Notícias / Educação

27/07/2020 - 12:24 | Atualizado em 27/07/2020 - 12:28

Em nota, Associação de professores reforça a necessidade de Autonomia Universitária após divulgação do Projeto de Lei BONIFICA UNEMAT

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (ADUNEMAT) se manifestou na última sexta-feira (24) sobre o Projeto de Lei que propõe a criação de bônus para estudantes do ensino público e privado de Mato Grosso ao pleitearem uma vaga na universidade pública estadual (UNEMAT).

Por meio de nota pública, o Sindicato reafirma a necessidade de preservação da autonomia da universidade frente ao PL 648/2020, intitulado BONIFICA UNEMAT, de autoria da Deputada Janaína Riva.


Segundo o Sindicato, ao não observar a composição da população étnico-racial do Estado e ao colocar em pé de igualdade aqueles oriundos das escolas públicas e privadas, o projeto "pode levar à deterioração das políticas afirmativas tão duramente conquistas na UNEMAT e à manutenção de privilégios delineados pela condição socioeconômica e pertença étnico-racial, bem como ao aprofundamento das desigualdades socioeducacionais em Mato Grosso".

Ainda segundo a nota, "a ADUNEMAT compreende que o referido projeto pode trazer contribuições no campo dos direitos de cidadania e democratização da educação superior, porém, para que isso de fato ocorra, além das premissas levantadas, cujo resultado será o inverso daquilo que propõe o projeto de lei, é necessário, antes de mais nada, respeitar o princípio da Autonomia da UNEMAT que, possui prerrogativas constitucionais para deliberar sobre matéria dessa natureza, não sendo, portanto, competência da Assembleia Legislativa".

No fechamento da nota, a diretoria do Sindicato junto aos professores ligados à temática étnico-racial, filiados à ADUNEMAT reforçaram a necessidade do esforço conjunto para a escolha de soluções democráticas no processo de ingresso na Universidade Pública: "Temos certeza que juntos (Legislativo, Universidade e Sociedade), poderemos chegar à melhor e mais democrática solução, sem prejudicar os direitos da maioria do povo de Mato Grosso".

Após a publicação da nota, compreendendo  a necessidade de realização de amplo debate a respeito da matéria e também respeitando as atribuições e limites institucionais, a Associação dos Docentes publicou um convite aberto à sociedade civil, aos professores, alunos e deputados para debater, em ambiente virtual, o Projeto de Lei BONIFICA UNEMAT. O debate ocorrerá nesta segunda-feira (27), às 14h, no aplicativo MEET. Além da sala aberta, o debate será transmitido no canal oficial da ADUNEMAT no YouTube.

Leia a íntegra da nota disponibilizada pela Diretoria do Sindicato.
http://www.jornaloeste.com.br/uploads/Nota-sobre-projeto-bonifica-UNEMAT-(1).pdf

 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet