Notícias / Cidade

12/09/2020 - 11:26 | Atualizado em 12/09/2020 - 11:37

Baia de Cáceres pode secar em uma semana

Por Jornal Oeste

Ronivon Barros

 (Crédito: Ronivon Barros)
De acordo com militares da Marinha ouvidos a pouco pelo Jornal Oeste, se não chover em uma semana, embarcações ancoradas na Baia do Malheiros, não terão acesso ao rio Paraguai pela orla de Cáceres.

Eles inclusive alertam para os proprietários retirem suas embarcações agora se quiserem ter acesso ao rio nos proxímos dias.

Ao contrário de que muitos imaginam, não é o rio que passa pela orla no centro de Cáceres e sim uma baia que erronêamente é chamada de Baia do Malheiros. O nome correto é Baia de Cáceres.

A Baia do Malheiros fica após a praia do Daveron e vai até o Iate Clube.

A longa estiagem que já dura mais de 100 dias deixa o rio Paraguai, na região de Cáceres, cada vez mais seco. O volume de água do rio, medido pela Agência Fluvial, localizada no centro da cidade, próximo a Praça Barão do Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, era de 60 centímetros.

Um centímetro a menos que no dia anterior e 38 centímetros, no dia 11 de setembro do ano passado, quando estava com 98 centímetros. Embora, não haja confirmação pelos órgãos competentes, as informações são de que, é uma das maiores secas do rio dos últimos 30 anos.

O baixo volume de água no leito do rio também dificulta a navegação.

A Agência Fluvial alerta para que os navegantes façam o uso da hidrovia com cautela.

Nessa época são comuns bancos de areia, ao longo do rio, que podem provocar acidentes, com encalhe das embarcações. (Com Sinézio Alcântara)

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por JARBAS PIRES, em 13.09.2020 às 00:07

    Já foi dito e redito esse estreitamento da BAIA que hora agente ver e já foi reclamado pro inúmeras vezes para que fosse feita dragagem, pois esse calado foi fruto do ser HUMANO e não da NATUREZA . Então porque não desobstruir o canal pra que haja melhor vasão de água pra BAIA. DENIT POR FAVOR UMA VEZ NA VIDA ACORDE PRA REALIDADE

  • por Rosemeire, em 12.09.2020 às 23:17

    Olha as consequências do fenômeno...gente do céu, o caso é mais grave se não chover, os peixes necessitam da água, nós precisamos

  • por Araújo, em 12.09.2020 às 13:38

    Daqui 10 anos...Passe passar asfalto na baía. Senhor Daveron deve tá remoendo no caixão...

  • por cacerense em busca de progresso, em 12.09.2020 às 12:59

    Aterraram a margem da baia com cascalho para aumentar a praia e no período chuvoso o cascalho vai pro leito da baia aterrando a mesma, o correto e retirar o terro que fizeram no passado sem nenhum projeto. Cade os órgãos ambientais e o PME para fazerem um projeto em parceria com a Unemat, para salvar a baia.

  • por José Mesquita, em 12.09.2020 às 12:19

    Vixi, melhor pesquisarem sobre esses nomes p/evitar confundir o povo. Baía do Malheiro é essa aí do cais mesmo. A baía em frente o Iate, sempre foi conhecida por baía do Filipinho. Aliás, sugiro que estudem o porquê do nome Porto da Manga e Baía do Malheiros. Aí vcs chegarão a conclusão que o informado na matéria com relação aos nomes é equivocada.

 
Sitevip Internet