Notícias / Educação

26/08/2020 - 13:23

Sistemas eleitorais e crise de representatividade serão temas de encerramento do Ciclo de Debates em Direito Eleitoral

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Acontece hoje (26) a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso no youtube, a palestra de encerramento do I Ciclo de Debates em Direito Eleitoral, um projeto de extensão do Curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral , evento que conta ainda com o apoio da Faculdade do Pantanal, da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, da OAB/MT, do Instituto dos Advogados de Mato Grosso -IAMAT e do Centro Acadêmico do Curso de Direito da UNEMAT.

A última noite do Ciclo de Debates, que se estendeu por todas as quartas-feiras do mês de agosto, terá como tema os sistemas eleitorais e a crise de representatividade no Brasil, e como palestrante a   renomada advogada eleitoralista Eneida Desiree Salgado, mestre e doutora em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná e pós-doutoranda pela Universidad Nacional Autónoma de México. Ela também é pesquisadora do Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR e Coordenadora do Política Por/De/Para Mulheres.

Participarão como debatedores o analista judiciário (TJ/MT) e Assessor Jurídico da Corregedoria Regional Eleitoral (TRE/MT), Luciano Vítor Soares, mestrando em direito pela UFMT, e o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT e Membro Consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do CFOAB, Luiz Alberto Derze. A mediação será feita pelo coordenador do projeto, advogado e professor da UNEMAT José Renato de Oliveira Silva, e a transmissão será ao vivo pelo canal do TRE/MT no Youtube.

As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas através do link: https://eva.faespe.org.br/icdde/ com direito a certificado de 4 horas. Quem não conseguir se inscrever poderá mesmo assim assistir e participar do evento, porém sem direito a certificado.

Os vídeos dos eventos anteriores do Ciclo de Debates em Direito Eleitoral estão disponíveis no canal do TRE no Youtube, sobre os seguintes temas:

Dia 5 •        O enfrentamento da pandemia COVID-19 e a realização das eleições municipais 2020
Palestrante: Des. Gilberto Giraldelli (Presidente do TRE/MT)
Debatedor: José Renato de Oliveira Silva
Mediadora: Linnet Mendes Dantas
 
Dia 12 •      As redes sociais, a propaganda eleitoral e o fenômeno das fake news;
Palestrante: Marilda de Paula Silveira
Debatedor: Jackson Francisco Coleta Coutinho
Debatedor: Rodrigo Terra Cyrineu
Mediadora: Cibeli Simões dos Santos
 
Dia 19 •      A igualdade de gênero no exercício do poder político: a representatividade feminina e LGBTQIA+ na atividade político-partidária.
Palestrante: Bruna Andrade Irineu
Debatedora: Sara Cristina M. Silva
Debatedora: Evely Bocardi
Mediador: Murilo Oliveira Souza

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet