Notícias / Educação

13/08/2020 - 09:16

Em carta aberta, interinos contam descaso da gestão Francis e Eliene que insistem em desobedecer uma decisão judicial em Cáceres

Por Folha 5

Folha 5

 (Crédito: Folha 5)
Os interinos da Educação que vivem uma novela de descaso e abandono por parte da prefeitura de Cáceres estão passando por muitas dificuldades desde que a gestão de Francis e Eliene editaram um decreto que suspende o salário de 311 profissionais. Mesmo com a derrubada do decreto, os profissionais estão recebendo 50% do salário e segundo informações levantadas pela redação, os professores são cobrados para ligarem para famílias buscarem as apostilas na escola. Para isso, a prefeitura está justificando que se a maioria dos pais não pegarem as apostilas, a as aulas não serão validadas.

Além disso, informações contam que os profissionais estão tendo que ir na escola ajudar na distribuição do kit alimentação.

A categoria produziu uma carta aberta à população cacerense contando sobre a longa novela de descaso e desrespeito que os 311 profissionais estão passando em meio a pandemia da covid-19. Na carta, os interinos perguntam por que a gestão Francis e Eliene insistem em desrespeitar a lei.
 
Confira:
CARTA ABERTA DOS PROFISSIONAIS INTERINOS DA EDUCAÇÃO A POPULAÇÃO CACERENSE  

A desvalorização dos profissionais da educação em tempos de pandemia em Cáceres MT

Em meio uma pandemia, onde os gestores do mundo todo estão  buscando formas de auxiliar a sociedade, o Prefeito Municipal de Cáceres, resolveu suspender o salário de 311 profissionais interinos da educação através de um decreto.

O decreto municipal 188 (foi publicado no dia 20/04/2020-fechamento de folha de pagamento, com data retroativa ao dia: 06/04/2020) concluiu que os profissionais ficariam com seus salários  suspensos.  

A câmara municipal por sua vez, derrubou o decreto 188 e assim suspendeu os seus efeitos legais.  Mesmo sem validade  legal o prefeito ignorou  a derrubada do decreto e continuou com a suspensão dos salários dos profissionais.

No mês de Maio, o prefeito Francis Mariz lançou um novo decreto, o 268 que a partir daquele mês o profissionais interinos receberiam o pagamento de 50% dos salários a título de adiantamento referente aos meses abril, maio e junho, decreto este organizado com o apoio de 11 dos 15 vereadores da Câmara Municipal, e sem a presença de nenhum dos  representantes dos profissionais interinos de educação e dos 4 vereadores que são contrários à situação de descaso e humilhação.

Em seguida o Sr. prefeito entrou com uma ADIN no Ministério Público contra a Câmara, e o mesmo foi negado
As aulas remotas iniciaram no mês de julho e os profissionais ainda com os seus salários suspensos seguem trabalhando em pleno pico da pandemia através da organização de material apostilado para seus alunos, prestando assistência via whatsApp em tempo integral (com o uso de internet própria, celular, computador, energia elétrica) sem ter nenhum ressarcimento por parte da prefeitura para essas despesas.

Mesmo diante de todo trabalho realizado,  a prefeitura  vem solicitando que seja realizado um relatório para que que esses interinos já humilhados, possam comprovar que  estão trabalhando em home office.  As ADIs e apoio estão indo para a escola  para limpar,  organizar e prestar assistência nas impressões e em alguns casos  fazer a entrega dos kits de alimentação, toda essa responsabilidade somente  50% de salário.
 
O  maior questionamento é que todos ( tanto interinos quanto os efetivos) estão  realizando o mesmo trabalho, da mesma forma, porém  efetivos com os seus salários integrais e os interinos com apenas 50% de salário sem previsão de normalização. Caso a prefeitura continue ignorando a determinação da justiça os profissionais terão que trabalhar  por mais três meses recebendo apenas 50% do salário.
 
A luta se arrasta desde  o mês de Abril,  tanto na Câmara Municipal, na justiça, na imprensa, nas redes sociais etc. A secretaria de educação até o momento não apresentou o calendário de reposição para os profissionais da educação.  Estão todos trabalhando como se fosse reposição, mas sem nenhum calendário ou documento que informe/comprove que se trata da reposição e especifique como será, quanto tempo. Os representantes dos interinos solicitou  uma reunião com a secretária de educação para que todos esses questionamentos já citados pudessem ser esclarecidos, porém, não tivemos sucesso.

O Tribunal de justiça deu parecer favorável a liminar, suspendendo os efeitos do decreto 268 e ordenando o pagamento de 100% dos salários dos profissionais (A decisão saiu no dia 27/07), a Prefeitura registrou o recebimento da notificação da decisão do TJ/MT no dia 06/08, porém  até o momento a prefeitura apenas ignora a lei e insiste em não cumprir a ordem.
Decisão
O advogado Dr. Danilo Muniz (representante dos interinos da educação), entrou com  um pedido processual no dia 10/08/2020 (segunda-feira), informando o descumprimento da sentença e solicitando multa diária ao descumprimento da liminar. A pergunta que não se cala:  A prefeitura esta acima da lei?
 
Outro Lado

O Procurador Geral do Município, Bruno Córdova foi perguntado por que a prefeitura não cumpriu a determinação judicial da Liminar do TJ que suspende o decreto e à nossa redação, ele respondeu a pergunta sucintamente dizendo 'Não conheço esse teor de liminar, vejo evidente equívoco na interpretação'. A prefeitura de Cáceres poderia recorrer da decisão até o dia 06 de agosto, segundo os advogados dos interinos informaram à nossa redação.

O secretário de governo, Jorge Augusto disse que de acordo com a Resolução 05/2020, a Secretaria de Educação retornou as atividades não presenciais em razão da Pandemia. Como todos sabem não é possível retorno com aulas presenciais.

No entanto, está sendo dotado como medida a metodologia com as atividades impressas que são preparadas e mediadas pelo professor , pois está é atribuição docente.

Todos professores estão utilizando os seus pertences como celular, computador , o energia porque estão em homie officie, conforme organização de cada escola evitando aglomeração na escola.

Os contratados como receberam 50% do salário em forma de adiantamento enquanto estavam com as aulas suspensas. Com retorno das atividades não presenciais estão cumprindo calendário escolar de reposição desses dias.
 
Atualizado às 08:47a.m - 13.08.2020
 

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marionely viegas, em 13.08.2020 às 15:18

    Votem na Eliene e voces vao sentir na pele mais problemas!!! Foi Secretaria de Educaçào e provou sua INCOMPETENCIA!!! KKKKKK

  • por Chico Bento, em 13.08.2020 às 13:33

    Já virou ESPECIALIDADE de Francis DESACATAR ordem JUDICIAL, não sei oque tem nesse município que o TJ através de seus juízes não conseguem fazer o mesmo pagar oque perde! Está aí a situação das INSALUBRIDADES é PERICULOSIDADES QUE a anos Não tem juiz que faça essa IMUNDÍCIA pagar, mas o seu candidato a prefeito e vereadores VÃO PAGAR O PATO POR ISSO !

  • por Lucas Marcacini, em 13.08.2020 às 11:18

    ai depois votem em quem o francis apoia, vai la kkk

  • por Ruth Gomes, em 13.08.2020 às 10:35

    Basta comprar apostila da POSITIVO que todos os problemas da educação resolvem. Vejam como a educação municipal pulou para uma das melhores do mundo com essas apostilas. 500 mil todo ano. É isso? Ainda bem que a educação de Cáceres está em boas mãos. Vai que um dia a criação de gado entra em crise e precisam desenvolver uma atividade econômica do século XXI que exige boa formação...

  • por MOSSUETO, em 13.08.2020 às 09:54

    E agora? S. Excia acha que toda verdade é sua, recorreram a justiça que deu ganho de causa aos professores, o Alcaide acha que a palavra final é sua, e não está nem ai para as decisões da justiça, agora eu pergunto quem vai executar o moço, que pensa que a ultima palavra é sua? Quando garoto, ouvia de meus avós, que diziam: as ordem de um juiz simplesmente se cumpre, e cresci com isso, não me aprofundei no assunto, agora começo a ver que a coisa não é bem assim, depende de quem recebe as ordens.

 
Sitevip Internet