Notícias / Cidade

01/09/2020 - 15:29

Chefe do INSS de Cáceres morre de Covid e jornalista presta homenagem

Por João Arruda

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Lá ainda minha infância Deus oportunizou a mim conhecer e desfrutar de amizade longa com a pessoa de Odix Justinho Petronilio. 

Sempre de sorriso largo e na face estampada o gesto de boa vontade. 
Uns dois anos mais experiente que eu. 

Odix prestou serviço ao Exército Brasileiro em Cáceres MT. 

Posteriormente foi Office boy no Escritório da contadora Laíze Cintra. E,  de lá ingressou no INSS, num concurso público,  no qual ofertou aos usuários da Previdência Social,  senão a melhor safra de abnegados servidores,  com toda certeza esses aprovados no certame de 1982 (salvo engano) são emblemáticos sem exceções aos que já partiram e os que ainda permanecem. 

Essa seleção de servidores públicos que traz em suas ações a essência da palavra servir,  Odix Justinho,  merece um especial destaque, dado a sua origem emergida de gente simples como a senhora Camila Cáceres,  seus irmãos Oderil, João Sidney e outros. 

Todavia o que sempre distinguiu Odix no exercício de seu mister foi a atenção com os velhinhos,  com as senhoras enfim com aquele povo que ali recorria à busca de auxílio previdenciário. 
Dono de uma memória extraordinária,  quando sentávamos para uma rodada de prosa. Ele dizia João Benedito Alves de Arruda,  filho de dona Felicidade da Costa Arruda e do poconeano João Alves de Arruda, e aí descortinava toda a minha parentela dando nomes  e sobrenomes. 

Odix partiu deixando um legado que orgulha seus parentes , sua legião de amigos,  sobretudo seus colegas de Instituição da Previdência Social. 

Sabe amigos encerro aqui,  pois tudo quanto eu conseguir lavrar referindo a esse ser humano incrível,  não conseguirei homenageá lo à altura dos seus inestimáveis préstimos a sociedade cacerense. 

Há quatro semanas sentamos juntos eu ele, Rubens Macedo e Brasilino Campos, aquele dia despedi sem que saber desse meu grande amigo conterrâneo pantaneiro irmão Odix Justinho Petronilio. 

Comentários

inserir comentário
21 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Grazielly (Grazy), em 05.09.2020 às 12:20

    Hoje estou criando forças para passar aos nossos filhos Matheus e Kamilinha, exemplo de pai extraordinário, filho muito cuidadoso, irmão dedicado, foi meu companheiro 12 anos, meu amigo, meu confidente, meu cúmplice e acima de tudo meu alicerce, meu porto seguro. Quem dera se por um descuido Deus permitisse que vc voltasse novamente. Eu estou criando força dia a dia para seguir sem vc, para me pegar para levar ao trabalho, sem poder ouvir vc brigar comigo. Tudo que vc João escreveu e toda e pura verdade. Saudades de vc Odix

  • por Valdeir Marra, em 04.09.2020 às 12:33

    Não poderia deixar aqui de lamentar a perda do meu amigo Odix de longas datas, pessoa amiga, humilde e de uma vontade de ajudar as pessoas menos favorecidas, perdemos um ser humano de grandes valia....

  • por Ivair Pereira da Silva, em 03.09.2020 às 19:03

    É com pesar que recebo esta informação, peço que Deus o receba e conforte aos corações dos amigos e familiares que ficaram. Em 2004 ele foi meu primeiro chefe, dedicado ao serviço, foi educado no exército me ensinou os primeiros passos nos benefícios previdenciários. Passou por várias APS e até Gerente executivo de Sinop/MT. Guardo ótimas lembranças do amigo e de ótimo chefe, me ensinou muito. Meu prezado Marco, pode me dizer o que ocorreu? Um forte abraço e extensivo à família. Ivair Pereira da Silva

  • por Helia Valerio, em 03.09.2020 às 10:53

    Conheci o Odix em Juína, quando trabalhei lá e ele era gerente executivo de Sinop. Pessoa tranquila e mto sábia. Prestou um excelente trabalho ao INSS . Uma perda lamentável. Que Deus abençoe e console a sua família e amigos!

  • por Joaquim melanio, em 02.09.2020 às 13:06

    Vá em paz meu amigo, de fato foi um grande ser humano que sempre fez questão de ajudar os seus próximos, que Jesus conforte os seus familiares.

  • por Luciano André Viruel Martinez, em 01.09.2020 às 23:17

    Um grande amigo!! Fiel, companheiro, cuidadoso, meu primeiro amigo em MT!! Sentiremos muito sua falta!! Vc marcou sua passagem pela Terra!! Vai com Deus meu amigo!! Luciano Martínez e família!! ????

  • por Lauren Petronilho, em 01.09.2020 às 20:56

    Lesongeada ao ver quanta adimiraçao e reconhecimento de um homem especial meu tio Odix , admirável por sua sabedoria, alegre e espontâneo, quanto amor temos , e hoje a dor, obrigada amigo do tio(jornalista)linda sua homenagem.

  • por GILMAR LUIZ ZANATTA, em 01.09.2020 às 20:00

    Tive o prazer de conhecer e conviver por um breve período, grande homem que hoje perdemos para este vírus, que Deus lhe reserve um lugar a seu lado e conforte seus filhos esposa e amigos. Vai em paz meu amigo

  • por Manoel Rosa, em 01.09.2020 às 19:31

    Boa noite!!! Amigos tive o prazer e alegria de ser compadre do Odix, sou o padrinho da Camilinha, trabalhamos cerca de 37 anos na Previdência, quando estive na Superintendência do Órgão a qual servimos, meu compadre sempre foi meu apoio. Todas as designações sempre foram executadas em atos de escol, homem íntegro, família e muitos princípios , seu prazer era atender e solucionar os entraves dos benefícios.. Sentiremos a sua falta, que Deus o receba em um Bom lugar, pois material para construir o seu Lar definitivo no Oriente Eterno, era por ele enviado em abundância. Vai com Deus meu amigo/irmão Manoel Rosa

  • por Jusliwedder morais, em 01.09.2020 às 17:58

    Amigo sentirei saudades...sem palavras... Muito triste mesmo...A família previdenciária de Mato Grosso enlutada e triste, nesta data presta mais homenagens e boas lembranças de ti meu amigo, de forma íntima, velada, dentro de cada um de nós... e a sociedade Mato-Grossense também sente esta perda posto que perdemos um guerreiro, corajoso, valente que nunca fugia a luta... Saudades eternas, e que o Sr. Nosso bom Deus e Jesus Cristo o acolha é sabemos que o céu está em festa com sua presença, se alegrando agora com sua inestimável presença, sorriso e brincadeiras... Já aqui ficamos cada um de nós da família previdenciária com um pedaço a menos de quem somos com a sua ausência. Deus no controle sempre. A família e parentes minhas cinceras condolências.

Mais comentários
 
Sitevip Internet