Notícias / Direto da Fonte

20/07/2020 - 15:27 | Atualizado em 20/07/2020 - 15:41

Candidatos

Por Da Redação

A disputa pela prefeitura de Cáceres não deve ser polarizada. Faltando menos de quatro meses para eleição, quatro nomes são praticamente certos na disputa. James Cabral (PT), Túlio Fontes (PV), Eliene Liberato Dias (PSB) e Sérgio Arruda (Podemos). Particularmente acho que pelos menos mais dois devem surgir nos próximos dias, entre eles Corgesio Albuquerque irmão do deputado federal doutor Leonardo do Solidariedade. Essa avalanche de candidaturas ocorre porque não temos lideres capazes de unir tanto a situação como a oposição. A pulverização de votos vai favorecer a situação, mais precisamente a vice-prefeita Eleine Liberato Dias (PSB), que lidera as sondagens que tenho visto.
 
Ginho
 
Fonte próxima a Sérgio Arruda (Podemos) relatou a Coluna que ele deseja formar uma aliança com Marcinho Lacerda (MDB), Takao Nakamoto (PRTB), Valdecir Rodrigues (Patriota), Cutia (PSD), Valdeníria Dutra Ferreira (PSC) e com o Republicano do deputado estadual Walmir Moretto. Se ele conseguir consolidar esta aliança ficará competitivo já que grana para bancar a campanha ele tem como arrumar.
 
PT
 
Conversando com lideranças do PT de Cáceres percebi o desejo de uma aliança com PC do B, PROS e o PDT, seguindo uma orientação nacional do partido. Se o desgaste da legenda for ignorado, acredito que James Cabral tem carisma e liderança para atrair mais aliados, entre eles o Solidariedade do vereador oposicionista Cézare Pastorello e do deputado federal doutor Leonardo.
 
Situação
 
Nos últimos dias tenho conversado com apoiadores da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), dentre eles, o presidente do partido, vereador Jerônimo Gonçalves. Eles revelaram que Eliene está dialogando com todos os partidos, dentre eles o PSDB, PTB, PDT, Cidadania, DEM e Patriota.
 
PV
 
De forma silenciosa, o PV do ex-prefeito Túlio Fontes também tem buscado dialogar com os partidos da oposição. A presidente do partido Anne Viegas me disse que está conversando com o DEM, MDB e PSC e queira procurar líderes do Podemos, PRTB, Patriota, PSD, Republicano, PDT e Cidadania.
 
Chapas
 
Com as quatro pré-candidaturas postas, também começam as conjecturas para composição da chapa majoritária. Se atrair o DEM, por exemplo, Eliene tem a opção de ter Anelise Silva como candidata à vice. Seria interessante ver uma chapa feminina. Se James Cabral atrair o Solidariedade poderá ter como vice o vereador Cézare Pastorello. Já Sergio Arruda (Podemos), poderá ter como opções de vice, Marcinho Lacerda (MDB), Valdeníria Dutra Ferreira (PSC) e Takao Nakamoto (PRTB). Já Túlio Fontes (PV), daria mais competitividade a disputa se conseguisse unir a oposição e concorrer com a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSC) como vice.
 
Câmara
 
A semana passada foi marcada por mais uma desmoralização da Câmara de Vereadores de Cáceres. Ao usar a Justiça para cassar a liberação da venda de bebidas, o prefeito Francis Maris (PSDB), abriu um perigoso precedente jurídico. Na prática, a partir de agora qualquer cidadão pode entrar na justiça e questionar leis aprovadas pelo legislativo.  
 
Infrutíferas
 
Como adiantei na Coluna passada, a ‘Lei Seca’ não funcionou. O efeito foi justamente ao contrário. Com um farto estoque e alguns restaurantes comercializando bebidas normalmente, já que é impossível fiscalizar a cidade toda, o que mais se viu foram aglomerações as margens de cachoeiras, baias e do rio Paraguai. As medidas, impopulares, do prefeito Francis Maris (PSDB), estão corretas e de acordo com as orientações dos técnicos, mas só está causando prejuízos ao comércio, pois boa parte da população não está fazendo a sua parte. Não querendo ser repetitivo, mas a medida encontrada por vários prefeitos em função desse comportamento tem sido dar o kit covid e promover testes em massa. Após essas medidas, só nos resta rezar para surgir logo uma vacina.
 
Prejuízo
 
A birra do prefeito Francis Maris (PSDB), que saiu o do Consórcio de Saúde da região porque não aceitaram ele como presidente rendeu um prejuízo de quase R$ 300 mil ao município. A justiça o condenou a pagar um débito com o Consórcio que hoje tanta falta a Cáceres.
 
Roceiro
 
Na semana passada correu nos grupos de whatsapp uma pesquisa fajuta encomendada pelo teteiro que quer parir Paulo Donizete (PSDB), como pré-candidato a prefeito de Cáceres. Um dos que distribuiu a pesquisa foi Claudio Cordeiro, dono da agência de propaganda que atende a prefeitura e Águas do Pantanal.

Comentários

inserir comentário
17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joao do Correio, em 27.07.2020 às 10:52

    Gente, e a propaganda água dia e noite???? todo dia está faltando água nesta cidade, quanta incompetência..............A propagando deve ser assim: ÁGUAS DO PANTANAL "SEM ÁGUA DE DIA E SEM ÁGUA DE NOITE".

  • por Joao do Correio, em 23.07.2020 às 17:16

    Respeito a opinião de todos e não tenho nada contra a Anelise. Agora dizer que ela é o melhor nome para a prefeitura de Cáceres já é demais. O futuro Prefeito (a) tem que entender o mínimo de gestão, o que não é o caso dela. Então, não me venham falar de que é o melhor nome para Cáceres que não é. Talvez poderia ser testada para a vaga de vereadora. Fica a dica!

  • por Joed Luiz, em 22.07.2020 às 14:14

    Senhores, na política atual, não devemos preocupar tanto em encontrar novos caminhos, talvez somente uma nova forma de caminhar será o suficiente.

  • por cidadão cacerense, em 22.07.2020 às 13:18

    Anelise é o melhor nome para cáceres!!

  • por joao, em 22.07.2020 às 09:38

    Acredito que pelo números de pré candidatos a prefeito que irão tentar se eleger! A Eliene ganha facil! Túlio ja sabemos que nao fez nada para Cáceres! esta tentando embarcar na garupa da Valdeníria Dutra Ferreira (PSC) e sabemos que os 2 não tem $$ para queimar! Sérgio Arruda é igual o Irmão nao vai fazer nada pela cidade! e esta tentando sair pq é Medico nesse momento de crise na saude pq do COVID! Anelise Silva o partido do falecido marido esta tentando eleger ela pela comoção da perda de Adriano. James Cabral (PT) é queimado pq dos anos anteriores do PT roubou e destruiu o pais!

  • por Arci rezende Pereira da Rosa, em 22.07.2020 às 08:50

    Quem coligar com o (finado) PT vai morrer abraçados!!!!

  • por Paulo Leal, em 22.07.2020 às 08:21

    Por falar em candidato, e o candidato a vereador que recebeu auxilio emergencial do governo? sabia que ele só requereu a devolução depois que vincularam a notícia de que o governo federal informaria os nome dos beneficiados? é brincadeira né? o pior é que anda visitando escritórios e residencias mesmo durante a pandemia.

  • por PREOCUPAÇÃO, em 21.07.2020 às 08:23

    QUE DEUS NOS DEFENDA DESSE POVO DO PT E ALIADOS, SE O POVO FALA QUE CÁCERES ESTÁ LARGADA E UMA DAS CIDADES MAIS POBRES, IMAGINA SE ESSE POVO ESQUERDISTA ASSUMIR A PREFEITURA AI SIM QUE A CIDADE VAI VIRAR UMA TAPÉRA ABANDONADA. A POPULAÇÃO TEM QUE EXTINGUIR ESSE POVO DO PT QUE SÓ ACABOU COM NOSSA NAÇÃO. CUIDADO POPULAÇÃO CACERENSE, ABRA BEM OS OLHOS NA HORA DE VOTAR.

  • por Leonardo, em 21.07.2020 às 08:22

    Se esses forem os candidatos, Eliene está nadando de braçada. Sérgio já fez que ia e não foi mais de uma vez, acho que perdeu a vez com o eleitorado. Para Túlio ter chances somente com Valdeníria de vice, esquecendo a má gestão do passado e apoiando-se somente em seus carismas e a ajuda ao povo mais pobre. Para o PT ganhar alguma coisa, só se o próprio Lula fosse candidato a prefeito, e olhe lá ainda. Pra mim a única pessoa que faria uma diferença grande seria a esposa de Adriano. As pessoas não a conhecem porém ele tinha muitos apoiadores. Sinto que todos querem a ouvir, e dependendo de como for seu discurso, aliado a comoção da perda de Adriano, tem muitas chances. E nem vem falar que o povo não houve gente nova porque quase ninguém conhecia o discurso do Dr. Leonardo e olha onde ele está hoje.

  • por Chico Bento, em 20.07.2020 às 22:36

    Só sei de uma coisa: NÃO tem cabimento ANNELISE do DEM apoiar Francis e ELIENE, digo isso porque o próprio Francis culpou a morte de Adriano como propagador do COVID 19 e NÃO parou pra pensar que a sua sobrinha tambem voltou a sua cidade com muito mais pessoas em carros e na rua, portanto, Anellise, busue pela memória de Adriano um partido LIVRE de qualquer DESMORALIZAÇÃO política, pessoas como ELiene que não tem vergonha na cara de pedir apoio ao PSDB e esqueceu das escolas das crianças sem AR CONDICIONADO. Se eu fosse Anelise procuraria alguem diferente, pois isso é oque precisamos nos livrar dos MUITOS COVIDS QUE HÁ NESTA CIDADE.

Mais comentários
 
Sitevip Internet