Notícias / Educação

22/09/2020 - 16:00

Professor do IFMT Cáceres publica experiência de pesquisa no pantanal em livro organizado por pesquisadores da USP

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
"Educação ambiental com pescadoras/es tradicionais no pantanal de MT: uma pesquisa dialógico-crítica" é título de pesquisa resultante do doutorado do professor do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo,  Silvano Carmo de Souza publicada no Livro intitulado "Diálogo e transição educadora para Sociedades Sustentáveis". 

A obra organizada pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo, Rafael de Araujo Arosa Monteiro, Marcos Sorrentino e Pedro Roberto Jacobi será lançada nesta terça-feira (22.09), às 17 horas, horário de Brasília- em evento virtual aberto à participação de todas as pessoas interessadas.

Com e emissão de certificado e inscrições gratuitas pelo site  http://bit.ly/livrodialogo2, o evento será transmitido por meio da plataforma Google Meet com link enviado após confirmação de inscrição.

O título do professor do IFMT em autoria conjunta com o pesquisador/orientador Amadeu Logarezzi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a bióloga Claudia Sala de Pinho, do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e o biólogo Rogério Costa, do Instituto Chico Mendes é fruto de pesquisa de educação ambiental na perspectiva dialógico-crítica com base nos pressupostos teóricos metodológicos de Paulo Freire, Jurgen Habermas e Ramón Flecha, experienciada no cotidiano com pescadoras e pescadores de comunidades tradicionais pantaneiras da região de Cáceres – MT que desenvolvem a pesca artesanal.

A obra

Organizado em três partes 'Teoria e Métodos', 'O diálogo na interface Educação e Ambiente' e 'Pesquisas e Ambiente', o livro é composto por 20 capítulos e 38 autores e aborda concepções teóricas e metodológicas de Educação Ambiental que tem como princípio fundante o Diálogo. Com apoio editorial do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo IEE-USP, a obra lançada pela editora Na Raiz, São Paulo, 2020, conta com o apoio financeiro da Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP e com contribuições e prefácio do escritor Carlos Rodrigues Brandão.
Em versão digital, o livro ficará disponível gratuitamente, a partir desta terça-feira (22.09) no site: https://editoranaraiz.wordpress.com/livros

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Prof. Humberto, em 23.09.2020 às 07:01

    Silvano. Sua história de lutas e superação nos ensina o caminho da humanidade. Todo o sucesso na sua caminhada de vida!

  • por Tato Giraldelli, em 23.09.2020 às 06:49

    Parabéns Silvano.sucesso

  • por LEANDRO LACERDA DIAS, em 22.09.2020 às 18:20

    Parabéns Prof. Silvano, pelo seu esforço e dedicação...

  • por Regis, em 22.09.2020 às 16:46

    Parabéns Professor Silvano.. Este livro é o iceberg de uma caminhada de muitas idas e vindas que ultimamente estão sendo ignoradas e não valorizados por muitos de nossos governantes... Sucessos... suas pesquisas são riquíssimas e um bálsamo em tempos de negaciosismo...

 
Sitevip Internet