Notícias / Mato Grosso

07/08/2020 - 10:29

​Pesquisadores nominam nova espécie de peixe em homenagem a membro do MPMT

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Quatro pesquisadores encontraram uma forma inédita, no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, para demonstrar o reconhecimento à atuação institucional na defesa do meio ambiente. Em um artigo publicado em uma revista de circulação internacional, eles apresentam uma nova espécie de peixe encontrada na Serra da Borda, no Rio Madeira, na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, identificando-a pelo nome Characidium barbosai, em uma referência ao promotor de Justiça Gerson Barbosa.

Consta no artigo, as primeiras coletas feitas para inventário de fauna, que resultaram na identificação dessa nova espécie ocorreram em junho de 2005, em riachos da Serra da Borda, quando da implantação da "Mineradora Santa Elina". O material encontra-se depositado no Museu de Zoologia da Universidade de Campinas.

A homenagem, conforme relataram os autores em e-mail encaminhado ao referido promotor de Justiça, é o reconhecimento "à dedicação na solução de grandes ações para mitigar os impactos ao meio ambiente mato-grossense". Os pesquisadores citaram como exemplos ações propostas pelo membro do MPMT para a não construção da Hidrovia do Paraguai-Paraná, da Usina Hidrelétrica de Dardanelos e a criação do Projeto Água Para o Futuro, na região metropolitana de Cuiabá.

"A nova espécie identificada foi encontrada na Serra da Borda, que pertence à comarca de Pontes e Lacerda, onde atuei como promotor de Justiça de 1996 a 1998. Meus sinceros agradecimentos aos autores do trabalho pela honraria, que tem a característica de ser ad eternum", ressaltou Gerson Barbosa.

Os pesquisadores e autores do artigo, Nelson Flausino Júnior, Flávio C. T. Lima, Francisco A. Machado e Marcelo R. S. Melo, possuem, respectivamente, vínculos com o Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Mato Grosso e Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Confira o Artigo(link: https://www.biotaxa.org/Zootaxa/article/view/zootaxa.4816.3.)

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Dimas Neves, em 08.08.2020 às 00:00

    Merecidamente

 
Sitevip Internet