Notícias / Cidade

10/08/2020 - 08:24

Prefeito de Jauru notifica empresa de água, ameaça multar e cancelar concessão

Por Joner Campos

Prefeito Pedro Ferreira (PSD), disse ao Cáceres Notícias que a seca é histórica na região, mas que a empresa precisa honrar ao contrato de concessão.
 
Os moradores de Jauru (a 463 km de Cuiabá) estão passando por uma seca histórica e a crise hídrica prejudicou o reservatório do sistema de abastecimento da cidade. Ao Cáceres Notícias, o prefeito Pedro Ferreira (PSD) disse que a empresa Águas de Jauru foi notificada sobre as falhas do abastecimento.

O prefeito ainda ressaltou que o jurídico da prefeitura estuda o contrato para avaliar possíveis penalidades e até a perca da concessão. Jauru conta com cerca de 9 mil habitantes e a empresa responsável pelo abastecimento opera há 8 anos no local.
 
“Notifiquei a empresa e o ministério público também foi avisado da situação. A empresa vai ter que fazer o manejo e resolver o abastecimento. O presidente disse que eles devem fazer alguns poços artesianos ao lado da capacitação”, disse Pedro.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a represa da central de captação praticamente seca, apenas com alguns pontos de “água podre”. As imagens geraram repercussão na região.

“Vergonha mesmo quanto milhões veio para arrumar essa água em Jauru e nada. Eles já terceirizam pra poder lavar dinheiro. Isso é uma vergonha pra sociedade”, disse um internauta. Outra forte crítica é a falta de investimento para melhorar a coleta da água na cidade.

O prefeito confessou que viu o vídeo e afirmou que não é aquela água que a empresa entrega para o consumo da população, que é tratada antes da distribuição.

Ainda ao Cáceres Notícias, o prefeito Pedro disse que chegou a procurar a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT), mas que a resposta foi negativa. Agora, a prefeitura procura aderir a alguma agência de regulação da região em parceria com outros municípios.

O prefeito finalizou dizendo está assustado com a seca que assola a região, mas que o problema está sendo solucionado, por meio das sanções cabíveis e também das soluções que devem ser apresentadas pela empresa.

“Eu estou assustado, sou filho de Jauru, cheguei em 1976 e sou da região que tem mais água em Jauru, que é a Lucialva e nunca esteve seco desse jeito. Nós vamos tomar as medidas cabíveis para saber como penalizar a empresa. Se acabou a água, vai ter que buscar de outro lugar”, afirma.
 
Outro lado
 
O Cáceres Noticias tentou, por inúmeras vezes, contato com a empresa Aegea, responsável pela Águas de Jauru, mas não obteve retorno. O espaço continua aberto para posicionamento.

Veja o vídeo

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet