Notícias / Educação

20/08/2020 - 07:36 | Atualizado em 20/08/2020 - 07:47

Secretária de Educação diz para professores sem salário não fazerem 'tempestade em copo d’água'

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Depois da reportagem do Jornal Oeste (link aqui http://www.jornaloeste.com.br/noticias/exibir.asp?id=52760&noticia=burlando_decisao_judicial_francis_continua_pagando_so_a_metade_do_salario_da_educacao), a Secretária de Educação Luzinete Tolomeu chamou os interinos “para conversar”, na tarde de ontem, 19.  A reportagem denunciou o manobra do Prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) para não cumprir a determinação judicial da Desembargadora Clarice Claudino da Silva, na ADIn 1011784-76.2020.8.11.0000, lançando como AFASTAMENTO 15 dias no histórico dos servidores.

Animados com o convite, representantes dos interinos, que somam 311 servidores, foram a para a reunião, onde ouviram lamentações e desculpas sem fundamento. Questionada sobre o porquê do lançamento do AFASTAMENTO, a Secretária disse que só assim poderia descontar a metade do salário dos profissionais, que, além de estarem dando aulas, ainda estão repondo a carga horário que ficou sem ser ministrada. 

A decisão da desembargadora Clarice Claudino da Silva suspendeu os efeitos do decreto 268/2020. No mês de julho constou no desconto de 50% do salário a referência ao decreto. Logo, para não cumprir a decisão, lançaram AFASTAMENTO dos profissionais de 01/08 a 16/08, o que não ocorreu.

A Secretária Luzinete ainda disse que não estavam cumprindo o pagamento integral porque a prefeitura havia recorrido da liminar. Segundo os advogados que ingressaram com a ação e consulta no site do TJMT, não houve recursos nenhum.

Acuada pelos questionamentos dos interinos, desabafou que sofre muita pressão do prefeito e pediu para que os servidores não fizessem “tempestade em copo d’água.” Com os descontos, que estão sendo praticados sem previsão legal, o salário de ADI e Auxiliares de Serviços Gerais está em R$ 529,13 por mês. O salário dos Secretários, inclusive da Educação, é de R$ 9.437,95, e foi pago todos os meses integralmente, inclusive durante o período de suspensão das aulas.

Os interinos  esclarecem ainda que não fizeram acordo nenhum de receber 50% dos salários, como alguns vereadores alegam, e ainda repudiam as falas de que os servidores são prestadores de serviços, pois passaram por concurso de provas e títulos para ocupar as vagas deixadas por outros servidores afastados.

Comentários

inserir comentário
14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Raquel S, em 22.08.2020 às 22:36

    Interino, contratado, prestadores de serviço pra mim da no mesmo, e eles não passaram por concurso, final da matéria esta errado, concorreram a um seletivo, na qual o contrato reza o inicio e final. Agora eu defendo que os mesmos devem receber seus salários na integralidade, pois estão desenvolvendo suas atividades iguais aos concursados, são gestores da sua turma.

  • por Marta Sofia, em 22.08.2020 às 22:20

    Quem paga o salário dos servidores é o prefeito, não é? ou estou voando, então, quem ocupa cargo na SME, não tem nada a ver com a paçoca mulher, melhor ficar sem opinar, que ser asno.

  • por Nice, em 22.08.2020 às 07:48

    Essa secretária é tão carniceira quanto a Nelci longhi! Só pensam no próprio bolso!

  • por Estamos de olho, em 21.08.2020 às 11:58

    Tempestade em copo d,agua, doa a metade do seu salário...já esqueceu rapido de onde veio e pra onde vai voltar né secretaria. líder de movimentos sociais.

  • por Lourdes Ap., em 20.08.2020 às 20:51

    Quero aqui protocolar o meu total apoio aos servidores interinos da rede municipal de educação de Cáceres. Fico muito triste com a situação que vocês estão passando. Esse é o retrato desta gestão, que não respeita os servidores públicos. O mais triste é perceber que as pessoas que ocupam cargos na SME e deveriam defender os servidores são coniventes com esse absurdo. Força meu povo e vamos a luta!

  • por CHICO BENTO, em 20.08.2020 às 16:58

    Perdeu a chance de ficar calada ! Essa secretária conseguiu ser pior que a Eliene, pra falar uma merda dessas ela demonstra que segue a risca oque o senhor FEUDAL FRANCIS DIZ. Quando ela aceitou o cargo a primeira coisa que deveria fazer era dar dignidade as crianças e realizar aquilo que a INCOMPETENTE da ELIENE não fez, e segundo, era somente conversar com o FRANCIS Pra pagar o servidores interinos que a justiça ja ordenou pra esse ZÉ ROELA PAGAR. Essa secretaria segue a passos largo pra se tornar uma das piores EXISTENTES EM TODA A HISTÓRIA.

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 20.08.2020 às 12:54

    Sra Secretaria, como vc diz que os interinos fazem TEMPESTADE EM COPO D AGUA, vc nada faz somente esquentando a bunda na cadeira. Se vc nao tem competencia e esta sendo capacho do prefeito, pegue o pinico coloque na cabeca e4 peca demissao do cargo, como diz o ditado se nao tem C.. NAO SE ESTABELECA.

  • por Roberto, em 20.08.2020 às 11:27

    Concordo com o que servidor público disse. Vamos ficar espertos pois Francis=Eliene=Paulo Donizete, ou seja, o prefeito atual está contando que um desses dois será o seu sucessor, a continuidade do mesmo no comando do município. Não podemos deixar que isso aconteça.Vamos dar um basta, 8 anos nessa Prefeitura, chega.

  • por Servidor Público, em 20.08.2020 às 10:40

    Lembrem-se servidores: Eliene Liberato e Paulo Donizete são a continuação dessa prefeitura, a pior que já existiu pra nós e pros pobres. Pé de goiaba não dá banana. Eliene e Paulo estão compactuando desse governo desde 01/01/2013. Então não tem o que falar em diferença.

  • por Bn, em 20.08.2020 às 10:39

    os deles caem na conta certo, os outros que se virem. Aprendam povo em quem votar.

Mais comentários
 
Sitevip Internet