Notícias / Cidade

27/09/2020 - 08:23

Comunidade surda de Cáceres lança vídeo em comemoração ao dia nacional

Por Folha 5

Folha 5

 (Crédito: Folha 5)
 
A Comunidade de Surdos de Cáceres lançou um vídeo que conta sobre o setembro azul, mês que marca uma importante data para a Comunidade no país. O mês é uma importante data que reconhece lutas diárias da Comunidade surda no país. Elizandra, moradora de Cáceres que foi foi eleita musa em 2018 conta como é os desafios de romper as barreiras da comunicação na cidade.
 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas. Mais de 10 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva. A Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez até 2050. 
Em Cáceres, a comunidade surda é composta por mais de 100 pessoas.
 
LIBRAS

A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua de sinais usada por surdos em todo o país e deve se esclarecer que a Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte.

A Lei 10.436/2002 foi sancionada em abril de 2002 e reconhece a Língua Brasileira de Sinais como forma legal de comunicação e expressão. O artigo 2º estabelece que os serviços públicos devem apoiar seu uso e difusão.

Além disso, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) e a Resolução 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelecem que a propaganda eleitoral gratuita na televisão deverá utilizar, entre outros recursos, subtitulação por meio de legenda oculta, janela com intérprete de Libras e audiodescrição e também asseguram à pessoa com deficiência o direito de votar e ser votada, inclusive com a garantia de que os pronunciamentos oficiais.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Steffnay natalha Nascimento da silva, em 27.09.2020 às 13:29

    Eu quero participar com o senhor papai Noel quero ganhar presente

 
Sitevip Internet