Notícias / Cidade

23/07/2020 - 07:26

Durante pandemia, detentas de Cáceres são assistidas com sessões virtuais de psicologia

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Nesse tempo de pandemia, a solidariedade vem ajudando a mover correntes de apoio em diferentes áreas.

Em Cáceres, por exemplo, a psicóloga Cristina Ferreira da Silva, que atende no consultório situado a Rua 6 de Outubro, nº 160, também se dedica voluntariamente a prestar atendimento na Cadeia Pública Feminina, trabalho esse iniciado através do Conselho da Comunidade de Cáceres ainda quando cursava a graduação e hoje dá continuidade como forma de agradecimento pela realização da profissão que escolheu e que acredita ser seu maior dom.


Na cadeia o trabalho foi desenvolvido por um ano em conjunto com a psicóloga Suely de Abreu, que por motivos particulares se afastou.

Mas ela percebeu o quanto era importante a continuidade do projeto, bem como a necessidade de um profissional atuando na Unidade Penal, foi quando tomou a decisão de continuar com o trabalho que tem como principal objetivo devolver a autoestima e a qualidade de vida para as mulheres que são excluídas da sociedade por cometerem algum tipo de crime.


Segundo Cristina, inicialmente o trabalho era realizado de forma presencial com sessões semanais, mais devido à pandemia o atendimento havia sido suspenso por um período, mas foi retomado com sessões virtuais pelo Skype.

A reportagem do JCC, Cristina revelou que além dos atendimentos, desenvolve em conjunto com a direção palestras e muitas outras atividades, envolvendo em certas oportunidades os familiares em datas comemorativas, a exemplo o dia das mães, objetivando sempre despertar em cada detenta que é possível ter uma vida digna sem voltar à criminalidade.

Cristina destaca que o seu espírito de voluntariado foi o motivador para fazer parte da família Rotária que em Cáceres desenvolve um trabalho digno de reconhecimento em várias áreas sempre ajudando a comunidade.

“Escolhi ser psicóloga por paixão, porque sabia que poderia ajudar de alguma forma as pessoas com o objetivo de fazerem acreditar, que nada é impossível, que se você for você mesma e acreditar na sua capacidade, você fará o que quiser sem temer mal algum e se você tiver medo, que seja de você mesma. Na sociedade tento no máximo possível desenvolver ações sociais para melhoria da vida das pessoas menos favorecidas, acredita que cada pessoa nasça com um dom, e Servir é um dos meus”, encerra Cristina.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet