Notícias / Direto da Fonte

31/08/2020 - 15:40 | Atualizado em 31/08/2020 - 16:33

Fechamentos

Por Da Redação

Os três primeiros fechamentos com vistas à eleição municipal em Cáceres causaram um alvoroço no meio politico. A improvável união dos arquirrivais DEM de Adriano Silva e PSDB do prefeito Francis Maris (PSDB), certamente foi a mais surpreendente. O alinhamento do PDT com o PSB da vice-prefeita Eliene Liberato Dias foi tranquilo, pois o partido de Leonel Brizola nunca foi oposição a Eliene. O terceiro acordo noticiado hoje pelo Jornal Oeste, entre o PSC de Jose Eduardo Torres e o PV de João Mario Maldonado, pode não dar certo. A vaidade e a disputa pela cabeça de chapa devem ser os motivos. O PSC poderia ser o protagonista da eleição deste ano, se a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira fosse a candidata à prefeita. Como sempre digo, a vaidade deixa o ser humanado cego.
 
Gritaram
 
Os vereadores do PTB, Rubens Macedo, Alvasir Alencar, Denis Maciel, Wagner Barone e Valter Zacarquim, estariam tentando tirar Anelise Silva de uma eventual pré-candidatura de vice de Paulo Donizete (PSDB). Eles querem emplacar o veterano Masato Nakahara, que já foi vice de Ricardo Henry. Demoraram para fazer esta articulação. Os Campos e Nilson Leitão (PSDB) já amarraram essa vice para o DEM.
 
Apoios
 
A expectativa para esta semana são os fechamentos de apoios. Apesar do choro pela vice, o PTB deve ir de arrasto com Paulo Donizete. Já Eliene Liberato Dias (PSB), deve anunciar na próxima quarta-feira, 2, o apoio de ao menos cinco partidos. Nesta semana, ela também deve ganhar o apoio de peso do deputado federal doutor Leonardo (SD). Por falar em apoio de peso, as duas pessoas de maior confiança do prefeito Francis Maris (PSDB), um da prefeitura e outro do grupo Cometa, são os mais empolgados cabos eleitorais da vice-prefeita, que também tem a simpatia do braço empresarial que apoiou as duas eleições do prefeito Francis Maris (PSDB).
 
Novatos
 
Sem experiência em negociação política, Taisir Karin (PSD), João Mario Maldonado (PV), José Eduardo Torres (PSC), Takao Nakamoto (PRTB), Valdecir Rodrigues (Patriota), ou se juntam ou vão gastar dinheiro e passar vergonha em novembro. O quadro eleitoral está praticamente definido. Vão as urnas, James Cabral (PT), em um projeto de reestruturação da sigla, Paulo Donizete (PSDB), para fazer palanque para o candidato a senador Nilson Leitão (PSDB) e Eliene Liberato Dias (PSB), que ganhou a confiança de várias lideranças políticas após romper com o desgastado prefeito Francis Maris (PSDB). Ela e o ex-prefeito Túlio Fontes (PV), que não disputará a eleição, lideram a preferência do eleitor em medições encomendadas por várias lideranças, dentre elas, o próprio Francis.
 
Convenções
 
Começou hoje o período de convenções partidárias que seguem até o dia 16 de setembro. Os partidos precisam divulgar os editais de convocação ao menos oito dias antes. O TSE recomenda que seja feita pela internet por causa do coronavírus, porém a maioria dos partidos deve fazer de forma presencial com medidas de segurança. Estes são os casos do PTB e do PDT que vão realizar suas convenções na Câmara de Vereadores de Cáceres. A do PTB será dia 14, das 8h às 12h. Já a do PDT, será dia 15, das 19h às 22h. Na convenção se confirma os nomes dos candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito. Este não haverá coligação para vereador, somente para prefeito. Partidos que não possuem candidatos a prefeito e a vice deve fazer constar em ata. Também devem constar na ata os nomes dos candidatos a prefeito e a vice que forem receber apoio da legenda.
 
2022
A eleição municipal vai fazer renascer uma rivalidade política ferrenha. O prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), voltará a ser adversário político do deputado federal doutor Leonardo (SD), em 2022. A rusga renascerá por dois motivos. Um porque o prefeito quer seguir a carreira política e outro porque Leonardo apoia a pré-candidatura da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Já escrevi aqui que Francis vai a concorrer a deputado federal para derrubar Leonardo em 2022.
 
Futuro
 
O próximo deputado estadual de Cáceres, em 2022, tem grandes chances de eleger se tiver apoio do próximo prefeito e do deputado federal doutor Leonardo (SD). Para isso acontecer, ele terá participar da eleição deste ano e ajudar na eleição do próximo prefeito.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joao do Correio, em 04.09.2020 às 11:27

    Todo mundo querendo ser vice da vice!!!!

  • por Abel Donato, em 01.09.2020 às 20:37

    Esqueceram propositadamente do pré candidato do Podemos 19, Dr.Sérgio Arruda. Acredito que merece ser citado porque tem que ser justo com todos os que pretendem disputar a eleição para o Executivo municipal. Já por outro lado, espero que não votem no Leitão e nem em Fávaro, vamos mudar votando em outro para tentar melhorar a representatividade do Estado no Senado Federal.

  • por Gh, em 01.09.2020 às 18:50

    Temos que saber em quem estamos votando. Pesquisem sobre o seu candidato, a internet fala tudo, ninguém esconde nada... Lugar de bandido é na cadeia e não na tela da urna.

  • por Ocacerense, em 01.09.2020 às 08:06

    Donizete servirá de Palanque para a ala mais PODRE da política nacional! Quem é NILSON LEITÃO? Simples pesquisa no site do STF - Inquérito nº 3711/2013: - É alvo de inquérito que apura corrupção passiva, referente aos esquemas de corrupção entre a empreiteira Gautama e administradores públicos no município de Sinop (MT), à época em que o parlamentar era prefeito. Em 2007, ele chegou a ser preso preventivamente na Operação Navalha da Polícia Federal, que investigava o mesmo caso. Sem falar que vai ser financiado pelo Francis! ACORDA MEU POVO!

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 31.08.2020 às 22:58

    Esses vereadores sao bostas fora ndo vaso. Tantas pessoas de pesos para vice, querem lancar esta Anelise,pessoa totalmente desconhecida. sem cacife algum, estao lancando a mesma somente porque e a viuva do Adriano, estao de brincadeira com a politica de caceres

 
Sitevip Internet