Notícias / Saúde

21/07/2020 - 08:46

Começa a distribuição de ivermectina a partir de hoje em Cáceres

Por Folha 5

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A prefeitura de Cáceres começou hoje(21) a distribuir para a população no Centro de Convenções Maria Sophia Leite em Cáceres, a ivermectina que tem como intenção prevenir a infeccção com a covid-19. 

A entrega do chamado “Tratamento Profilático”, começou e vai até às 20h00, primeiramente com pessoas que residem no centro da cidade, contará com todo uma estrutura para evitar aglomerações e cinco médicos. 

O prefeito em vídeo contou que a população terá que ir para o local com documentos pessoais, documentos de comprovação de residência e o cartão SUS para receber o medicamento. Acontecerá no local, uma triagem com a equipe médica para estar recebendo a ivermectina. A ação deve liberar o medicamento para mais de 93 mil pessoas.
 
Após realizar uma consulta com o médico, o paciente irá retirar a receita e garantir a dosagem correta do remédio, que é feita a partir da idade e peso. Gestantes, crianças menores de 5 anos, ou com menos de 15kg e pacientes com meningite, não poderão fazer uso do medicamento.

Não é necessário que todas as pessoas da mesma casa estejam presente, apenas uma com as documentações necessários, até para que não tenha aglomeração.
 
O município adquiriu cerca de 100 mil caixas de Ivermectina para distribuir para a população, como opção de tratamento preventivo contra o coronavírus. Segundo a prefeitura a licitação aconteceu junto a um laboratório de Goiás.

Com relação ao kit covid para aqueles que já estão com o coronavírus, o prefeito disse que o medicamento continua sendo distribuído no Postão.
 
A Ivermectina

A ivermectina, usada para tratamento contra parasitas em seres humanos e animais, é tida como a nova medicação que irá curar — ou prevenir — a infecção contra o coronavírus. Mesmo sem nenhum estudo conclusivo comprovando a eficácia do remédio para tratar a covid-19, o Sincofarma (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo) confirma que houve um aumento das prescrições, mas especialistas alertam para os riscos de uso indevido.

Cientistas australianos publicaram em junho um estudo científico informando que o remédio conseguiu parar a replicação do vírus em laboratório. Foi o bastante para que muitos corressem até a farmácia para obter a medicação que é indicada para tratar de verminose, sarna e bicho geográfico.

Professora associada do departamento de Microbiologia da UFMG, Giliane de Souza Trindade afirma que é necessário que as pessoas saibam a diferença de um teste feito em laboratório para outro aplicado em seres vivos.

"As pessoas ignoram isso, ficam procurando uma fórmula mágica. É a mesma coisa da cloroquina (que também não tem eficácia comprovada)."

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já havia soltado uma nota no dia 10 deste mês, informando que os estudos relacionando a ivermectina ao tratamento da covid-19 não eram conclusivos.

Veja o vídeo:

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio pantanal, em 22.07.2020 às 11:14

    Toma quem quiser, ninguém será obrigado a tomar....

  • por NAIR, em 21.07.2020 às 12:34

    UMA COISA É CERTA VAI ACABAR COM SURTO PIOLHO NA CIDADE E SARNA .

  • por Paulo Leal, em 21.07.2020 às 10:37

    Correto Prefeito, bom trabalho. Lockdonw na hora certa, remédio um pouco atrasado, mas fornecendo para a população. Lei seca prorrogada tem que se estudar. No mais, parabéns. Que Deus o abençoe.

 
Sitevip Internet