Notícias / Cidade

03/08/2020 - 07:30

PreviCáceres irá fechar o ano com um deficit de R$ 300 milhões

Por Thalyta Amaral

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Previdência dos servidores do município de Cáceres (225 km a oeste da Capital), o PreviCáceres, irá fechar o ano com um deficit de R$ 300 milhões, mesmo com o aumento do desconto previdenciário de 11% para 14%. O alerta foi realizado pelo prefeito Francis Maris (PSDB).
 
Em julho o Ministério da Economia divulgou o Índice de Situação Previdenciária (ISP) dos órgãos de previdência dos entes federativos, no qual a PreviCáceres teve nota C, a mais baixa. Foram avaliados gestão, transparência, situação financeira e atuarial.
 
Entre os problemas apontados pelo ISP está que a arrecadação é insuficiente para o pagamento das aposentadorias e pensões e que se nada for feito o problema continuara pelas próximas décadas.
 
“Diante do cenário atuarial a reforma da previdência será inevitável para garantir a sustentabilidade do plano de benefício, assim como reequilibrará o custo da previdência no orçamento municipal”, disse o prefeito em comunicado oficial.
 
O prefeito defende a reforma da Previdência para os servidores municipais, tendo em vista que as medidas tomadas até então não foram suficientes para suprir o deficit. Ele citou no comunicado medidas como realização de concurso, cassação de incorporações inconstitucionais nas carreiras e não parcelamento dos débitos previdenciários.
 
Apesar de não informar os parâmetros em que a reforma será feita, Francis adianta que os municípios devem seguir o que foi feito em âmbito federal, ou seja, aumentar a idade e o tempo de contribuição para aposentadoria.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ROXELE, em 10.08.2020 às 16:34

    Engraçado, a senhora Luana presidente da Previ Cáceres, na penúltima audiência que teve na Câmara, disse em alto e bom som que a Previ Cáceres está com um saldo de 100 milhões de reais./agora está com defit?? Sem entender.

  • por Caixeta, em 03.08.2020 às 22:02

    Solução até parece q vc toma51 boa ideia pra lá de metro.Teto do INSS pra todos.

  • por Bn, em 03.08.2020 às 13:24

    Mas o que preferem é ter um rombo e continuar devendo do que reestruturar o sistema previdenciário.

  • por Solução, em 03.08.2020 às 08:57

    A solução da previ é passar todos para o INSS ...daí quem ganha o absurdo passará a receber o teto nacional do INSS e então acabaria com essa problemática de tantos servidores com salário maior que do prefeito ...simples e prático

 
Sitevip Internet