Notícias / Polícia

20/08/2020 - 07:41

Polícia Federal invade Prefeitura de Município de MT para investigar esquema de corrupção

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20/8) a Operação Padrino, com o objetivo de combater fraudes a licitações e desvio de recursos públicos em Araputanga/MT (337 km de Cuiabá).

Os policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão na prefeitura e em empresas e residências do município. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres/MT.

A operação teve início a partir de uma denúncia recebida na promotoria de Araputanga. Na ação de hoje, a PF visa angariar provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apurar a participação de servidores públicos, contratados e empresários no esquema criminoso.

As investigações apontam que a empresa de um servidor público foi subcontratada de forma ilegal por pessoa jurídica vencedora de licitações no município.

A ação evidencia o direcionamento e o favorecimento pessoal dos envolvidos, além de demonstrar kit vínculos de intimidade entre os sócios das empresas vencedoras e os agentes públicos.

A PF ainda apura a emissão de notas fiscais “frias” pelas pessoas jurídicas e a consequente inexecução dos serviços.

PF informou que apreendeu 50 mil reais em espécie e joias na casa de um dos investigados.

O nome da operação é uma referência à palavra italiana “padrino” (padrinho em português), uma alusão ao fato de o principal investigado apadrinhar seus conhecidos em cargos-chave na prefeitura.

A prática facilitava os delitos, beneficiando apadrinhados e terceiros em prejuízo de toda a comunidade.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Revoltada Araputanguense, em 26.08.2020 às 09:44

    É sério? Já tinham bloqueado a conta do prefeito em abril, pelo que vi no jornal foi bloqueado 1.700.000,00 Hum milhão e setecentos mil, é uma pena que a justiça no Brasil não funciona, cade as autoridades? é uma vergonha para o município, todo mundo sabe o que rola atrás dos bastidores mas ninguém não faz nada...queremos alguém de seriedade para governar o município chega de sangue sugas.

 
Sitevip Internet