Notícias / Saúde

29/08/2020 - 09:32

Francis volta a culpar a população pelo avanço do coronavírus em Cáceres

Por Wesley Santiago

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O prefeito de Cáceres (220 quilômetros de Cuiabá), Francis Maris Cruz, que deverá decretar nos próximos dias um lockdown mais rigoroso na cidade afirmou que é a favor de prender pessoas que descumprem as regras de isolamento social e biossegurança para conter o novo coronavírus. Porém, segundo ele, a orientação do comando da Polícia Militar vai contra o seu pensamento. Além disto, ele pontuou que a culpa por novos fechamentos é exclusivo da população.

“É uma situação de calamidade e, por mais que peçamos para que a população não se aglomere, não adianta. Se você for domingo aqui nas praias de Cáceres, vai ver duas mil pessoas aglomeradas. Entendemos que com o calor é difícil, é natural do ser humano, mas esta aglomeração faz crescer demais o número de casos, o que já está acontecendo na nossa cidade”, explicou ao Olhar Direto.
 
Segundo o prefeito, outro ponto de bastante aglomeração são as agencias bancárias. “A fiscalização chega e encontra as pessoas todas aglomeradas, até sem máscara. A Polícia Militar arruma tudo, deixa certo, mas depois que sai desorganiza tudo novamente, o desrespeito volta”.
 
O prefeito preparar um lockdown mais rigoroso na cidade, caso a situação continue a seguir neste direção de acréscimo de casos, até com o fechamento de farmácias, que funcionarão somente por delivery. Questionado sobre a possibilidade de aplicação de multas em pessoa física, ele afirma que a situação é bastante complicada.
 
“Eu sou favorável a prisão das pessoas que desrespeitarem. Mas as Polícia Militar tem instrução do comando para que não faça detenção por desrespeitar as medidas. Temos que respeitar e conviver. Sabemos que vai contaminar, que teremos problemas, mas estamos em um pais democrático”, disse Francis.
 
O prefeito ainda acrescenta que não seriam necessários decretos e medidas rígidas se a população colaborasse. “Se todos fizessem sua parte, usassem máscaras, não aglomerassem, não precisava disto, de prejudicar a economia, fechar tudo. A culpa é da própria população. Depois de tanto tempo, parece que relaxou. As pessoas acham que não vão pegar mais e isto não é verdade. Os casos voltaram a crescer, assim como as mortes”.
 
Novo lockdown
 
O prefeito de Cáceres (220 quilômetros de Cuiabá), Francis Maris Cruz, deverá decretar um novo lockdown (fechamento total) na cidade nos próximos dias, desta vez mais rígido, para conter o avanço dos casos, que dobraram nos últimos dias. A intenção é proibir que as pessoas saiam de suas casas e baixar a porta até de farmácias, que atuariam somente por delivery. A situação é bastante grave, conforme o chefe do Executivo. A cidade tem 1.269 casos confirmados da doença e 63 óbitos.
 
“Dobrou o número de infectados por semana. Passou de 100 para 200. O número de óbitos cresceu muito, quase que dobrou também, é uma situação de calamidade, bastante grave. Por mais que peçamos para que a população se aglomere, não adianta. Existem aglomerações nas praias, agências bancárias, desrespeito às medidas”, disse Francis em entrevista ao Olhar Direto.
 
O Ministério Público Estadual, em reunião do Comitê de Crise na quinta-feira (27), recomendou a adoção de um novo lockdown na cidade, desta vez ainda mais rígido, o que deverá ser adotado pelo prefeito.
 
“A intenção é fechar tudo, inclusive contar com a polícia para que não deixe as pessoas saírem de casa. Não adianta deixar todos fazendo festinhas, rodas de tereré, narguilé. Tudo isto contamina. O jovem é o principalmente disseminador da doença, dificilmente são internados, mas são os que levam a Covid-19 para casa, para os pais e avós”, explicou o prefeito.

Comentários

inserir comentário
17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo Leal, em 31.08.2020 às 07:29

    Fácil colocar a culpa no Estado ou Município. Mas e a população está ajudando? Está claro, vejam as ruas como estão...... Povo sem educação, não se preocupa com nada. Perderemos mais vidas. O fechamento do comércio é culpa da população sim, que não respeita o isolamento social.

  • por Marcos, em 30.08.2020 às 09:36

    Mas ele não conhece o poder de polícia da Administração? É sério que não consegue impedir as pessoas de se aglomerarem no Julião? Essa população que tomou ivermectina e achou que podia sair fazendo tudo que queria... Francis não disse outro dia que a situação tinha normalizado? Lamentável ver todas essas mortes e os órgãos públicos inertes. O MP vai esperar até quando pra ajuizar uma ação?

  • por Cidadã preocupada, em 29.08.2020 às 22:30

    Acho q o mais efetivo seria multar quem descumprir as regras!! Além de ajudar a controlar a infecção ainda ajudaria os cofres públicos!!! E não falo apenas em multas para os comerciantes! Por exemplo, se houver aglomeração o dono da casa deve ser multado assim como tds os participantes! E não podem ser BAIXAS! Se doer no bolso quee em m sabe funciona! Pq o risco de perder um ente querido ou até mesmo a própria vida não está adiantando!

  • por maria, em 29.08.2020 às 22:27

    pela primeira vez o prefeito esta certo .culpa do povo sim, e começa multa esses bares e fecha a praia juliao que esta lotada,coloca policia na rua .ja que a populaçao nao compreende o que ,e isolamento social e nao compreende oq distacia social.

  • por MOSSUETO, em 29.08.2020 às 22:14

    Tudo isso podia ser evitado se a nossa população tivesse educação e um pouquinho de conhecimento enxergar que um vírus é um ser invisível aos olhos nus, mais são mais nocivos ao ser humano do que aqueles que podemos e ver e abater, comentei isso em certas aglomerações, e o cara acha graça, dizendo que só acredita naquilo que ele possa ver, então sr. Prefeito, o melhor que o sr. pode fazer é liberar tudo, e colocar as retro escavadeiras da Prefeitura para abrir covas coletivas e ir enterrando os que vão caindo e quem quiser se salvar, vai seguindo o protocolos da OMS, não vamos ficar brigando com quem não tem amor a vida.

  • por Ariranha, em 29.08.2020 às 20:59

    Prefeito irresponsável quando tinha que tomar atitude não tomou,e depois ficou iludindo as pessoas com o kit covida, so fez cagada! !!!

  • por Indignada, em 29.08.2020 às 18:41

    E fácil culpar o povo que aglomera nos bares e praias pois minha amiga pegou da patroa bacana que foi para sao paulo tirar uns dias de ferias e ai vai proibir os bacanas ou somente o povão cada um deve cuidar de si ate medicos donos de pousadas estão de festinha isso nao tem como proibir né o muro e alto e nao da para ver como sempre o mais fraco e que sofre

  • por Theodoro, em 29.08.2020 às 18:05

    O prefeito está com razão, ele não leva ninguém no Julião, ele ñ incentiva aglomeração...O povo é rebelde mesmo e o vírus é traiçoeiro

  • por Jose, em 29.08.2020 às 17:38

    Infelizmente o prefeito tá certo, tem umas pessoas que sai na rua sem necessidade alguma, pode ver como as praias e bares estão lotados e não há necessidade disso, aí o pessoal acaba levando o vírus pra casa.

  • por Cacerense em busca de progresso, em 29.08.2020 às 16:38

    Grande parte da população e uma minoria de comerciante do ramo de bebidas, que permite a aglomeração e pessoas sem máscara ingerindo bebidas no local

Mais comentários
 
Sitevip Internet