Notícias / Saúde

27/07/2020 - 11:07

Testes em massa mostrará que número de casos de coronavírus é bem maior em MT

Por Camila Ribeiro

Dirceu Portugal

 (Crédito: Dirceu Portugal)
O Governo do Estado acredita que Mato Grosso possa ter uma “explosão” de casos de Covid-19 nos próximos dias, em razão do aumento no número de testes entre a população.
 
Nesta semana, por exemplo, o Estado abriu um centro de triagem na Arena Pantanal, em Cuiabá, com capacidade para atender 600 pessoas por dia. O objetivo é realizar testagem para diagnosticar precocemente a doença nas pessoas que apresentam algum tipo de sintoma
 
“As pessoas que forem ao centro de triagem, serão atendidas por um clínico. Se na análise tiver algum problema na ausculta do pulmão, já faz ali uma tomografia e de lá, sai com medicamentos. A ideia é fazer a abordagem e o tratamento precocemente, que é o que tem dado resultados”, disse Rogério Gallo [Fazenda].
 
“Compramos 400 mil testes na China e vamos distribuir por todo o Estado, vamos cobrir praticamente 10% da população com testes, uma testagem maciça. Então, nos próximos dias teremos uma explosão de novos casos”, emendou.
 
Apesar disso, Gallo vê um saldo positivo já que, com o tratamento precoce, há uma tendência a evitar o aumento de pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
 
“Esse aumento [de casos] necessariamente não é ruim, porque estamos testando e conseguindo chegar precocemente no diagnóstico e fazer o tratamento. Testando mais, as pessoas não se agravam e não lotam o sistema de saúde com internação em UTI, que é o que é mais grave”, afirmou.
 
O secretário inclusive citou dados da ocupação de leitos de UTIs no Estado, que já chegaram a 98% e que hoje estão abaixo de 90%.
 
Queda da média móvel
 
Na última quinta, o Governo do Estado afirmou que a média móvel de novos casos de coronavírus em Mato Grosso, registrada na última semana (13 a 19.07), apresentou queda pela primeira vez.
 
Conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde, a média de novos casos semanais registrados desde a primeira incidência da covid-19 no Estado subiu até a 16ª semana, quando chegou a 7710, uma média de 1101 por dia.
 
Já na última semana houve a primeira queda. Foram registrados 5813 novos casos entre os dias 13 a 19 de julho, ou seja, cerca de 830 casos por dia.
 
Em números totais, Mato Grosso tem 41.016 casos confirmados da doença e 1.498 óbitos pelo novo vírus.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio pantanal, em 27.07.2020 às 12:25

    O certo é testar toda população matogrossense...

  • por MARCOS, em 27.07.2020 às 11:29

    400.000 TESTES É POUCO COM CERTEZA FORNECERÁ DADOS DO PERCENTUAL CONTAMINADO PELO VÍRUS. NO ENTANTO, ATENDERÁ SOMENTE 10% DA POPULAÇÃO COMO DISSE O ILUSTRE ROGÉRIO GALLO. É NECESSÁRIO ADQUIRIR MAIS TESTES, CREIO QUE AO MENOS MAIS 1 MILHÃO DE TESTES.

 
Sitevip Internet