Notícias / Cidade

19/07/2020 - 09:41

Francis não tinha razão – Justiça condena Cáceres a pagar o CISOMT

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Já há mais de um ano e meio sem os atendimentos médicos oferecidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste, Cáceres ainda terá que pagar uma conta atrasada.

Em novembro de 2018, depois de perder a eleição para a presidência do Consórcio, o prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) resolveu que, o Consórcio que ele queria presidir não servia mais. Pediu a saída do Consórcio, com a antecedência de 3 meses, e ainda reteve o pagamento mensal, em parte recebido do Governo do Estado (PAICI) alegando que o Consórcio causava prejuízo e estaria devendo ao município.

Não foi esse o entendimento da 4ª Vara Cível de Cáceres, que reconheceu no processo 1003080-90.2019.8.11.0006 reconheceu que quem deve ao CISOMT é o Município de Cáceres, no montante de  R$ 297.539,76, pelo fato do prefeito ter recebido recursos do Estado, destinados ao Consórcio, e não ter repassado, bem como por três meses de consultas e exames feitas pelo Consórcio, para a população de Cáceres, que o prefeito se negou a pagar.

A base da defesa do Município foi um "apenas o resultado de uma apuração de execução dos serviços prestados pelo CISOMT (id: 23187937) realizado pela Empresa Excelência Assessoria e Consultoria em Saúde, porém, não foram trazidos ao Juízo os documentos comprobatórios que fundamentaram o resultado apresentado pela empresa".

Sem provas das alegações da Assessoria, coube ao juízo aplicar a sentença de quase 300 mil reais.
 
Saída do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso
 
No início do ano de 2019 o prefeito Francis Maris deu diversas declarações a veículos de imprensa dizendo que a saída do Consórcio se deu por falta de prestação de contas e por ser mais barato para o município contratar diretamente os exames e consultas especializadas. Não foi o que aconteceu.

"O prefeito, mal assessorado ou por má-fé, tentou convencer a população que a saída do consórcio seria benéfica, e que seria mais barato contratar as especialidades. O que vemos hoje é uma população abandonada, há mais 1 ano e meio, esperando procedimentos que nunca acontecem, além do prejuízo de meio milhão de reais que tivemos pela perda dos repasses estaduais para municípios consorciados. Vale ressaltar também que com a saída de Cáceres do CISOMT o município perdeu parte do seu protagonismo na oferta de serviços de saúde, ou seja, a saída ainda foi atentatória à economia da cidade," explica o vereador Cézare Pastorello (SD) que, junto com outros vereadores, foi contra a saída do Consórcio em 2018.

Para os vereadores, a decisão da justiça prova que as alegações de prejuízo do prefeito não procediam.
"Nunca foi pelo município, nunca foi pelo povo e nem pela saúde. Ele perdeu as eleições para a presidência do CISOMT, embirrou e saiu." Finaliza o vereador Pastorello.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 20.07.2020 às 07:35

    Parabéns Justiça! Mostra para o Prefeito que ele não é o sabichão! Faz pagar a conta! para apreender a perder. Só porque não foi eleito o presidente do consorcio , fez mais essa cagada! E quem precisa de atendimento médico que é a população , sai perdendo!

  • por Marionely viegas, em 20.07.2020 às 05:39

    É o fim!!! Por birra,, na modalidade De criança, apos ter perdido eleição para ser Presidente do consorcio, a criança mimada mentiu para o povo Cacerense!!! Agora a Justiça revela a VERDADE!!! E AGORA MENTIROSO!!! AINDA VAMOS TER QUE PAGAR A CONTA!!!!

  • por Bn, em 19.07.2020 às 21:30

    O que os vereadores fizeram para deixar isso acontecer? Não seria eles os representantes da população?

 
Sitevip Internet