Notícias / Cidade

30/07/2020 - 08:07

Oficial de Justiça de Cáceres tem estudo lido e publicado pelo Vaticano

Por Folha 5

Folha 5

 (Crédito: Folha 5)
Um artigo da Oficial de Justiça de Cáceres, Mireni de Oliveira Costa Silva  foi lido pelo Papa Francisco e publicado no site do Vaticano na manhã de ontem (28).

Mireni que escreveu o artigo de nome 'Outra economia possível: interfaces entre Economia de Francisco e Agenda 2030. Mireni que está cursando o mestrado em Direito Econômico na Universidade de Marília (UNIMAR-SP) atravês de um  convênio com o TJMT/ AMAM.

A Oficial conta que se identificou com a causa, pois o Papa Francisco escreveu uma Carta convocando Jovens economistas de 35 anos, do mundo inteiro, para um Encontro Mundial sobre a Economia de Francisco como está sendo chamada, na cidade de Assis na Itália, inicialmente agendado para o mês de março 2020, porém em razão da pandemia foi adiado para novembro mas vai depender de como a pandemia vai se comportar até lá. Francisco convocou alguns dos grandes nomes mundiais da economia, inclusive alguns receberam Prêmio Nobeis em economia para auxiliar nos debates.

Mireni que já atuou como professora universitária na Unemat, escreveu o estudo como pre-requisito da disciplina do Mestrado - Direito Constitucional Econômico, e ao FOLHA 5, a Mireni de Oliveira contou da surpresa que teve quando viu seu estudo publicado no site do Vaticano.

'Fiquei muito emocionada e agradecida. Precisamos ajudar o Papa Francisco a divulgar essa ideia e construi-la com a participação da sociedade', contou a Oficial de Justiça.

O Papa Francisco criou um modelo econômico chamada de 'Economia de Francisco', Francisco que disse que a economia inclui e não exclui, dá vida e não mata, humaniza e não desumaniza e afirma ainda que é preciso "re-almar" a economia, e que ela deve estar a serviço de todo o planeta e não de grupos privilegiados. O modelo Economia de Francisco inspirou os estudos da Mestranda é baseado na sustentabilidade.

Além disso, a Agenda 2030 da ONU foi assinada pelos 193 países, onde assumiram o compromisso de propor mudanças significativas no sentido de promover exatamente essas ideias dentre outras.
 
Papa

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Elaine Santos, em 30.07.2020 às 17:48

    Parabéns Mireni. Sucessos você merece! Es uma mulher dedicada e estudiosa! Deus abençoe e ilumine!

  • por Ricardo Alexandre, em 30.07.2020 às 11:17

    Parabéns Mireni pela dedicação aos estudos, por trazer à discussão tema que necessita de reflexão por todos nós, e pelo êxito na publicação. Poder Judiciário esta orgulhoso de sua dedicação.

  • por Mário Figueiredo, em 30.07.2020 às 10:11

    Parabéns Mireni! Sucessos!!

 
Sitevip Internet