Notícias / Direto da Fonte

05/10/2020 - 15:18 | Atualizado em 05/10/2020 - 15:55

Arrogância

Por Da Redação

O destaque político da semana foi sem duvida nenhuma o áudio do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), que tomou as redes sociais. Nele, ele tranquiliza seus aliados dizendo que vai ganhar a eleição de prefeito de qualquer maneira. A arrogância padrão Francis não surpreendeu, porém o fato de ele afirmar que vai ganhar de qualquer jeito nos remete a possibilidade de ele vir a usar de meios ilegais para vencer a disputa. Isso deixou os adversários em alerta.
 
Campanha
 
Por falar em adversário, tirei a semana para analisar as redes sociais e mídias dos candidatos a prefeito e seus apoiadores em Cáceres e me surpreendi aos constatar que três deles simplesmente estão ignorando o candidato do prefeito Francis Maris (PSDB), Paulo Donizete (PSDB) e estão focando suas criticas a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PBS). Na coluna anterior já havia comentado que o grupo do prefeito também ignora James Cabral (PT), Takao Nakamoto (PRTB) e José Eduardo Torres (PSC) e mira em Eliene.
 
Jogo
 
Pelas posturas adotadas pela maioria dos partidos de Cáceres que possuem candidatos próprios a prefeito já dá para prever como será a campanha. Vão deixar as proposta de lado e centrar fogo no líder das pesquisas. Estratégia velha e simples que na maioria das vezes não funciona. Boa parte do eleitorado tende a seguir a máxima do votar em quem vai ganhar para não perder o voto.
 
Ferro
 
Junior da JR Publicidade foi a primeira pessoa conhecida na cidade a ser advertido pela justiça por conta da divulgação de Fakenews relacionadas às eleições municipais. Está proibido de divulgar nos grupos que participa de qualquer tipo de pesquisa sem o devido registro na justiça eleitoral. Os próximos que devem ficar famosos são o pessoal do ‘fogo amigo’, que estão em uma campanha de fakenews para derrubar o vereador Cézare Pastorello (SD). Por falar na turma do ‘fogo amigo’, apesar da insistência equivocada do deputado federal doutor Leonardo (SD), Juju Cardoso não será candidato a vereador. Está inelegível por causa da Lei da Ficha Limpa, o que ainda pode barrar outros candidatos.
 
Desilusão
 
Como presidente de partido não consegui montar uma chapa grande de vereadores. Faltou articulação e tempo para fazer isso já que assumi a legenda a pouco tempo. Mas uma coisa eu não fiz para conseguir filiações e candidatos a vereador. Mentir e omitir aos candidatos que haveria ajuda financeira para a campanha. Com o registro das candidaturas muitas máscaras caíram e desanimaram muitos candidatos que inclusive entraram na campanha pera levantar um troco fácil. Tem santinho, gasolina, cabo eleitoral em pouca quantidade e propaganda no radio e tv, mas não tem dinheiro. Quem quiser investir vai ter que fazer isso do próprio bolso.
 
Profissional
 
Por outro lado, não custa lembrar que também não adianta ter dinheiro e não saber usar. Nos últimos trintas dias fui procurado por vários candidatos a vereador e a todos disse que ganhar uma eleição é coisa para profissional. Você tem o voto do arranque, que é de graça, mas para atingir os votos necessários terá que planejar e ter uma estrutura. Além disso, candidato é para pedir voto, então será necessário montar uma equipe para executar a campanha. Resumindo, tudo isso custa grana.
 
Recurso
 
E para complicar ainda mais a situação, empresários estão impedidos de fazer doações como pessoas jurídicas. As doações tem que ser pessoais, devem constar nas prestações de contas dos candidatos. Futuramente, essa doação tem que constar na declaração de Imposto de Renda do doador. O problema é que em um País onde ninguém quer pagar imposto ao governo, muita gente vai deixar de doar formalmente. Infelizmente, o caixa dois, ou recurso não declarado, vai continuar.
 
Tradicional
 
Por mais que eu diga e escreva que a campanha é curta e por conta do coronavirus ela terá que ser concentrada na internet e redes sociais, a maioria dos candidatos não está se satisfazendo com isso. Marcos Ribeiro (PSDB), Nael Sonaque (DEM) Marcão (PSDB) Professor Jardes (PDT), e Thomas Canellas (DEM), estão loucos para chegarem os santinhos para saírem distribuindo. Pelo jeito vai ser difícil acabar com o modo tradicional de pedir votos.

Colegas

Irmão Gomes (Cidadania), Franco Valério (PROS), Zeca (PROS), Manga Rosa (PSB) Café no Bule (DEM) e o considerado João Arruda (PSB), são alguns dos corajosos colegas que vão encarar a disputa para vereador em Cáceres. Acho que vou me mudar de Cáceres sem ter essa coragem, por isso desejo sorte aos colegas.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet