Notícias / Cidade

01/08/2020 - 06:59 | Atualizado em 01/08/2020 - 07:08

Cacerenses entram no páreo para virar desembargador

Por Da Redação

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Com a criação de nove novas vagas para desembargadores no TJMT, em que o projeto já foi aprovado pelo Órgão Especial no próprio Tribunal e também na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, as articulações nos bastidores se intensificaram.

Das nove vagas, uma será destinada à OAB/MT e uma ao Ministério Público Estadual, o chamado quinto constitucional, já as outras sete vagas, serão compostas por juízes de carreira, seja pelo critério de antiguidade ou merecimento.

O pleno do TJMT conta hoje com 30 desembargadores, que segundo o projeto, já não é suficiente nos dias atuais devido a grande quantidade de procedimentos e recursos em segundo grau, sendo um dos tribunais de médio porte do país com o menor efetivo.

O advogado cacerense Ricardo Quidá é um dos cotados, podendo vir a disputar a vaga reservada para a classe, pelo conselho da OAB/MT serão escolhidos 6 advogados, essa lista sêxtupla é encaminhada ao TJMT, para que os atuais desembargadores escolham três nomes, e então a lista tríplice é encaminhada ao Governador do Estado Mauro Mendes para a escolha do novo Desembargador.

O mesmo procedimento acontece com os membros do MPE, onde também a disputa promete ser acirrada.

Quidá é cacerense, formado pela UFMT, atua há quase 40 anos na advocacia privada e pública, ocupou diversos cargos na OAB, inclusive de Presidente da 3• Subseção, foi também Procurador Legislativo e Procurador Geral por quatro vezes em Cáceres.

Muitos nomes estão sendo citados como pretensos candidatos à vaga, em Cuiabá especialmente, renomados advogados já manifestaram interesse, no interior alguns nomes também estão sendo ventilados para o pleito, acredita-se que será uma grande disputa entre os juristas, vez que o Judiciário Estadual não altera a quantidade de membros em segunda instância há mais de 15 anos.

Procurado pela reportagem, Ricardo Quidá disse que é prematura qualquer manifestação, que irá aguardar a confirmação da criação das novas vagas e publicações dos editais competentes, para então decidir se irá concorrer.

Outro nome que tem sido mencionado pela classe, é do também Cacerense, e muito competente advogado, João Mário Maldonado, que já foi presidente da OAB/Cáceres, e hoje ocupa o cargo de conselheiro na Seccional da OAB/MT, bem como faz parte do Comitê de Educação da OAB Federal.

Com a formação do novo pleno no TJMT, estima-se que outros 100 novos cargos serão criados para dar suporte e assessoria, seja nos gabinetes e secretarias dos novos desembargadores.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Amanda, em 03.08.2020 às 09:53

    Torcendo por você João Mário!!!

  • por Nalzira Gonçalves, em 02.08.2020 às 15:29

    PARABÉNS Dr RICARDO e boa sortee

 
Sitevip Internet