Notícias / Cidade

04/09/2020 - 09:49

Prefeitura de Cáceres se recusa a implantar verba indenizatória aos profissionais de saúde que estão na linha de frente da pandemia

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
            Em julho deste ano, a OAB Cáceres, em conjunto com suas Comissões Temáticas protocolou junto à Câmara Municipal, e na Prefeitura, pedido para a criação de verba indenizatória extraordinária aos profissionais de saúde municipais que estão na linha de frente do combate à pandemia da COVID-19.

            Após todo o trâmite do pedido realizado pela Ordem dos Advogados, o Executivo de Cáceres, informou à Câmara Municipal, que no atual momento é inviável a criação da verba extraordinária indenizatória, pois o Município tem sofrido grave crise econômica em razão da queda de arrecadação.

            A verba extraordinária sugerida pela OAB, baseou-se em leis de alguns municípios do Estado Mato Grosso, como Juscimeira, Alta Floresta, Sorriso, Diamantino, e outros. Além disso, no âmbito estadual, o próprio Governo do Estado sancionou a Lei nº 667 que garante aos profissionais de saúde do Estado o recebimento da verba indenizatória, enquanto durar o estado de calamidade pública da pandemia, regulado pelo Decreto 424 de 2020.

            No entanto, em Cáceres, na contramão do que vem sendo adotado no país, e no Estado, o Executivo Municipal decidiu negar a implementação dessa verba aos profissionais da saúde do Município, com a frágil alegação de que há inviabilidade econômico-financeira.

            Ao contrário do que alega o Município, e já foi noticiado aqui neste jornal, a Prefeitura tem hoje em sua conta o total de treze milhões de reais, apenas para o combate a pandemia e na data de 31.07.2020, o saldo total das contas municipais era de R$ 43.477, 538, 56 (quarenta e três milhões, quatrocentos e setenta e sete mil, quinhentos e trinta e oito reais e cinquenta e seis centavos), porém em nome de uma suposta responsabilidade fiscal, se nega a implementar a verba indenizatória tão necessária aos profissionais de saúde em Cáceres.

O que o executivo municipal pretende fazer com esse dinheiro? Em momento em que o próprio prefeito quer decretar novo lockdown em face do aumento demasiado de contágio, por que não usar esse dinheiro efetivamente para o combate à doença, ou, ao menos, retribuir os profissionais de saúde que estão se colocando sob risco e, muitos, se contaminando e, infelizmente, morrendo?

            A exposição de motivos protocolada pela OAB Cáceres baseou-se justamente na garantia de direitos fundamentais que devem ser implementados aos profissionais de saúde em seu ambiente de trabalho, tendo em vista que a exposição deles ao vírus é enorme, tendo ocorrido, inclusive, a morte de três profissionais de saúde em nossa cidade.

            Assim, ao que parece, Cáceres não retribuirá por meio do pagamento da verba indenizatória, todo o estresse, cansaço, e risco que os profissionais de saúde municipais têm passado todos os dias ao deixarem suas casas e irem trabalhar. Uma verdadeira tristeza para a cidade, já que apenas aplausos não são suficientes para garantir a eles um mínimo de dignidade.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ana Maria, em 04.09.2020 às 22:25

    Em Cáceres costumam ignorar tudo o que trata de direitos de servidores e funcionários. Bom saber que decisão judicial não se descuti e tem de cumprir!Ainda bem que daqui dois meses teremos uma renovação com a eleição de novo Prefeito.Queremos um administrador competente, principalmente mais humano, que respeite os servidores.

  • por Chico Bento, em 04.09.2020 às 21:08

    Francis se preparando pra fazer PAULO DONIZETE passar a maior vergonha da sua vida. A resposta é certa, um prefeito que nem o JUDICIÁRIO para ele, vc acha que a população quer novamente ? Tenho pena é do Paulo que irá expor seu nome ao ridículo. Francis foi desmentido com louvor por CESARE PASTORELLO e queira ou não é o melhor vereador da câmara, pena que existem uns MACEDOS, ZACARCKINS, DENIS, BARONIS, E ELZAS, ELIAS, ALENCAR pra dar suporte a toda forma de DITADURA QUE CÁCERES VEM ENFRENTANDO !

  • por Paulo Leal, em 04.09.2020 às 14:00

    Sinceramente, se a prefeitura solicitou autorização legislativa para uso dos 13 milhoes para a folha de pagamento é porque de fato necessita deste dinheiro para tal finalidade. Vale ressaltar ainda, que esta verba veio da União para livre uso, entenderam??? LIVRE USO, ou seja, esta verba não é para uso exclusivo e obrigatório para o Codiv-19. Antes de criticar, leiam e estudem sobre o tema. Oposição usar esse tema para politicagem até vai, agora um meio de comunicação??? é brincadeira.

  • por Adélia, em 04.09.2020 às 11:50

    Mas para fonte na praça acham dinheiro, né? Para pagar show de sertanejo (que certo candidato prometeu que nunca iria gastar dinheiro público) também chove emenda parlamentar, né? Pois bem, agora é hora de assumir as consequências do voto. Em vez de reclamar, pense bem em quem vai votar nas próximas eleições. Não pense que as prioridades vão mudar, se votar nas mesmas pessoas.

 
Sitevip Internet