Notícias / Politica

02/12/2009 - 00:00

Vereadores de Cáceres reconhecem que gestão d’água melhorou com a Nortec

Por Jornal Oeste

Assessoria/PMC A maioria dos vereadores de Cáceres e a autoridades como o vice-prefeito, Wilson Kishi, reconhecem que a gestão da captação, tratamento e distribuição da água, melhorou com a entrada da empresa Nortec, que está prestando consultoria ao município há sessenta dias. As opiniões foram emitidas durante a sabatina do engenheiro João de Bastos Pinho Filho (Jango), um dos sócios da empresa, que esteve na Câmara a convite dos vereadores para apresentar um diagnostico do sistema e o que vem sendo feito para resolver o problema da falta d’água em alguns bairros. Para o engenheiro, o sistema de água de Cáceres se deteriorou com o passar dos anos, fruto da falta de manutenção e investimento. Ele explicou que emergencialmente seriam necessários R$ 250 mil para resolver o problema da distribuição. O recurso seria investido na substituição de 1800 metros de rede, causa da falta d’água em bairros, como Jardim Panorama, Vila Real e Vitoria Régia. Mas, a solução definitiva, segundo Jango, vai requerer investimentos entre R$ 5 e R$ 10 milhões de reais. Ele explica que o dinheiro seria investido na construção de uma nova estação de captação, tratamento e na distribuição. “É preciso projetar um sistema que atenda a cidade pelos próximos 30 anos”, enfatizou antecipando que em janeiro irá entregar um projeto a prefeitura propondo a solução para problema. Com relação às ações que estão sendo desenvolvidas para resolver os problemas atuais, o diretor da Nortec, disse que elas estão sendo feitas de maneira gradativa. “Hoje estamos mexendo na rede para melhorar a situação dos moradores do Vila Real e Vitória Regia”, explicou acrescentando que isso está sendo feito dentro da disposição financeira da prefeitura. Pinho Filho fez questão de explicar que o problema que atinge alguns bairros, ocorre porque 93% da rede de Cáceres possui canos de 100 milímetros que prejudicam a distribuição. “Verificamos isso ao buscar resolver o problema no Vila Real. Até na Avenida São Luiz a pressão chega a trinta metros de altura, mas depois diminui e chega em gotas por causa da redução da bitola da rede.”, explica. O engenheiro anunciou algumas medidas que serão adotadas para reduzir as perdas e melhorar a eficiência da empresa. Uma das inovações será a instalação de novos hidrômetros e a emissão de contas no momento da leitura. Pinho Filho revelou ainda a disponibilização de um Call Center (0800.642.3223) para receber ligações gratuitas dos consumidores. O engenheiro também anunciou a aquisição de uma reparadora de pavimento. “Esse equipamento vai arrumar o asfalto danificado em função de alguma manutenção”, explicou. Com relação a perdas, o diretor da Nortec disse que já conseguiu reduzi-la em 20% na captação e tratamento. Segundo ele, até a empresa assumir, metade da água tratada era desperdiçada dentro da própria estação. “Fizemos vários reparos e hoje já reduzimos bem esta perda”, ponderou. O outro desafio da empresa é eliminar a perda na distribuição. Segundo o diretor da Nortec, hoje são colocados mensalmente na rua 518 mil metros cúbicos de água tratada, porém a empresa fatura apenas 248 mil metros. “Essa perda se deve a hidrômetros velhos. Hoje 80% dos equipamentos não medem a vazão com precisão. Além disso, há as ligações clandestinas e outras situações”, acrescentou. Durante a sua apresentação, Pinho Filho, revelou dados surpreendentes sobre o sistema de água de Cáceres. Ele disse que hoje existem 17.839 ligações no município. O que chamou a atenção é que só este ano, foram feitas 940 novas ligações. “É um crescimento espantoso, que tem seu lado positivo e negativo. O positivo é porque atesta o crescimento da cidade e o negativo, porque novas ligações comprometem inda mais o sistema atual. O exemplo pode ser visto no Residencial Grande Paraíso. O aumento do consumo na região está provando a falta d’água no Jardim Guanabara”, revelou. E o problema tende a aumentar nos próximos meses se nenhuma providencia for tomada. Pinho Filho disse que a Nortec recebeu recentemente consulta para 700 novas ligações decorrentes de novos conjuntos habitacionais que serão construídos na cidade. Após ouvir atentamente as explicações, o vereador José Elson Pires cobrou investimentos no sistema. Ele sugeriu a busca de recursos junto a parlamentares estaduais e federais. Já a vereadora Lucia Gonçalves disse que espera a solução do problema em curto prazo. “Algo preciso ser feito de imediato”, cobrou. Integrante do grupo de oposição a atual administração, o vereador Alvasir Alencar, admitiu que o sistema está a beira do caos e reconheceu que problema não foi criado pela atual gestão. Já o vice-prefeito e secretário de Obras, Wilson Kishi reconheceu que o serviço melhorou com a entrada da Nortec. Kishi disse o serviço está melhor, inclusive, em relação ao período em que ele administrou a SAEC. O vice–prefeito reafirmou a necessidade da aquisição de 1800 metros de canos para resolver de forma emergencial a questão da falta d’água em alguns bairros. Por sua vez, o vereador Leomar Mota, presidente da Câmara, se mostrou convencido com as explicações do diretor da Nortec. Ele reconheceu o sucateamento da empresa, porém afirmou que a prefeitura não tem condições de resolver o problema a curto e longo prazo. Leomar criticou a atual administração, na condução do processo que culminou com a contratação da Nortec. “Até hoje não temos conhecimento do contrato”, lamentou. O vereador Celso Fanaia, saiu em defesa da prefeitura. Ele reconheceu uma falha de comunicação em relação ao processo licitatório, mas disse que essas informações estão disponíveis em jornais de circulação no município.
 
Sitevip Internet