Notícias / Educação

08/09/2020 - 07:37

Seduc põe fim em eleições que definem diretores de escolas e gera revolta em servidores

Por Amanda Caroga

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), suspendeu as eleições para a função de Diretor das escolas públicas do Estado, gerando mais um conflito com os servidores da Educação.

Conforme a Portaria de n° 454/2020 publicada no Diário Oficial do Estado, que circulou nesta sexta-feira (4), caberá ao governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), designar de forma privativa a nomeação dos servidores para o cargo.

No documento assinado pela secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, é enfatizado que a jurisprudência da Suprema Corte entende que os Diretores são considerados cargos de confiança/comissionados. No entanto, a mudança não agradou a categoria, que justificou que retirar o direito da comunidade escolar votar em seu gestor é antidemocrático.

“Essa decisão é o fim das gestões democráticas nas escolas públicas de Mato Grosso, quando eu vi, não acreditei, vão transformar a direção das escolas em cabide de empregos”, disse uma professora da rede pública que preferiu não se identificar.

De acordo com a Portaria, em seu Art. 1° ficou resolvido que, será criada uma Comissão, comandada pela Superintendente de Gestão Escolar (SUGE), Rosangela Maria Moreira, com a finalidade de criar requisitos para a designação dos servidores para os cargos.

A substituição dos gestores passará a valer a partir do dia 01 de janeiro de 2021, visto que, o mandato dos atuais Diretores se encerram no dia 31 de dezembro de 2020.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Denio, em 08.09.2020 às 21:54

    Na verdade oque aconteceu foi que os governadores entraram com pedido de medida ao supremo para garantir o cabresto pois sabe ele que a comunidadecesta sempre procurando os gestores assim está sendo no munícipio aonde vai ter o voto do cabresto está voltando os coronéis.

  • por Pessoa, em 08.09.2020 às 16:26

    A Seduc não põe fim às eleições, como diz o título da matéria e sim uma ordem do STF simples

  • por Rodrigão, em 08.09.2020 às 14:30

    Desde 2017 as escolhas para diretor São feitas desta forma. So agora a "categoria de professores" são contra? Piada pronta. Isso é por causa da época a eleição. Vai vendo. ....

  • por Luis Antunes, em 08.09.2020 às 13:04

    Sou professor e essa foi a melhor decisão tomada pelo STF. DIRETOR é cargo de confiança e não cargo disponível a sindicatos.

  • por Carlos, em 08.09.2020 às 11:45

    Esse caso foi decidido pelo STF, então tem que pressionar o congresso pra mudar a lei e reverter o caso, ficar aí fazendo politicagem não vai levar a nada, tem alguns diretores eleitos que deixa muito a desejar,e se o diretor fazer um bom trabalho, mesmo nomeado tem que dar apoio a ele, e não fizer, a comunidade escolar pode fazer pressão e reivindicar outro para assumir o cargo, tem diretor que não foi eleito e faz um bom trabalho

  • por Bruno, em 08.09.2020 às 11:31

    Wellington, decisao de STF ou nao, vai virar cabide de emprego, vota em mim que te coloco na direção, ou vc acha que isso nao vai acontecer?

  • por Wellington, em 08.09.2020 às 10:12

    qualquer um que acompanha minimamente os noticiarios sabe que foi decidido pelo STF essa questão. Não cabe discussão.

 
Sitevip Internet