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21/07/2020 - 10:03

Pesquisa Datafolha revela 90% de satisfação de usuários de hospitais gerenciados pela Pró-Saúde no Brasil

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido da Pró-Saúde constatou que nove em cada dez usuários atendidos em hospitais gerenciados pela entidade filantrópica no país estão satisfeitos com os serviços que receberam. Eles atribuíram notas de 7 a 10.

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços hospitalares do Brasil. Atende mensalmente mais de 1 milhão de pacientes nas unidades de saúde que administra por todo o país, a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com o Datafolha, "a elevada satisfação [entre os usuários dos hospitais gerenciados pela Pró-Saúde] se justifica pela excelência registrada em quase todas as etapas do atendimento", com destaque para o trabalho feito pelas equipes médicas e de Enfermagem, serviços avaliados espontaneamente pelos entrevistados.

"A avaliação dos serviços feita pelos usuários é um dos principais indicadores de qualidade que uma unidade de saúde pode alcançar, especialmente quando se observa o modelo assistencial da Pró-Saúde, que é centrado no paciente", afirma o presidente Dom João Bosco Óliver de Faria.

A pesquisa também observou alta aprovação na qualidade dos materiais utilizados, acesso aos medicamentos e materiais para atendimento, limpeza, triagem, recepção, facilidade de acesso e tempo de espera por atendimento.

O estudo teve como objetivo aferir a satisfação e a imagem organizacional da instituição para a definição de estratégia de posicionamento da marca e da qualidade dos serviços oferecidos.

Os resultados mostram que 90% dos usuários deram notas entre 7 e 10 para a qualidade dos serviços que receberam. Já 84% recomendariam a unidade de saúde para um amigo ou parente.

O modelo de gestão, após apresentação da definição, tem a confiança da maioria dos usuários (92%) e, ainda, 90% acreditam que a contratação de uma entidade, como a Pró-Saúde, para gerenciar o serviço público de saúde melhora a qualidade do atendimento.

Em relação à marca, 69% dos entrevistados conhecem a Pró-Saúde mesmo que só de ouvir falar e 16% associam a administração da unidade onde recebeu atendimento à marca.

O Datafolha também apurou o indicador NPS (Net Promoter Score), cujo objetivo é medir o desempenho de uma marca em uma escala de 0 a 10. Neste contexto, a Pró-Saúde obteve 79 pontos, "destacando-se na zona considerada de excelência", em que as empresas são referência em seu mercado. Foram 84% de notas 9 e 10, que correspondem às pessoas entusiastas, que promovem a marca.

O alto índice de satisfação nos hospitais gerenciados pela Pró-Saúde ganha maior relevância ao contrastar com a percepção geral dos brasileiros em relação aos serviços de saúde no País.

Embora tenha sido realizado a partir de outros parâmetros metodológicos, um levantamento feito pelo próprio Datafolha, em 2018, para o Conselho Federal de Medicina mostrou que apenas 10% população brasileira sentia-se satisfeita com os serviços de saúde (pública ou privada) que recebia, atribuindo notas de 8 a 10. No SUS, a avaliação da qualidade indicava, no mesmo estudo, um percentual de satisfação um pouco maior, de 34%, mas ainda muito baixo.


Metodologia

A pesquisa quantitativa foi feita com usuários de unidades administradas pela Pró-Saúde mediante aplicação de questionários estruturados por meio de abordagem telefônica.

O Datafolha realizou 801 entrevistas, entre os dias 10 de março e 28 de abril de 2020, nos treze principais hospitais gerenciados pela instituição. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Foram considerados no estudo os atendimentos realizados entre 25 de fevereiro e 22 de março de 2020.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

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4 comentários

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  • por CONVERSA FIADA, em 21.07.2020 às 15:33

    APOSTO QUE ESSA PESQUISA FOI CONTRATADA PELA PRÓ SAÚDE PRA FALAR BEM DE SUA GESTÃO, POIS JÁ PASSOU VARIAS REPORTAGENS SOBRE ELA E EM DIVERSAS CIDADES ELA AFUNDOU AINDA MAIS A SAÚDE, INCLUSIVE A ULTIMA FOI NO RIO DE JANEIRO. E TBM ESTÁ ENVOLVIDA EM DESVIO DE VERBA PÚBLICA E LAVAGEM DE DINHEIRO. NÃO ACREDITEM NESSAS PESQUISAS MEU POVO, VEJA AQUELA SERVIDORA QUE FEZ A DENUNCIA CONTRA A PRÓ SAÚDE, FOI MANDADA EMBORA. E POR QUE SERÁ QUE NÃO TEVE PESQUISA COM OS COLABORADORES ??? MUITO ESTRANHO NÃO ACHA ???

  • por Lucas Marcacini, em 21.07.2020 às 15:31

    MENTIRA!!! EMPRESA LIXO

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 21.07.2020 às 15:25

    So poderia ser o Data Folha para dar esta pesquisa FAKE....procurem saber povo de Cacerense e tome conciencia disto, esta Pro Saude, faliu varios hospitais no Rio de Janeiro, e nao tendo mais campo em grande cidades expandiu para o interior do Brasil, com certeza foi uma pesquisa muito bem paga para ser publicada. Quando esta empresa entrou aqui, comentei com um amigo medico conterraneo meu da Lapa, que futuramente levara o HSL a falencia como fez na Grande Rio.

  • por Cacerense, em 21.07.2020 às 12:05

    Está vendo e o povo tudo querendo ir pro hospital regional pra tratar a covid

 
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