Notícias / Politica

07/10/2020 - 08:10

Projeto de hidrovia do Rio Paraguai ameaça de morte o Pantanal, diz Lúdio

Por Laíse Lucatelli

Fabrício Rodrigues

 (Crédito: Fabrício Rodrigues)
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) alertou que o projeto de hidrovia do Rio Paraguai coloca em risco o Pantanal.

A proposta da hidrovia prevê alterar o curso do rio, tornar o leito mais profundo e aumentar a velocidade de escoamento da água para permitir a navegação de grandes embarcações de carga, principalmente para transporte de soja.

Com isso, o ciclo das águas no Pantanal seria alterado, pois o Rio Paraguai é o principal rio que alimenta o bioma.


“Temos que fazer escolhas. A prioridade é preservar o Pantanal ou vamos continuar reféns desse discurso? A população de Cáceres vem sendo enganada há mais de 30 anos com esse discurso. Será que não está na hora de enterrarmos de vez essa proposta de hidrovia no Rio Paraguai? Essa hidrovia serve a quem? Serve à soja. A hidrovia do Rio Paraguai vai decretar a morte do Pantanal”, afirmou Lúdio.

Lúdio defende que seja fomentada a navegação turística no Rio Paraguai e o ecoturismo no Pantanal. “O Rio Paraguai sempre teve navegação e é importante que a navegação histórica continue. Eu quero ver chalana e ecoturismo no Rio Paraguai. O ecoturismo depende desse modelo de navegação. Mas não podemos aceitar o modelo de navegação que exige destruição do leito do rio, que é o que o projeto de hidrovia prevê, para permitir o escoamento das grandes cargas de soja”, afirmou.

Em audiência pública sobre as queimadas do Pantanal realizada em setembro, Lúdio Cabral reuniu diversos pesquisadores e cientistas, que apontaram a hidrovia como uma das graves ameaças ao Pantanal. Além disso, os pesquisadores explicaram que as hidrelétricas, o desmatamento e a expansão das grandes monoculturas nas nascentes e margens dos rios que alimentam o Pantanal já provocaram alterações no ciclo das águas, com grandes estragos para o bioma. Tudo isso agrava a seca, e uma das consequências é o aumento do fogo descontrolado no Pantanal.

“O fogo no Pantanal é a febre. A doença é falta de água. E por que está faltando água? Primeiro tem o contexto global das mudanças climáticas. Segundo, algo que está acontecendo aqui há bastante tempo, e que altera todo o ciclo das águas: o desmatamento da floresta Amazônica e a destruição do Cerrado para colocar soja no lugar da vegetação nativa. De forma resumida, a floresta produz água e o Cerrado armazena. E tudo isso está sendo destruído”, disse Lúdio.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jorge, em 09.10.2020 às 19:35

    Brilhante deputado petista, disparado o melhor daqui e um dos melhores do país. Para resolver a parada do Rio Paraguai e bioma pantanal, este ano varrido do mapa, pela ignorância de agropecuaristas bolsonaristas que pegaram as suas garruchas para darem tiro no pé. Se ferraram, literalmente, com a pior estiagem da história, pastos rapados no zero e gado só couro e osso efeito estufa local que afugentou as chuvas em plena boca de outubro. Sojicultores só olham para o umbigo deles. São os mesmos que semeiam paraquate, perigoso agrotóxico banido da Europa há 13 anos. Acreditar como neste tipo de mente curta? Falar pra eles que desmate de nascente ou beira de rios ou córregos representam o fim do ciclo das águas e por consequência do pantanal e dos cerrados? Fala mal da China, mas é para lá que remetem sua soja a 1 dólar valendo 5 reais na troca? Bobos, não?! Pobre do povo e do Rio de Cáceres que exala mal cheiro nas mãos da mesma elite empresarial e política, há anos a fio.

  • por José, em 08.10.2020 às 07:38

    Sempre a mesma ladainha. Gritaria e mais gritaria. Agora estudos sérios e transparentes NÃO TEM!!!! Dragagem é feito em alguns pontos do rio, não é em toda a extensão do rio paraguai. Inclusive a dragagem é realizada sempre e com licenciamento do IBAMA desde 1988. Eu não me lembro de varias enchentes desde então, assim como varias secas. Então nem dragagem e nem navegacao de comboios tem o poder de alterar a natureza do rio Paraguai. Para de falar besteira e vai estudar!!!!

  • por Paulo Renato, em 07.10.2020 às 21:21

    Petista é tudo igual. Sempre com solução que leva nada à lugar nenhum. Nunca conseguiu um centavo pra proteger o sistema do pantanal nessa região e agora vem com esse papo. ..Falar nobre Deputado. Até papagaio fala.

  • por Bn, em 07.10.2020 às 18:50

    aumentar os gastos com pessoas fiscalizando para que?

  • por silva, em 07.10.2020 às 16:32

    A POPULAÇÃO TEM QUE ESCOLHER O PROGRESSO OU A NATUREZA, NÃO PRECISA SER INTELIGENTE NESTA EQUAÇÃO. EXEMPLO DA SUPER TEMPERATURA E A SECA, COM CERTEZA É DEVIDO AO DESMATAMENTO, E CONTINUEI DESMANTANDO VAMOS VER ONDE VAMOS PARAR!

  • por joao, em 07.10.2020 às 13:39

    Senhor deputado porque não busca verba ou ajuda para aumentar o quadro da policia ambiental, sema e os demais órgãs para fiscalizar realmente os rios do MT! O que precisa são de pessoas para trabalhar, barcos para auxiliar e mais fiscalização. É uma vergonha o numero de pessoas que fiscaliza o rio paraguai , eu mesmo morador de cáceres só vejo fiscalização na época que abre a pesca.

  • por José Mesquita, em 07.10.2020 às 13:14

    Boa Deputado!!!

  • por Alberto, em 07.10.2020 às 10:49

    Cáceres precisa urgentemente decidir a sua vocação. É uma cidade que pretende intensificar o turismo ou tornar-se uma cidade portuária para transportar soja que não produz? Se aumentarem a vazão do rio abaixo, aí que vamos ver secas jamais vistas.

  • por Janjão, em 07.10.2020 às 09:54

    Difícil concordar com peteba mas dessa vez ele está correto.

  • por Carina Souza, em 07.10.2020 às 08:47

    piada esse deputado! fala sem estudo algum!

 
Sitevip Internet