Notícias / Cidade

11/07/2020 - 06:05

Prefeitura de Cáceres decreta Lei Seca e Toque de Recolher a partir de segunda. Lockdown acabou

Por Sinézio Alcântara

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Adeptos de uma cervejinha nos finais de expediente ou de semana, ou até mesmo de uma cachacinha para “rebater” o calor, terão que se abster, a partir da próxima segunda-feira.

O novo decreto, baixado no final desta sexta-feira, pelo prefeito Francis Maris Cruz, que vigorará de 13 a 26 de julho, proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas, em quaisquer estabelecimentos, sob pena de multa, aos comerciantes e os consumidores.

O novo decreto, também é rigoroso no tocante a locomoção de pessoas. Durante a vigência fica determinada a locomoção de qualquer cidadão no território do município das 20h às 5h do dia seguinte.

Só poderão transitar quem estiver prestando serviços na área de saúde, segurança pública e privada, assistência social, serviços públicos e serviços essenciais, preferencialmente, de maneira individual, sem acompanhante.

As medidas visam conter o avanço do novo coronavirus, com a junção de pessoas para beber e, consequentemente, se aglomerar, e ou ainda evitar práticas de violência, acidentes de trânsito e outras ações que possam causar aglomerações ou levar pessoas a necessitar de serviços de saúde.
 
O prefeito mudou a estratégica. Antes essas ações estavam previstas, em forma de Projeto de Lei, que foi encaminhado à Câmara Municipal, na semana passada. Como os vereadores, para não se desgastarem ainda mais com a população, o devolveu a administração, sob alegação de inconstitucionalidade, Francis o transformou em decreto executivo.

O decreto prevê ainda, a quarentena domiciliar obrigatória às pessoas pertencentes do Grupo de Risco, em especial: a idosos, maiores de 60 anos; gestantes, lactantes, crianças menores de cinco anos; portadores de doenças crônicas tais como: Diabetes insulinodependentes; Insuficiência renal crônica classe; Doença respiratória crônica.

Assim como pessoas com doença autoimune ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico; Obesidade mórbida; Hipertensos e pessoas que apresentarem quaisquer sintomas característicos de gripe, tais como febre, tosse, coriza e outros sintomas respiratórios. Veja abaixo a íntegra do decreto.

DECRETO Nº 370-20-Reabertura do Comercio (1)
 

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Silva, em 11.07.2020 às 21:31

    Esse toque de recolher é uma comédia né? Vai fiscalizar como? Colocar a Polícia Militar como sempre pra ficar fiscalizando? Pra cometer a qualquer momento uma arbitrariedade? Porque se o cidadão diz que não vai sair da rua oque querem que o policial faça? Coloque na viatura a força e leve ele embora? E se ele estiver contaminado? E se for um desses metido a play boy, filhinho de papai que deveriam dar exemplo mas sempre dão mais trabalho que o pobre trabalhador? Mas fácil o polícia perder a farda né?! Ah sei não hein... Sempre esses caras estão na ponta, e outros órgãos nesse momento desaparece, uma pena.

  • por FRANCISCO AMARILDO ARTIAGA, em 11.07.2020 às 19:42

    Cadê os kit covid/19. Que iriam distribuir a uns 10dias. Aos pacientes com sintomas da doença ou estão escolhendo pessoas. Agora vai entregar em residência só quero ver. INDIGNADO CACERENSE COM BLA.BLA

  • por Chico Bento, em 11.07.2020 às 16:47

    Com o Paulo Donizeti, profissional, não tinha essas presepada, agora o engomadinho começou a prometer água para os seus interesses e acaba sobrecarregando os sistemas de pressão de outros.... Cáceres voltou a andar pra trás, eu não entendo como que colocam cachorro pra cuidar lingüiça!

  • por Magno L, em 11.07.2020 às 15:57

    É engraçado essas medidas palestinas do prefeito, que na prática será como o Lockdown de faz de conta. O Sr. Tinha que dizer para a população o por quê não criou leitos, adquiriu respiradores, buscou organizar a infraestrutura da saúde para o combate à pandemia? Na verdade senhor prefeito sou um cidadão que tem buscado conscientizar o máximo de pessoas para entrar na justiça contra vossa senhoria por crime de responsabilidade. Não sou contra o isolamento, mas do que adiantará as pessoas ficarem isoladas se o executivo permanecer inerte diante da pandemia? O pronto socorro está um caos, o postão completamente desorganizado para atender as pessoas com suspeita ou já confirmadas! Mesmo com a pandemia assolando a região Norte e Sul do país, o senhor e sua secretaria de Saúde, sem experiência e competência para o cargo, não capacitou os profissionais da saúde, não adquiriu EPI, não adquiriu medicamentos!!! Onde foram aplicados os recursos próprios e as transferências constitucionais da saúde??? O senhor tem muito a explicar! Assinar Decreto de faz de conta não minimizará os efeitos da pandemia! Como cidadão farei minha parte, ainda que a Gestão Pública do município não esteja fazendo nada!

  • por O cacerense, em 11.07.2020 às 12:10

    mete a fiscalização nas rua e avenida que a população vai aprender respeita as leis imposta pelo município solicita a todos os órgão que tem agentes que poder fiscalizar em conjunto órgão municipal estadual e federal aí a população vai ver que essa pandemia não veio pra brincar

  • por Denis, em 11.07.2020 às 09:35

    Duvido que não vai ter bebidas,a semana passada houve conotações da lei seca, no sábado já não estavam achando mais, pq as pessoas já haviam comprado pra estocar E referente ao vírus infelizmente vamos ter que nos fortalecer o organismo tomar os remédios preventivos e ficar preparados pra enfrentar porque esses métodos que dependem do ser humano, pra evitar pode descartar gente é a mesma coisa de enxugar gelo, tá claro isso, pode criar a regra que quiser, vamos terminar o ano, entrar no outro e só vai piorar infelizmente

  • por Indignada, em 11.07.2020 às 07:11

    Primeiro a consciência tem que vir das pessoas bebe quem quer agora quer que o povo fica em casa mais aqui no meu bairro jardim panorama hoje dia 11/07 ja faz 6 dias que não vem uma gota de água nas nossas torneiras liga vai para ouvidoria e nada então como vamos ficar em casa sem água com certeza teremos que irmos na casa de parentes e colegas tomar um banho né prefeito ai vem falar de bebida se nem água esta tento fala sério

 
Sitevip Internet