Notícias / Saúde

13/10/2020 - 18:08 | Atualizado em 14/10/2020 - 07:22

Zé Eduardo tem planos de administrar o Hospital São Luiz

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Hoje, deve sair mais um Boletim Epidemiológico na cidade e os números não param de subir. No último, divulgado dia 8, foram constatados 108 óbitos no município. Porém, o que mais impressiona é que 102 ocorreram em uma única instituição: o Hospital São Luiz, que vem recebendo denúncias de má gestão há tempos, por parte da população e também pela equipe de saúde que lá trabalha.

É fácil encontrar parentes e amigos de pacientes, do lado de fora da instituição, reclamando sobre falta de medicamentos, de insumos. Nos corredores do hospital, quem trabalha por lá afirma que as condições de trabalho são precárias, principalmente nestes tempos de pandemia. “É preciso dar um basta nesta situação. O município dispõe de condições de administrar o hospital, porque temos gestão plena”, afirma o candidato a prefeito pelo PSC, José Eduardo Torres (Zé Eduardo).

Desde dezembro 2018, o São Luiz é administrado pela Pró-Saúde, uma associação beneficente de assistência social e hospitalar. Cerca de 70% das instalações recebem atendimento do SUS e 30% é destinado à rede particular e aos convênios associados. Com 506 leitos disponíveis, deveria ser referência para 22 municípios da região oeste além dos 100 quilômetros fronteiriços com a vizinha Bolívia.   

Mas, afinal, como funciona a gestão plena que Zé Eduardo afirma ter condições de administrar?

Segundo o site Jusbrasil, “de acordo com as normas do SUS, o município que assume a gestão plena é competente para gerir e executar os serviços públicos de saúde, cabendo-lhes autorizar as internações hospitalares para seus habitantes”. Isso significa dizer que toda a verba federal proveniente do Fundo Nacional de Saúde pode ser administrada pela Prefeitura, desde que os atendimentos sejam feitos e comprovados. “Quanto mais atendimentos realizamos, mais verba federal e estadual vêm até nós”, ressalta Zé Eduardo.

Uma gestão plena, quando bem administrada, encurta caminhos e elimina burocracias, além de conferir mais autonomia para o administrador. “Nós conseguimos identificar, com mais agilidade, as necessidades reais e atuais da população elevando, dessa forma, a qualidade dos serviços”, comenta Zé Eduardo, que finaliza: “O São Luiz não pode continuar assim. Pessoas estão morrendo lá por falta de cuidados, segundo os depoimentos que ouvimos. Precisamos mudar esta realidade, além, é claro, de valorizar nossos profissionais de saúde, que vêm enfrentando uma situação muito difícil nestes tempos de pandemia”.
 
NOTA À IMPRENSA
 
A Pró-Saúde, gestora do Hospital São Luiz, recebeu com surpresa as declarações feitas pelo senhor José Eduardo Torres, conhecido como Zé Eduardo, ao Jornal Oeste, na tarde desta terça-feira, dia 13/10.
 
Até o dia 15 de setembro, o Hospital São Luiz foi a única referência para atender casos graves de Covid-19 em Cáceres e macrorregião do sudeste de Mato Grosso. Entre março e agosto, a unidade atendeu 454 doentes com o novo coronavírus. Desse total, 91 pessoas receberam cuidados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), condição clínica em que o índice de óbitos é maior quando comparado a pacientes internados em leitos de enfermaria.
 
A Covid-19 é uma doença grave contra a qual ainda não há tratamento. Todas as vidas salvas até o momento são resultado direto da bravura e da habilidade das equipes assistenciais e da gestão, que garantiu condições necessárias para que a assistência fosse realizada.
 
Com mais de 50 anos de história, a Pró-Saúde reafirma sua missão de cuidar da vida das pessoas, fortalecendo seu compromisso com a perenidade do Hospital São Luiz, dada sua relevância para Cáceres e sudoeste mato-grossense. Neste momento de tantas incertezas é vital agir com prudência e respeito ao trabalho dos profissionais da saúde e à memória das pessoas que não resistiram à Covid-19 e seus familiares.
 
ATT.,
Assessoria de Comunicação
Hospital São Luiz

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet