Notícias / Direto da Fonte

13/10/2020 - 11:44 | Atualizado em 13/10/2020 - 18:40

​Finalmente

Por Da Redação

Com a chegada dos santinhos, adesivos, distribuição de combustível, contratação de cabos eleitorais e liberação de carros de som, a campanha para prefeito e vereador vai começar para valer em Cáceres esta semana. Até então, ela estava tímida e restrita a reuniões, publicações em redes sociais e na propaganda eleitoral no radio e tv. Ao municiar os candidatos a vereador, os cinco candidatos a prefeito tendem a se tornar mais conhecidos, aumentando as chances de conquistarem mais votos. Isso implica em dizer que quem oferecer a melhor estrutura terá um melhor desempenho. Por volta do dia 23 às sondagens vão indicar quem ofereceu a melhor estrutura a seus candidatos a vereador. Dos 252 inscritos, 140 estão na coligação ‘de mãos dadas com você’, liderada pela vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).
 
Propaganda
 
Os quatro candidatos a prefeito de Cáceres devem usar a primeira semana do programa eleitoral para se apresentarem e apresentarem seus vices. Eles também devem justificar porque decidiram concorrer e devem apresentar seus planos de governo. Pela minha modesta experiência, esta fase deve ser encerrada no inicio da próxima semana. Depois disso, a estratégia ficará a cargo dos marqueteiros.
 
Apoios
 
Outro componente indispensável nas propagandas das campanhas majoritárias serão as declarações de apoios. Se o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), fizer na propaganda o que fez durante uma reunião com colaboradores de uma grande rede supermercados da cidade, ao invés de pedir votos para o seu candidato, Paulo Donizete (PSDB), tenderá a usar o horário eleitoral para atacar às lideranças políticas que manifestaram apoio a candidatura da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).
 
PT
 
Esta semana conversei com o presidente do PT de Cáceres, Rafael Costa e com o candidato a prefeito da legenda, James Cabral. Lembrei a eles que se o partido quiser eleger vereador precisará do engajamento de todo a militância e não só dos candidatos. Para não se repetir o que ouve na eleição passada, quando o professor Orlandir Cavalcante por poucos votos não se elegeu.
 
PRTB
 
Por falar em eleição para vereador, esta semana conversei com um respeitável interlocutor político de Cáceres sobre as chances do PRTB de Takao Nakamoto eleger um vereador. Chegamos à conclusão que apesar da chapa não ter nomes expressivos, deverá sim eleger ao menos um.
 
MDB
 
Ainda sobre esse assunto, para ajudar o MDB a conquistar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Cáceres, o ex-vereador Marcinho Lacerda deve anunciar esta semana que será candidato novamente. O ânimo surgiu após ele ver o engajamento da chapa de vereadores do partido.
 
PSC
 
Andando por alguns bairros de Cáceres e analisando nas redes sociais, vi uma grande mobilização em prol da reeleição do vereador Rosinei Neves (PSC). Ao buscar descobrir o motivo, descobri que é resultado de uma estratégia adota por ele. Ao colar no candidato a prefeito José Eduardo Torres (PSC), Rosinei coloca em risco a reeleição da vereadora Valdeníria Dutra Ferreira.
 
Novatos
 
Já que estou falando em candidaturas de vereador, constatei que no PSDB e no DEM, cinco novatos vêm se despontando com estratégias diferentes. No PSDB, Marcos Ribeiro preferiu não criar grupos de whats, porém utiliza outro meio eficiente. Marcão do Esporte, do mesmo partido, está indo para o corpo a corpo com eleitores e amigos do meio esportivo. Esta semana ele ganhou o apoio da direção do Peladão da Cohab Nova. No DEM, Marilsi da Saúde está visitando a casa de todos os colegas ao invés de incomodá-los no horário de trabalho e no whats. Já Thomas Canellas, focou nas mídias sociais e nas visitas aos bairros. Ele diz que não usará cabos eleitorais por conta da pandemia do coronavírus. Já a estratégia de Nael Sonaque está em um bom caminho. Ele relatou a coluna que está visitando familiares, vizinhos, amigos e clientes. Está correto. O meu velho, que amava política, sempre dizia: ‘pedir votos para quem não conhece é o mesmo que dar bom dia a cavalo’.
 
Surpresa
 
Confesso que estou muito feliz em ver como Pacheco Cabelereiro e Luiz Landim, ambos do PV, estão conduzindo as suas campanhas. Filantropo por natureza, Pacheco reuniu familiares e centenas de amigos em sua campanha. Já Landim, que virou candidato de ultima hora, está mostrando que tem politica na veia. Arrebanhou um grande número de lideranças em Cáceres e também na zona rural. O PV deve eleger vereadores caso todos os candidatos do partido tenham o mesmo empenho que Pacheco e Landim.
 
Solidariedade
 
Enquanto a maioria dos partidos se mostram organizados e entusiasmados com a campanha de vereador, o Solidariedade segue vivendo momentos de tensão por conta de uma divisão interna. Há uma guerra entre alguns assessores remunerados do deputado federal doutor Leonardo e o presidente da executiva municipal Fabio Lourenço, o vereador Cézare Pastorello e o candidato a vereador, Luiz Assunção, o Poeta Pescador. Como diz Aloisio de Barros: ‘passarinho que anda com morcego, amanhece de cabeça para baixo’.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por lucas, em 04.11.2020 às 09:12

    Então Paulo Leal, essa visão de ficar dizendo que fulano ou sicrano será bem votado é com coisa do passado pra influenciar eleitores desinformados, como vc mesmo disse, eleger um ignorante que fica xingando e guspindo pra que, nada irá resolver pra cidade, nunca nem vi esse sujetio e o Thomas DR. que recebeu auxílio Covid-19, representa quem? tá de brincadeira mesmo, vixi acham que é assim, desceu do carrão e do terno e está com os pés na lama atrás de votos, cada coisa que se vê nesse mundo cão da política... vai dizer o que que o seus avô foi senador da república?

  • por Paulo Leal, em 14.10.2020 às 11:06

    É brincadeira dizer que o Poeta será o mais votado né? Acorda gente, cáceres precisa de Vereador capacitado, com bagagem, serviço prestado, etc. Agora querer empurrar guela abaixo candidato que faz vídeo xingando e guspindo, candidato de rede social que recebe auxílio covid (Tomas) e nunca fizeram nada pela cidade, não ganham nem pra presidente do carangueijão. Presta Atenção!!!!!

  • por joao, em 14.10.2020 às 07:35

    Tomara que a população acorde, e não reelejam nenhum vereador! Temos novos nomes, e pessoas boas para assumir a câmara. Acredito que essas pessoas precisam de uma chance, já que os que estão atualmente vários já passaram e só estão mamando no salário gordo! Fora!!!

  • por Alfranio Cardoso Melo, em 14.10.2020 às 01:19

    Poeta Pescador será o vereador mais votado em Cáceres seguido do nosso atual Vereador Pastorello. O Poeta será o voto de protesto dessa cidade que se enojou das atitudes dos empregados do Francis (Puxadinho). Já Pastorello será mais votado por que foi o único que fez o trabalho de vereador e fez sérias cobranças. Outro nome que acredito que pela estrutura do partido tem tudo para ser eleito é Odenir Nery por uma questão de partido. Ninguém do DEM consegue ter mais votos que Odenir, está eleito. Outro nome que articulou bem a chapa a seu favor foi o considerado Rosinei Tavares, percebe-se que o PSC tem vários candidatos em vários seguimentos e todos que não passam de 500 votos. Assim o nosso nobre Rosinei basta ganhar desses fracos candidatos que está eleito.

  • por Carlos, em 13.10.2020 às 17:36

    Quem fez um bom trabalho a longo dos anos tem mais chance de ganhar, agora esses que caíram de paraquedas a pouco tempo, querendo ganhar no grito, vai se lascar, " Quem ganhou no grito foi só D Pedro I com o grito de independência ou morte "

  • por Tatiane Santos, em 13.10.2020 às 16:19

    Dia 28 será lançado a CAMPANHA RENOVAÇÃO DE VEREADORES JÁ e a CAMPANHA NÃO REELEJA VEREADORES. Quem teve chance de mostrar serviço 4 anos e não fez, não deve ter mais 4 anos. É só olhar a realidade da cidade.

  • por José Carlos, em 13.10.2020 às 14:47

    É hora de renovar essa câmara.

  • por Eliomar, em 13.10.2020 às 13:12

    Luiz Landim é um homem digno do cargo, poucos tem suas qualidades! Merece não só o meu voto como meu empenho.

  • por Sheriff, em 13.10.2020 às 12:55

    Muitos novatos vão surpreender nessa eleição, um deles é FLÁVIO NEGAÇÃO, aguardem e verá, esses tais analistas políticos, fazem suas previsões , mas se esquecem que o povo acordou, vamos renovar 100% dessa Câmara! Este ano para vereador eu e a minha família iremos de 25025 FLÁVIO NEGAÇÃO.

 
Sitevip Internet