendo enganada há mais de 30 anos com esse discurso. Será que não está na hora de enterrarmos de vez essa proposta de hidrovia no Rio Paraguai? Essa hidrovia serve a quem? Serve à soja. A hidrovia do Rio Paraguai vai decretar a morte do Pantanal”, afirmou Lúdio.

A fala de risco ao bioma, colocada por Lúdio, foi rebatida por Carlos Avalone (PSDB). Segundo o parlamentar, quem é contra o desenvolvimento sempre vai criticar. E ainda lembrou que desde a época que Dante de Oliveira era governador já existia quem criticava. 

"É uma pena de quem não concorda com a Hidrovia Paraguai-Paraná sair sempre com esse discurso. Parece que estou vivendo a época do Dante, quando houve a paralisação da hidrovia depois que estava com tudo pronto. Agora voltam com o mesmo discurso. Em Mato Grosso do Sul tem hidrovia, e lá pode. Aqui não pode? Lá é o Pantanal do mesmo jeito que aqui. Não há problemas nenhum ter hidrovia. Querer acabar com o projeto é um absurdo", disse o deputado tucano.

Lúdio defende que seja fomentada a navegação turística no Rio Paraguai e o ecoturismo no Pantanal. “O Rio Paraguai sempre teve navegação e é importante que a navegação histórica continue. Eu quero ver chalana e ecoturismo no Rio Paraguai. O ecoturismo depende desse modelo de navegação. Mas não podemos aceitar o modelo de navegação que exige destruição do leito do rio, que é o que o projeto de hidrovia prevê, para permitir o escoamento das grandes cargas de soja”, afirmou.  

Para Avalone, esse projeto do deputado é ultrapassado, assim como a fala dele em evitar o transporte de carga pelo rio. "Vamos fazer de tudo para fazer o desenvolvimento chegar, mesmo com as forças quem tentam quebrar o desenvolvimento. É um discurso atrasado de pelo menos 30 anos", concluiu Avalone. 

Em audiência pública sobre as queimadas do Pantanal realizada em setembro, Lúdio Cabral reuniu diversos pesquisadores e cientistas, que apontaram a hidrovia como uma das graves ameaças ao Pantanal. Além disso, os pesquisadores explicaram que as hidrelétricas, o desmatamento e a expansão das grandes monoculturas nas nascentes e margens dos rios que alimentam o Pantanal já provocaram alterações no ciclo das águas, com grandes estragos para o bioma. Tudo isso agrava a seca, e uma das consequências é o aumento do fogo descontrolado no Pantanal. 

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sócrates do Brejo, em 14.10.2020 às 14:53

    Todo ano eleitoral é a mesma coisa, sai do papel a hidrovia, a Zpe, o porto Morrinho, uns políticos se posicionam a favor outros contra só para dar o ar de projeto sério, mas sabemos que mais uma armadilha engana trouxa.

  • por o pantaneiro, em 14.10.2020 às 14:37

    Deputado Lúdio o mais, se o não o único consciente na Assembleia Legislativa. Falam em desenvolvimento, desenvolvimento pra quem?? Hidrovia não vai pagar impostos, não vai gerar empregos em massa e vai destruir o nosso já sofrido pantanal. O lucro gerado pela hidrovia vai ser privado (apenas para os barões da soja), e os prejuízos ambientais serão coletivos

  • por Bruno, em 14.10.2020 às 11:42

    Tudo que gera desenvolvimento , o PT é contra !!! Essa esquerda é o câncer desse País

 
Sitevip Internet