Notícias / Politica

13/08/2020 - 08:02

Prefeitura de Cáceres não pode inaugurar UPA sem conclusão total da obra. Lei Municipal impede

Por Sinézio Alcântara

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) corre contra o tempo para tentar revogar uma lei municipal que proíbe a inauguração de obras inacabadas, no sentido de colocar a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, em funcionamento, nos próximos dias, para atender a população, principalmente, a mais carente, no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavirus.

O prefeito foi notificado, através de um Requerimento de Notificação Recomendatória, do vereador José Eduardo Torres (PSC), datado do último dia 10, para que se abstenha de fazer qualquer inauguração de obras inacabadas no município, levando em conta a eminência de inauguração do prédio da UPA, sob pena de incorrer em ato de improbidade administrativa, podendo ser cassado.

“Enquanto estamos precisando de leito, de atendimento a população nessa época de pandemia, em função do coronavirus, tudo superlotado, tudo compromissado, o vereador manda notificação proibindo de inaugurar a UPA para não atender a população. Esse é o vereador que diz gosta do pobre, que precisa da UPA, que precisa de atendimento médico”.
 
Francis diz que, embora a Unidade de Pronto Atendimento não esteja 100% concluída, ela será de fundamental importância para ajudar no combate a pandemia do coronavirus, curar pessoas e salvar vidas.

“Mesmo não estando 100% pronta, a Unidade de Pronto Atendimento irá ajudar a combater a pandemia, curar pessoas e ajudar a salvar vidas” e indaga: “Será que esse vereador vai ter coragem de pedir votos para o pobre? Depois de proibir o pobre de ser atendido e até morrer por falta de atendimento. É esse o vereador que se diz defensor dos pobres?”.

O prefeito admite que, a UPA não está 100% concluída, mas dispõe de técnicos e equipamentos que podem ajudar no combate a pandemia, curando e salvando vidas. E, que, para garantir o atendimento à população, através da unidade, estará encaminhando, nas próximas horas, à Câmara Municipal, um Projeto de Lei, no sentido de revogar a lei anterior, tornando-a inócua.

Procurado pela reportagem o vereador José Eduardo Torres, autor do requerimento, diz que irá se manifestar no momento oportuno. A lei a que ele refere é a Lei Municipal nº 2.640 de 26 de fevereiro de 2018 que “dispõe sobre a proibição da inauguração e entrega de obras públicas inacabadas ou que não estejam em condições de atender a população”.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jessé, em 13.08.2020 às 16:26

    Esta lei deveria funcionar em todo Brasil, o que tem de politico inaugurando até colocação de placas para divulgar determinadas obras é brincadeira.

  • por Paulo Renato, em 13.08.2020 às 16:22

    Se a lei diz isso,cumpra se a lei. O resto é mimi de políticos tentando levar vantagem da miséria alheia. Simples ! Termina o que precisa e inaugura ou quer enganar novamente o povo igual fez com o asfalto próximo do restaurante popular na reeleição.

  • por jose, em 13.08.2020 às 12:06

    Vereador ta coberto de razão, realmente não pode inaugurar uma obra que não está concluída, só por politicagem.

  • por O cacerense nato, em 13.08.2020 às 11:37

    EU TENHO A MINHA OPINIÃO O PREFEITO ESTÁ QUERENDO ATENDER MAIS A POPULAÇÃO QUE PRECISA DE ATENDIMENTO MÉDICO SE OS NEDICO E OS EMFERMEIRO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ACHA QUE TEM CONDIÇÃO DE ATENDER A POPULAÇÃO PORQUE NA POR PRA FUNCIONAR A NOSSA UPA CACERES PRECISA MUITO DE ATENDIMENTO NA SAUDE

  • por Leonardo, em 13.08.2020 às 10:41

    Entendo o momento, mas do ponto de vista de preservar a boa gestão da administração pública, o vereador está correto ao cobrar a entrega de 100% da obra. Isso garante que não ocorram problemas futuros, pois não haveria garantia que a empresa realmente finalizaria a obra, uma vez que já estaria sob responsabilidade da prefeitura.

  • por Júlio, em 13.08.2020 às 08:58

    O senhor Prefeito não pensou nisso quando destinou 500 MIL REAIS para construir uma fonte na praça? Quando as emendas parlamentares que vinham para Cáceres, em vez de atenderem a saúde, iam pra pagar show de graça? Quando o plano de saúde feito por uma empresa contratada pela Prefeitura era fortemente inspirado numa cidade de outro estado, com situação bem diferente? Cada povo sofre as consequências de ter eleito os líderes que elege.

 
Sitevip Internet