Notícias / Cidade

22/07/2020 - 14:17

Em outubro, rio Paraguai deve enfrentar seca severa, alerta especialista

A bacia do rio Paraguai, onde se situa o Pantanal, deve enfrentar em 2020 uma seca severa, com pico, no território de Mato Grosso do Sul, entre a segunda quinzena e o fim de outubro. A projeção é do boletim de monitoramento da bacia, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
 
O pesquisador do CPRM, Marcelo Parente Henriques, diz que desde junho o monitoramento dos níveis dos rios da região já indicava a tendência de uma seca severa na área da bacia, com nível dos rios muito abaixo do normal em Cáceres (MT), Porto Conceição (MT), Ladário (MS), Porto Murtinho (MS) e Cuiabá (MT).
 
O boletim de monitoramento aponta que a sequência de alguns anos com chuvas abaixo da média na região combinada com uma seca extrema, com a que vem sendo registrada em 2020, explica os níveis reduzidos nos rios da bacia.
 
rio%2Bparaguai
Rio Paraguai em Cáceres

Em Ladário, cidade vizinha a Corumbá, a estação fluviométrica registrou na sexta-feira, dia 17, 1,74 metros de nível no rio Paraguai. A marca está 2,18 metros abaixo dos 3,92 metros do mesmo dia do ano anterior, 17 de julho de 2019.
 
Em Porto Murtinho, a diferença na mesma comparação também é maior que 2 metros, de 4,88 metros caiu para 2,80 metros o nível do rio Paraguai.

O Serviço Geológico do Brasil aponta, com base em dados do Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (CPC/NOAA) e do CPTEC/INPE, que para as próximas duas semanas não estão previstas chuvas significativas na bacia.
 
Dessa forma, o CPRM, projeta que essas chuvas não devem provocar aumento dos níveis do rio Paraguai, pelo contrário, a previsão para os próximos 28 dias é de um recuo ainda maior. Em Ladário a projeção é que caia para 1 metro e em Porto Murtinho para 2,28 metros.
 
Efeitos

A seca severa na região deve impactar, conforme o estudo do CPRM, a economia e o meio ambiente. Na economia, pode afetar a navegação pelo rio Paraguai, hidrovia por onde o estado escoa grãos e minérios, além da pecuária, principal atividade da região em Mato Grosso do Sul.
 
No meio ambiente a preocupação é com o aumento das queimadas diante da seca. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do início do ano até domingo (19) haviam sido registrados 3.179 focos de incêndio no Pantanal de Mato Grosso do Sul. É o maior número desde 1998, quando o monitoramento começou a ser realizado.
 
Além destes dois aspectos, um terceiro que pode ser citado é o da saúde da população. Com grande número de queimadas ocorrendo, cidades como Ladário e Corumbá, chegam a ficar encobertas pela fumaça dos incêndios. A lista de problemas de saúde que podem ser provocados pela inalação da fumaça das queimadas florestais é grande, segundo as autoridades de saúde. Vai desde dor e ardência na garganta, passando pela tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça e rouquidão, até chegar ao lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por cacerense em busca de progresso, em 22.07.2020 às 19:13

    O poder publico federal, estadual e municipal, deveria fazer um projeto de recuperação da baia do malheiro, pois a cada ano vem diminuindo a vazão de água, consequentemente se estreitando, banco de areia se formou no inicio da praia do Daveron, caso contrario em poucos anos, tornará somente esgoto.

  • por Silva, em 22.07.2020 às 17:25

    ESTA SERIA UMA BOA DESCULPA PARA NÃO ABERTURA DO PORTO DE CÁCERES ...

  • por Luis Maciel, em 22.07.2020 às 16:00

    Se a Dilma tinha objetivo de estocar vento. Armazenar água antecipadamente é fichinha.

 
Sitevip Internet