Notícias / Cultura

12/07/2020 - 11:18

Artista cacerense Rafael Jonnier e sua esposa distribuem kits de pintura em comunidades carentes de MT

Por Bianca Fujimore/Mídia News

Com a intenção de despertar o lado artístico em crianças carentes, o artista cacerense Rafael Jonnier e sua esposa, Aline Herane, criaram um projeto de distribuição de kits de pintura em comunidades de Mato Grosso.

“As crianças tem um talento muito grande, mas é pouco explorado. Nunca tem essa visão do quanto a arte é importante para o nosso crescimento intelectual, espiritual. Mas hoje percebemos que tem muitas pessoas que têm o artista bloqueado”, afirma Rafael, que vive de arte há oito anos.

O artista conta que ele e a esposa sempre sentiram a necessidade de ajudar crianças. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o casal ficou ainda mais aflito em prestar algum auxílio.

“Quando veio essa pandemia, eu e minha mulher ficamos pensando o que fazer, se fazia um projeto para arrecadar alimentos... Mas todo mundo está fazendo isso. Entendemos que a arte é um alimento espiritual. Como o sacolão fortalece o corpo físico, a arte fortalece o espiritual, ainda mais nesse momento”, diz.

Os dois começaram a pesquisar os kits de arte com tela, tintas e pincel para doarem. O casal conseguiu firmar parcerias e adquiriram 200 conjuntos por R$ 6 cada. Assim, nasceu o projeto “Pescando Artistas”.
ca5dec283b643af1e64dfcd3984e11fa.jpg

Além disso, Rafael ainda tem grandes ideias para ampliar o projeto. Ele quer resgatar e auxiliar as crianças que têm interesse em investir na arte.

“A gente quer ver quais são as crianças que tem o talento para a gente resgatar artistas para representar a próxima geração. Se a gente conseguir tirar essas crianças da periferia e elas sobreviverem de arte, isso já é o nosso legado”, afirma.

As primeiras crianças a receberem os kits, com as tintas, pincel e tela, foram do loteamento Popular, em Chapada dos Guimarães, na última semana. Ao todo, foram entregues 50 conjuntos de arte.

O artista revela que achou que as crianças não iriam se interessar pelos materiais e teve receio de não dar certo.
“Mas foi uma experiência incrível. As crianças chegaram e ficaram muito felizes. Eu ensinei a manusear a tinta, como lavar o pincel e as crianças prestaram muita atenção”.

O casal ainda pediu para que uma moradora da comunidade, que estava auxiliando na distribuição dos kits, enviasse fotos dos trabalhos realizados pelas crianças em casa. Rafael conta que se surpreendeu com o resultado.
“A gente não ficou muito esperançoso, mas nessa semana ela mandou e tem três crianças que são super artistas”, afirma.

A próxima comunidade beneficiada com o projeto artístico é uma localizada no Bairro CPA, em Cuiabá. Também devem ser entregues mais 50 kits de pintura.
 
Como contribuir

Aqueles que tiverem interesse em ajudar o projeto, seja com doações de materiais ou com recursos financeiros, pode entrar em contato com a Aline pelo telefone: (65) 99610-5310.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rute Taques, em 13.07.2020 às 22:29

    Rafael, você é um orgulho pra mim, como foi proveitoso fazer parte da sua infância e ver o artista que você é! Além de artista excelente é um ser humano surpreendente! Deus prolongue seus dias de vida e proteja você onde quer que for!

 
Sitevip Internet