Notícias / Politica

08/08/2020 - 08:49

Rubens vai insistir no projeto que reduz número de vereadores em Cáceres

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notíciasex

 (Crédito: Expressão Notíciasex)
Apesar das manifestações contrárias de vários setores da sociedade, entre eles, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, que propõe, em Cáceres, a redução do número de vereadores de 15 para 11, apontado como uma “manobra política” da bancada do PTB na Câmara será, novamente, colocado em debate.

“Temos um prazo para definir essa questão. Vamos chamar, novamente, a sociedade para debater, a partir da próxima semana” afirma o presidente da Câmara, vereador Rubens Macedo (PTB), um dos autores do projeto. Embora, nem os demais vereadores tenham conhecimento, Macedo diz que, dispõe do resultado de uma enquete em que a maioria da população deseja a redução.

“Nós fizemos uma enquete, que eu ainda vou mostrar aos vereadores, que a população cacerense, deseja a diminuição. Iremos economizar para os cofres públicos, cerca de R$ 3,5 milhões em razão a redução dos repasses dos duodécimos, nas legislaturas de 2021 e 2024. E, além disso, depois dessa pandemia, a tendência é de que haverá escassez de recursos” justifica.
 
Aparentemente, o projeto seria benéfico. Porém, de acordo com especialistas políticos, ele não passa de uma manobra da bancada do PTB.

 “É claro que é uma manobra. Diminuindo o número de vagas na Câmara, automaticamente, irá aumentar o quociente eleitoral, passando para quase quatro mil votos, o que quase partido nenhum irá conseguir, beneficiando somente o grupo do PTB que é considerado forte” explica Cezare Pastorello (SD) um dos que se posicionam contra a aprovação do projeto.

Em resposta a um consulta feita pela Câmara, a OAB/Cáceres diz que “a posição da 3ª Subseção da OAB é contrária quanto a pretendida redução de número de representantes do povo na Casa de Lei, sob pena de que se o fizer, a medida afeta de forma profunda a representação política dos munícipes por ordens de classe, geográfica e sociais, sendo um atentado contra a democracia representativa nos termos da própria lei eleitoral”.

Além do presidente da Câmara, Rubens Macedo, assinam o projeto, os vereadores Creude Castrillon, Elias Pereira, Wagner Barone e Dênis Maciel.
 
 
Apesar da insistência do presidente da Câmara, em apreciar e aprovar o projeto que o beneficia, o plano dificilmente irá prosperar. Para que seja aprovado serão necessários dois terços da composição da Casa. Ou seja:10 vereadores.

Mas, já se manifestaram contra, pelo menos, oito vereadores: Cezare Pastorello (SD) Valdeníria Dutra Ferreira, Rosinei Neves e José Eduardo Torres, todos PSC e Claudio Henrique Donatoni (PSDB). E, ainda os vereadores da bancada do PSB, Jerônimo Gonçalves, Domingos Oliveira dos Santos e dona Elza Basto. Ainda não se manifestaram Valter Zacarkim (PTB) e Alencar (PTB).

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Chico Bento, em 09.08.2020 às 23:16

    Eu tenho mais certeza que a unica economia de verdade é se o senhor Rubens Macedo e mais uns 10 vereadores sumissem de CÁCERES ! Essa é a principal economia que fariamos, economia de sem vergonhice, economia de DINHEIRO publico, economia de conchavo com prefeito e economia de pilantras pra votarem a favor do EXECUTIVO !

  • por cacerense em busca de progresso, em 08.08.2020 às 22:16

    A grande maioria são uns parasitas, estão fazendo do cargo de vereador uma profissão

  • por Paulo Renato, em 08.08.2020 às 20:17

    Por mim penso que dez vereadores é muito. Tanto faz cinco ou cinqüenta, ninguém vai fazer nada mesmo.

  • por MOSSUETO, em 08.08.2020 às 18:04

    Será que podemos confiar em dez vereadores dessa casa? É muito fácil fazer uma enquete, onde a grande maioria do eleitorado não sabe o que é um quociente eleitoral se vai ter ou não coligação entre partidos, enfim, ele não quer saber de nada disso, ele quer ir a urna e cumprir com sua obrigação eleitoral, sem medir as consequências do seu voto e nem quem vai levar vantagem com ele.

  • por Roger, em 08.08.2020 às 13:13

    Deve reduzir sim... muito cacique pra pouco índio....

  • por CACERENSE NATO, em 08.08.2020 às 13:03

    EU QUERO SER VEREADOR EM 2021 NÃO PODE DIMINUIR TEM QUE AUMENTAR CADA BAIRRO DA CIDADE TEM QUE TER UM VEREADOR PARA REPRESENTAR OS MORADORES QUEM FALA E O CACERENSE NATO

 
Sitevip Internet